OAB do Crato doa 100k de alimentos para casa de acolhimento

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção do Crato realizou nesta terça-feira, 10, doação de 100k de alimentos não perecíveis para a Casa de Acolhimento e Assistência ao Idoso Recanto. Na ocasião, o Presidente da entidade, Dr. Reno Feitosa, juntamente com a Comissão de Liberdade Religiosa, por meio de seu presidente Dr. Felipe Falcão, fizeram a entrega dos donativos, que foram arrecadados na I Semana da Umbanda do Crato, evento que ocorreu nos dias 20 a 22 de novembro de 2019.

Durante a entrega dos alimentos, Dr.Reno ressalrou que a OAB subseção Crato abraça as causas sociais e trabalha na defesa dos direitos das minorias. “A força conjunta de suas comissões na arrecadação de alimentos durante seus eventos permite, mesmo que de forma mínima, ajudar aqueles que pouco ou nada tem”, diz o presidente.

A casa de acolhimento de idosos Recanto da Paz beneficiada com a doação de alimentos necessita também de sua ajuda. A Casa fica na Rua Júlio Matias de Oliveira, n 547, Vila São Bento, Crato-CE, tel.: 3523.1082.

Vereador de Aurora diz ter sido ameaçado de morte

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O vereador Osasco Gonçalves (PSL) conhecido por atuar de maneira incisiva na oposição de Aurora, revelou estar sofrendo ameaças de morte que podem ter relação com o exercício de suas funções legislativas. A revelação ocorreu durante a participação de Osasco em um programa de rádio local na manhã desta terça-feira, 10.

“Tenho passado por várias perseguições. Venho sendo ameaçado há muitos dias. Estou recebendo mensagens de ameaças”, disse o vereador, que acrescentou ainda estar investigando a origem das ameaças. O parlamentar ainda não protocolou denúncias nos órgãos judiciais.

“[…] inclusive, uma colega minha (vereadora, que não teve o nome revelado) disse a mim que iam calar minha voz”, revelou.

Voz ativa da oposição na Câmara de Aurora, Osasco Gonçalves é o parlamentar que mais desfere críticas contra a gestão do prefeito João Antônio de Macedo Júnior. O vereador foi eleito em 2016 com 1205 votos, ou 7,27% da votação.

Protetor solar também ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos

Apesar das displicências no uso diário, é sabido que o filtro solar protege a pele contra as queimaduras solares, o envelhecimento precoce e também reduz o risco do câncer de pele. Mas um estudo publicado no final de 2018 vai além e garante que o produto pode proteger também os vasos sanguíneos, ajudando a resguardar suas funções.

 “Estudos anteriores já mostraram que a radiação ultravioleta influencia o comportamento dos vasos sanguíneos da pele. Especificamente, ela reduz o nível de vasodilatação mediado pelo óxido nítrico (NO). Entre outros papéis, o óxido nítrico funciona como um vasodilatador, o que significa que desencadeia relaxamento nos músculos lisos ao redor dos vasos sanguíneos, aumentando assim o fluxo sanguíneo”, afirma a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do American College of LifeStyle Medicine.

“Mas a influência do óxido nítrico pode chegar mais longe do que na pele, uma vez que a vasodilatação pode ter efeito geral até sobre a pressão arterial”, acrescenta a médica.

De acordo com a angiologista, a vasodilatação na pele desempenha um papel vital ao permitir que o corpo mantenha sua temperatura e responda ao estresse pelo calor. “Se o corpo está superaquecendo, o óxido nítrico entra em cena, produz vasodilatação na pele, o que aumenta o fluxo sanguíneo e, portanto, a perda de calor através da pele”, explica. Segundo o estudo, praticamente todo tipo de célula da pele é capaz de produzir óxido nítrico, mas um produto químico chamado 5-metiltetra-hidrofolato (5-MTHF) é essencial para esse processo. E os especialistas do estudo acreditam que a radiação ultravioleta do sol reduz os níveis de 5-MTHF disponíveis na pele, limitando a vasodilatação. “E como escrevem os autores do estudo, a vasodilatação associada ao óxido nítrico é um marcador da saúde vascular da pele”.

Sabendo desses efeitos, os pesquisadores do Pennsylvania State University investigaram como o uso de filtro solar pode influenciar a relação entre radiação ultravioleta e vasodilatação. Os participantes do estudo tiveram os braços expostos à radiação ultravioleta, enquanto o outro braço serviu como controle. A exposição aos raios ultravioleta foi equivalente a passar cerca de 1 hora fora em um dia ensolarado. Cada participante foi submetido a três testes em paralelo no braço exposto: radiação diretamente na pele, radiação na pele com protetor solar e radiação na pele com suor.

O estudo demonstrou que radiação ultravioleta impediu o óxido nítrico de desencadear o relaxamento dos músculos nos vasos sanguíneos, reduzindo assim a capacidade do corpo de se resfriar. “Por outro lado, as áreas de filtro solar não mostraram redução na vasodilatação associada ao óxido nítrico”, completa a médica. “Para aqueles que passam muito tempo trabalhando, se exercitando ou participando de outras atividades ao ar livre, o uso de filtro solar pode proteger não apenas o câncer de pele, mas também a redução da função vascular da pele”, diz a médica. “Independentemente de outros estudos replicarem suas descobertas, o uso de filtro solar orientado pelo dermatologista de acordo com seu tipo de pele ainda é fundamental”, finaliza a médica.

Fonte: Noticias ao minuto

Nova gestão do Colégio Diocesano apresenta planos para 2020

Na noite de segunda-feira (09) representantes da Fundação Cariri (Funcar), nova gestora do Colégio Diocesano do Crato, participaram da sessão ordinária para apresentar a população as perspectivas da instituição para 2020.

O presidente da Fundação Cariri, Antônio Ladislau de Sousa, informou que uma equipe de gestores foi escolhida para dirigir a instituição, sob o comando do Prof. Alisson Paiva. Ele destacou que é necessário o apoio do povo para a nova empreitada e que a pretensão é que o diocesano volte a ter um lugar de destaque na região do Cariri. Ele informou ainda que haverá uma parceria com o Grupo Farias Brito que fornecerá o material para que os alunos possam conquistar os primeiros lugares.

O professor Alisson Paiva destacou que nos últimos anos aconteceram problemas internos que impossibilitou a continuidade da escola, que poderia encerrar suas atividades ainda neste ano. A Fundação Pe. Ibiapina entendeu a necessidade de continuação do colégio e confiou a missão à Funcar. Para que isso acontecesse eles foram em busca de diretores na área de pedagogia de renomadas escolas do Brasil e um corpo docente renovado para que obtenham avanços significativos.

Segundo Alisson os professores e até os pais serão capacitados para utilizar o novo material didático. O professor informou ainda que será implantado o sistema bilíngue “educate” que irá fazer com que as crianças e jovens aprendam temas cotidianos na língua inglesa. Ele ainda anunciou a reabertura do ensino médio com pelo menos o primeiro ano em 2020.

Logo após o momento de explicações e a fala dos vereadores, o presidente em exercício Fernando Brasil (PP) colocou em votação os projetos e requerimentos da ordem do dia e em seguida encerrou a sessão.