Juazeiro: prefeitura promete resolver saneamento com empréstimo milionário

Após a Câmara de Vereadores de Juazeiro autorizar a prefeitura a contrair empréstimo na ordem de U$ 80 milhões, a prefeitura de Juazeiro divulgou nota esclarecendo que o dinheiro será aplicada em obras aguardadas há mais de 15 anos, a exemplo do saneamento básico, um dos maiores problemas da cidade.

Leia a nota na íntegra:

A prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, após todos os trâmites legais, e a aprovação da Câmara Municipal, já ocorrida na última semana, estará autorizada a realizar junto à Comunidade Internacional Andina empréstimo no valor de 80 milhões de dólares. Os valores serão investidos em obras de infraestrutura urbana, como saneamento básico, pavimentação, drenagem, acessibilidade em vias públicas, revitalização de praças, construção de Centros de Referência e Assistência Social, entre outros.

O Secretário de Finanças de Juazeiro do Norte, Evaldo Soares, destaca que a inciativa é de suma importância para Juazeiro do Norte. “Com o empréstimo o Prefeito Arnon Bezerra terá a possibilidade de realizar obras que estão sendo necessárias há pelo menos 15 anos e que poderão ser iniciadas e concluídas graças a este projeto de lei”, disse. Sendo assim o Secretário destaca ainda que o empréstimo é um investimento que trará benefícios a cidade gerando desenvolvimento, empregos e vendas no comércio local.

De acordo com Evaldo, o recurso será liberado gradativamente em cinco anos para que o Município pague em 16 anos, com cinco anos de carência. Quando o Senado aprovar, o Governo Federal será avalista e a Comunidade Andina assinará o contrato. A primeira parcela a ser liberada em 2020 é no valor de 8,9 milhões de dólares, onde a Prefeitura entrará com uma contrapartida de 2,2 milhões de dólares.

Em 2021 deverá ser liberada a segunda parcela pela Comunidade Andina no valor de 13,2 milhões de dólares, e a contrapartida do Município no valor de 3,3 milhões de dólares. Em 2022 o município entrará com uma contrapartida de 4,7 milhões de dólares e a Comunidade Andina com 18,8 milhões de dólares. Em 2023 Juazeiro do Norte entra com 5,1 milhões de dólares e a Comunidade Andina com 20,6 milhões de dólares.

Em 2024 o Município irá liberar a última parcela no valor de 4,5 milhões de dólares e a Comunidade Andina também liberará a última parcela no valor de 18,2 milhões de dólares. É importante ressaltar que durante esses cinco primeiros anos o município vai pagar juros, encargos e comissões de seis em seis meses. Com isso será possível melhorar as condições de infraestrutura e as condições de vida da população, que tanto sofre em períodos chuvosos.

Otites de verão: um alerta para quem fica muito tempo na água

Com os termômetros em alta, a melhor saída para se refrescar acaba sendo ir para piscinas, praias e cachoeiras. É justamente nessa época do ano que algumas doenças se tornam recorrentes, como a otite de verão ou otite dos nadadores. Esse problema, inflamatório e infeccioso, acontece por conta do tempo que as pessoas passam dentro da água.

 “Esse contato com água pode fazer com que bactérias cheguem ao ouvido, levando a uma infecção do chamado ouvido externo, e ocorre com frequência em quem apresenta coceira e escamação no ouvido”, esclarece o Dr. Gilberto Ulson Pizarro, otorrinolaringologista do Hospital Paulista. Além de todo cuidado que se deve ter com uma infecção, é recomendável evitar passar as mãos na região, porque pode levar ainda mais bactérias.

Não tem idade para a otite externa aparecer; tanto adultos quanto crianças estão suscetíveis ao problema, sobretudo quando não têm o devido cuidado. Outro ponto que merece destaque é que a doença se diferencia da otite média aguda, que ocorre durante épocas frias, como o inverno, e atinge principalmente crianças.

Ainda assim, alguns sintomas são comuns e é necessário procurar um médico especialista no assunto para cuidar da infecção. “Entre os sintomas, temos a dor intensa, ouvido seco e, em alguns casos, secreção”, explica o médico. De acordo com o otorrinolaringologista, em quatro ou seis horas, a pessoa já pode começar a manifestar os primeiros sinais, principalmente dor. “Deve-se tomar um cuidado maior com quem tem imunidade mais baixa, porque essas otites podem se tornar graves”, complementa o médico.

Fica a dica

Procure não passar um longo período dentro da água.

Evite mergulhar em água suja;

Enxugue os ouvidos com a ponta da toalha, sem esfregar, após nadar;

Não utilize hastes flexíveis ou qualquer objeto dentro dos ouvidos. Eles podem causar feridas na pele, retirar a camada protetora de cera e aumentar a probabilidade de infecção;

Para quem tem otites recorrentes, é recomendável utilizar protetores auriculares de silicone;

Diagnóstico e tratamento

Um médico deve ser consultado ao primeiro sinal dos sintomas. É importante não adiar esta visita, pois o desconforto pode acabar com as férias e aumentar os riscos de uma infecção ainda maior. Só um especialista pode realmente confirmar o diagnóstico.

Geralmente, o tratamento é feito na base de analgésicos via oral, antibióticos ou antifúngicos. A otite de verão deve ser tratada e pode ser prevenida com os devidos cuidados.

Fonte: Noticias ao minuto

Após ocupação de UBS no Frei Damião, prefeitura de Juazeiro esclarece atraso de mais de três anos na obra

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Depois da ocupação temporária da Unidade Básica de Saúde Eduardo Granjeiro Fernandes, no Bairro Frei Damião, ocorrida durante o fim de semana, a Prefeitura Juazeiro do Norte divulgou nota de esclarecimento sobre o caso. No texto, a gestão diz que a obra da UBS, paralisada há mais de três anos, ainda não foi retomada em virtude de um embargo judicial, razão pela qual o equipamento ainda não está funcionando.

Durante a ocupação realizada pelos próprios moradores, no sábado e domingo, a secretária de saúde Francimones Rolim e o prefeito Arnon Bezerra estiveram no local para conversar com os moradores/manifestantes.

Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde, informa que a Unidade Básica de Saúde Eduardo Grangeiro Fernandes, no bairro Frei Damião, nunca foi concluída e entregue ao Município pela empresa responsável por terem sido constatadas uma série de não conformidades em sua construção.

A gestão municipal vem empreendendo esforços junto aos órgãos competentes para que sejam solucionadas essas irregularidades e para que a empresa possa concluir o prédio. Já foi realizado o replanilhamento da obra para avaliação da equipe de engenharia da Secretaria da Saúde e análise do orçamento disponível.
A população do Frei Damião não está desassistida de atendimentos em saúde, uma vez que o bairro é coberto por 05 equipes de Estratégia Saúde da Família, nas UBS 16/43, 47 e 05/80.

A Secretaria da Saúde reforça que não se omite da sua responsabilidade, uma vez que se houvesse a autorização da justiça o Município já teria concluído esta obra. Como exemplo do compromisso da gestão com a qualidade, conforto e segurança dos serviços em saúde para a população, a UBS 05/80 no Frei Damião passa atualmente por reforma e ampliação e será reinaugurada em dezembro totalmente renovada e reequipada.

Cariri das antigas: perfil no Instagram relembra fatos históricos da região

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Que o Cariri é uma região detentora de um inestimado patrimônio cultural, todo mundo sabe! A novidade da vez é que parte dessas riquezas e tradições que identificam a nossa gente pode ser encontrada no perfil “Cariri das Antigas”, que já conta com quase 6k seguidores no Instagram.

Criada pelo acadêmico de História Roberto Júnior, a página tem a proposta de divulgar a história do Cariri e incentivar a preservação do patrimônio meterial e imaterial da região. Na bio do perfil, o internauta também pode ter acesso a um link que direciona para uma livraria virtual, que dispõe de exemplares relacionados à historicidade do Cariri. Um dos modelos é o livro “Padre Cícero e Sua Relação Com os Coronéis”, escrito pelo jornalista Daniel Walker, in memorian.

Navegando pelo feed do “Cariri das Antigas”, os internautas têm a possibilidade de relembrar acontecimentos históricos da região, alterações paisagísticas dos principais pontos turísticos e a atuação de personagens que já fazem parte do imaginário popular dos caririenses, como seu Lunga, Padre Cícero e o Beato José Lourenço.

Siga @cariridasantigas

Mandato nas redes: confira a agenda dos deputados do Cariri no fim de semana

O News Cariri levantou a agenda parlamentar dos representantes do Cariri no parlamento cearense e na câmara federal. Confira tudo o que de mais importante foi publicado nas redes sociais dos políticos.

FERNANDO SANTANA

O Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santan (PT), esteve durante todo o fim de semana no Cariri. No sábado, 30, o parlamentar fez uma visita ao ateliê do ilustre mestre do artesanato popular do Cariri, Espedito Seleiro. “Em cada feito dele percebemos o amor ao ofício, a arte. Seu trabalho nos encanta a cada dia. Nosso artista do couro é referência hoje internacional no design. Espedito é fiel às suas raizes, e quem tiver oportunidade de conhecer seu trabalho não vai se arrepender. É de encher os olhos, além de sua generosidade e bom coração. Muito me orgulha termos em nossa região do Cariri uma referência da cultura cearense”, escreveu Santana em seu perfil oficial do Instagram. Ontem, 01, o deputado retornou ao seu berço político, Barbalha, onde visitou parentes e amigos.

NELINHO FREITAS

O tucano Nelinho de Freitas não divulgou detalhes sobre sua agenda de compromissos políticos do fim de semana. Em vídeo postado no Instagram ainda no sábado, 30, o parlamentar ratificou seu apoio ao programa de distribuição gratuita de alevinos, do Governo do Estado.
“Ressaltamos a importância do programa de peixamento realizado pelo Governo do Estado que beneficiará mais de 60 mil pescadores. Inclusive, solicitamos alevinos para 15 municípios, onde fomos prontamente atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA”, disse o parlamentar.

GUILHERME LANDIM

O líder do PDT na Assembleia Legislativa, Guilherme Landim, passou o fim de semana na sua cidade natal, Brejo Santo. Ontem, 01, o deputado participou da abertura dos festejos em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, na comunidade de Vila da Conceição, zona rural do Município. “Boa oportunidade para rever os amigos! Obrigado a todos pelo carinho de sempre”, teclou o parlamentar em suas redes sociais.

PEDRO BEZERRA

O representante do Cariri no parlamento federal, Pedro Bezerra (PTB), cumpriu agenda oficial no sábado, 30, no município de Santa Quitéria, onde houve a apresentação do diretório novo diretório municipal do PTB. “Na ocasião fiz uma avaliação do meu primeiro ano de mandato como deputado federal, os desafios, o que já fizemos até aqui, e quais os planos para as próximas ações. Momento muito importante com a população de Santa Quitéria”, escreveu Bezerra em seu perfil oficial do Instagram. Além da participação do deputado, o evento contou com a presença do Prefeito de Juazeiro do Norte e diretor e presidente do diretório estadual do PTB Arnon Bezerra, do Senador da República Cid Gomes (PDT) e do presidente do diretório municipal do PTB, Marcelo Magalhães.