Juazeiro: prefeitura promete resolver saneamento com empréstimo milionário

Após a Câmara de Vereadores de Juazeiro autorizar a prefeitura a contrair empréstimo na ordem de U$ 80 milhões, a prefeitura de Juazeiro divulgou nota esclarecendo que o dinheiro será aplicada em obras aguardadas há mais de 15 anos, a exemplo do saneamento básico, um dos maiores problemas da cidade.

Leia a nota na íntegra:

A prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, após todos os trâmites legais, e a aprovação da Câmara Municipal, já ocorrida na última semana, estará autorizada a realizar junto à Comunidade Internacional Andina empréstimo no valor de 80 milhões de dólares. Os valores serão investidos em obras de infraestrutura urbana, como saneamento básico, pavimentação, drenagem, acessibilidade em vias públicas, revitalização de praças, construção de Centros de Referência e Assistência Social, entre outros.

O Secretário de Finanças de Juazeiro do Norte, Evaldo Soares, destaca que a inciativa é de suma importância para Juazeiro do Norte. “Com o empréstimo o Prefeito Arnon Bezerra terá a possibilidade de realizar obras que estão sendo necessárias há pelo menos 15 anos e que poderão ser iniciadas e concluídas graças a este projeto de lei”, disse. Sendo assim o Secretário destaca ainda que o empréstimo é um investimento que trará benefícios a cidade gerando desenvolvimento, empregos e vendas no comércio local.

De acordo com Evaldo, o recurso será liberado gradativamente em cinco anos para que o Município pague em 16 anos, com cinco anos de carência. Quando o Senado aprovar, o Governo Federal será avalista e a Comunidade Andina assinará o contrato. A primeira parcela a ser liberada em 2020 é no valor de 8,9 milhões de dólares, onde a Prefeitura entrará com uma contrapartida de 2,2 milhões de dólares.

Em 2021 deverá ser liberada a segunda parcela pela Comunidade Andina no valor de 13,2 milhões de dólares, e a contrapartida do Município no valor de 3,3 milhões de dólares. Em 2022 o município entrará com uma contrapartida de 4,7 milhões de dólares e a Comunidade Andina com 18,8 milhões de dólares. Em 2023 Juazeiro do Norte entra com 5,1 milhões de dólares e a Comunidade Andina com 20,6 milhões de dólares.

Em 2024 o Município irá liberar a última parcela no valor de 4,5 milhões de dólares e a Comunidade Andina também liberará a última parcela no valor de 18,2 milhões de dólares. É importante ressaltar que durante esses cinco primeiros anos o município vai pagar juros, encargos e comissões de seis em seis meses. Com isso será possível melhorar as condições de infraestrutura e as condições de vida da população, que tanto sofre em períodos chuvosos.

Doria diz que ações de repressão a bailes não vão mudar após mortes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um dia após uma ação policial em um baile funk terminar com nove pessoas mortas por pisoteamento em Paraisópolis, o governador João Doria (PSDB) afirmou que as políticas de repressão aos pancadões não vão mudar no estado.

“As ações na comunidade de Paraisópolis e em outras comunidades de São Paulo, seja por obediência da lei do silêncio, por busca e apreensão de drogas ou fruto de roubos, vai continuar. A existência de um fato não inibirá as ações de segurança. Não inibe a ação, mas exige apuração, para que, se possa ter havido erros e falhas, possa ser corrigido”, afirmou Doria em entrevista coletiva nesta segunda-feira (2).

O tumulto na favela da zona sul da capital na madrugada deste domingo (5) aconteceu em evento com mais de 5 mil pessoas. Imagens e relatos indicam que a multidão acabou encurralada pela polícia em vielas estreitas -alguns tropeçaram e acabaram mortos. Jovens afirmaram que a ação foi uma “emboscada”.

Já a Polícia Militar afirma que três soldados que faziam patrulhamento próximo ao baile foram alvo de disparos de suspeitos em uma moto, que, seguidos pelos agentes, fugiram atirando em direção ao evento. Esse teria sido o gatilho para o início da correria.

“Os soldados foram hostilizados, mas mesmo sob fogo, eles não atiraram. Pediram reforço pelo rádio, e houve uma reação sob pena de morrerem”, afirmou o comandante da PM, coronel Marcelo Vieira Salles. “Foi a própria polícia que socorreu aqueles jovens. O baile seguiu até as 10h mesmo com nove mortos.”

Ao menos 38 agentes participaram da ação. Eles não foram afastados, mas parte está sendo “preservada”, segundo Salles, fazendo trabalho administrativo, longe das ruas, até que seja concluída a investigação.  “Os policiais não atiraram. Foram profissionais. Se um deles tivesse tirado a pistola e atirado contra a população, teria sido um fato muito mais lamentável”, afirmou o secretário de Segurança Pública, general João Camilo Campos.

Segundo o governo, entre sexta (29) e domingo, cerca de 25% das ocorrências recebidas pela polícia são de perturbação do sossego. Só da região de Paraisópolis foram 40 chamadas naquela madrugada.

A Operação Pancadão tem sido realizada periodicamente desde o início da gestão Doria. Segundo o Coronel Vanderlei Ramos, que comanda a PM na capital, são mapeados 250 pontos na cidade no final de semana. “Onde é possível nós ocupamos antes e damos sossego à sociedade. Ou fazemos a dispersão. É uma demanda daqueles que não aguentam mais a perturbação do sossego público”, disse Ramos.

Fonte: Noticias ao minuto

Bombeiros procuram turista que desapareceu na Chapada dos Veadeiros

Uma equipe do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, com cinco mergulhadores e o apoio de um drone, procura pelo turista que desapareceu ao ser arrastado por uma enxurrada, na região do Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso, na tarde desse domingo (1º).

 A namorada dele, cujo nome os bombeiros não divulgaram, foi também carregada pela correnteza, mas conseguiu segurar em uma pedra e foi resgatada com o auxílio de uma corda.

Segundo o Corpo de Bombeiros, nesta época do ano é comum a ocorrência de enxurrada na região da Chapada dos Veadeiros por causa das chuvas fortes e localizadas.

A corporação informou ainda que a equipe de busca permanecerá na área da Chapada até localizar o turista.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Noticias ao minuto

Diretoria do Corinthians nega interesse na contratação de Cazares

O diretor de futebol do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, negou que o clube tenha interesse na contratação no meio-campista equatoriano Cazares, do Atlético-MG. “Posso garantir que Cazares não interessa e não vira ao Corinthians”, afirmou o dirigente.

 Cazares foi o destaque do Atlético-MG na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, neste domingo. O equatoriano marcou o primeiro gol e sofreu o pênalti, convertido pelo lateral Fábio Santos.

Após o confronto, Cazares desmentiu o dirigente corintiano e disse que o clube paulista sempre teve interesse na sua contratação. “Desde que cheguei no Atlético o Corinthians sempre me quis. Vou terminar o ano bem e tranquilo”, disse Cazares.

Apesar da negativa do diretor corintiano, o técnico interino Dyego Coelho rasgou elogiou à atuação e qualidade técnico do jogador. “Cazares desequilibra. Eu me preocupo com meu time para atacar. A gente se preocupa com esses jogadores diferentes, dobra a marcação, tira espaço, mas quando o jogador é diferente não tem como”, elogiou Coelho.

Fonte: Noticias ao minuto

Na mira do Boca, Guerrero cita gratidão e projeta 2020 no Inter: “Não tenho nada para falar”

Às vésperas da eleição presidencial, os bastidores do Boca Juniors esquentam com o nome de Paolo Guerrero como plataforma de campanha dos três candidatos ao cargo máximo do clube. Mas o peruano evita o interesse xeneize, ao menos neste momento.

Em entrevista coletiva após o treino desta segunda-feira, no CT do Parque Gigante, o centroavante afirmou não ter nada a falar sobre o assunto e reafirmou o foco em ajudar o Inter a se garantir na Libertadores do ano que vem, com mais dois jogos a disputar na temporada.

Guerrero foi além e chegou a projetar 2020 no clube gaúcho, com “novos objetivos” a perseguir. No sábado, após a vitória sobre o Botafogo, o peruano havia dito que não poderia falar sobre o futuro.

– Não tenho nada para falar. Estou focado nos últimos jogos, temos objetivo a cumprir. Com o resultado de ontem melhorou as coisas, então o que a gente quer é entrar diretamente na Libertadores. Temos quarta-feira um jogo difícil. Temos que buscar os três pontos. Estamos muito focados. Do outro, não tenho nada a falar. Pertenço ao Inter. Sou muito grato ao Inter. Não tenho nada para falar a respeito – disse o centroavante.

Sem confirmar qualquer tratativa em andamento com o Boca Juniros, Guerrero citou a gratidão ao Inter como fator a pesar em sua permanência. Contratado na metade do ano passado, o peruano teve de cumprir os últimos oito meses de suspensão por doping antes de estrear pelo Colorado. A exemplo do que fez após a vitória sobre o Botafogo, o peruano voltou a atrelar uma possível saída do clube gaúcho a um negócio que seja bom para todas as partes.

– A gratidão é muito grande que eu tenho pelo Inter. Sempre é um fator importante na hora da decisão, mas como falei depois do jogo contra o Botafogo, qualquer decisão vai depender de mim e do Inter. Sempre vai ser o melhor para o Inter e para mim. Tenho contrato, mais dois anos. Por agora, não tenho nada para pensar – completou o centroavante.

“E o 2020, claro. Já está aqui. E obviamente, primeiro estamos focados no que vai ser esse ano. O outro ano vai ser um objetivo novo, com certeza” (Guerrero)

O Inter nega ter recebido proposta pelo centroavante, que tem multa contratual de US$ 4,5 milhões (R$ 19,03 milhões) pelo vínculo que vigora até abril de 2022. Guerrero tem 19 gols em 39 partidas na temporada. Os colorados esperam mantê-lo para reencontrar o caminho dos títulos em 2020. Antes disso, de garantir o time na Libertadores.

O Inter enfrenta o São Paulo em confronto direto pelo G-6 na quinta-feira, às 21h30, no Morumbi, pela 37ª rodada do Brasileirão. O Colorado é sétimo colocado, com 54 pontos, e está a três pontos do tricolor paulista, quarto com 57.

Fonte: Globo esporte

Surfista brasileira Silvana Lima garante vaga em Tóquio-2020

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A surfista cearense Silvana Lima, 35, garantiu mais uma vaga para o Brasil na Olimpíada de Tóquio-2020, a primeira na história que contará com a modalidade.

 A brasileira se junta a Tatiana Weston-Webb, 23, gaúcha criada no Havaí, como representante do país no evento.

Neste domingo (1º), Silvana caiu nas oitavas de final da etapa de Maui, no Havaí, mas ainda ficou à frente da neozelandesa Paige Hareb no ranking e assegurou a oitava e última vaga em disputa pelo Circuito Mundial.

“É um sonho que está sendo realizado. Nunca imaginaria que eu poderia estar em uma Olimpíada competindo. Só imaginava que poderia estar lá assistindo. Vai ser muito especial, uma honra estar ali. Vai ser demais. Estava lutando para estar lá, e deu tudo certo. Sou grata a todo mundo que esteve ao meu redor e fez parte disso. Espero que tudo dê certo, e eu consiga trazer uma medalha para o Brasil”, afirmou Silvana Lima.

A última vaga olímpica do Circuito Mundial estava entre Silvana e Paige Hareb. Nas oitavas de final, a neozelandesa foi eliminada já na primeira bateria para a australiana Sally Fitzgibbons, resultado que garantiu a cearense nos Jogos Olímpicos.

Fonte: Noticias ao minuto

Palmeiras quer Sampaoli para treinar o time em 2020

O argentino Jorge Sampaoli é a primeira opção do Palmeiras para substituir o técnico Mano Menezes, demitido após a derrota para o Flamengo por 3 a 1, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O nome vem sendo sugerido por conselheiros ao presidente Maurício Galiotte desde os primeiros rumores da saída do treinador do Santos ao término da atual temporada. Ele tem contrato com o clube da Baixada Santista até o final de 2020.

 Sampaoli está inserido no contexto de mudança profunda que a presidência do Palmeiras pretende para o ano vem. Galiotte comentou sobre um novo modelo na forma de o Palmeiras atuar. Foi o presidente que respondeu e informou sobre as demissões de Mano Menezes e do diretor Alexandre Mattos. “O ciclo hoje (domingo) se encerra (sobre a demissão de Alexandre Mattos). O Palmeiras pensa agora num modelo diferente para o próximo ano, uma forma diferente de ver o futebol”, afirmou o cartola.

Uma das estratégias do Palmeiras para se aproximar do argentino é a contratação de Paulo Autuori para substituir Alexandre Mattos no cargo de diretor de futebol. Autuori foi superintendente do Santos. Antes de ser demitido ele já havia definido que não ficaria no clube na próxima temporada. Acabou desligado na última semana.

Contratar Sampaoli será uma tarefa difícil para o Palmeiras. O argentino já tem conversas adiantadas com o Racing, que formalizou uma oferta ao treinador assim que Eduardo Coudet, atual técnico do clube argentino, confirmou a sua saída em 2020. Para contratá-lo, portanto, o Palmeiras terá de superar a proposta do vizinho. Em entrevista à TNT Sports da América Latina, o presidente do Racing, Victor Blanco, afirmou que o clube argentino espera contar com o treinador santista na próxima temporada. “O Diego Milito (diretor de futebol do Racing) escolheu o Sampaoli e estamos todos unidos atrás disso. Estamos juntos à espera de que isso seja possível”, disse o mandatário.

Um dos motivos que fizeram Sampaoli pensar em deixar o Santos é a falta de dinheiro para a construção de um grupo que possa brigar pela conquista da Copa Libertadores. Enquanto esteve na superintendência do futebol alvinegro, Paulo Autuori explicou ao treinador que o ano de 2020 seria de dificuldades financeiras.

O Palmeiras deve oferecer a Sampaoli um projeto de reformulação – com contratações baseadas no mercado sul-americano – para a disputa do torneio continental. Atualmente, o clube de Avellaneda é um dos mais poderosos do futebol argentino, competindo em condições de igualdade financeira com Boca Juniors e River Plate, vice-campeão da Libertadores.

Nesses quatro anos e meio, o Palmeiras foi campeão duas vezes do Brasileirão (2016 e 2018) e faturou a Copa do Brasil em 2015. A falta de um título da Libertadores foi fundamental para o acirramento das cobranças sobre a diretoria. Nas duas últimas partidas que faltam ao time no Brasileirão ele deverá ser comandado pelo treinador da equipe sub-20.

Fonte: Noticias ao minuto

Otites de verão: um alerta para quem fica muito tempo na água

Com os termômetros em alta, a melhor saída para se refrescar acaba sendo ir para piscinas, praias e cachoeiras. É justamente nessa época do ano que algumas doenças se tornam recorrentes, como a otite de verão ou otite dos nadadores. Esse problema, inflamatório e infeccioso, acontece por conta do tempo que as pessoas passam dentro da água.

 “Esse contato com água pode fazer com que bactérias cheguem ao ouvido, levando a uma infecção do chamado ouvido externo, e ocorre com frequência em quem apresenta coceira e escamação no ouvido”, esclarece o Dr. Gilberto Ulson Pizarro, otorrinolaringologista do Hospital Paulista. Além de todo cuidado que se deve ter com uma infecção, é recomendável evitar passar as mãos na região, porque pode levar ainda mais bactérias.

Não tem idade para a otite externa aparecer; tanto adultos quanto crianças estão suscetíveis ao problema, sobretudo quando não têm o devido cuidado. Outro ponto que merece destaque é que a doença se diferencia da otite média aguda, que ocorre durante épocas frias, como o inverno, e atinge principalmente crianças.

Ainda assim, alguns sintomas são comuns e é necessário procurar um médico especialista no assunto para cuidar da infecção. “Entre os sintomas, temos a dor intensa, ouvido seco e, em alguns casos, secreção”, explica o médico. De acordo com o otorrinolaringologista, em quatro ou seis horas, a pessoa já pode começar a manifestar os primeiros sinais, principalmente dor. “Deve-se tomar um cuidado maior com quem tem imunidade mais baixa, porque essas otites podem se tornar graves”, complementa o médico.

Fica a dica

Procure não passar um longo período dentro da água.

Evite mergulhar em água suja;

Enxugue os ouvidos com a ponta da toalha, sem esfregar, após nadar;

Não utilize hastes flexíveis ou qualquer objeto dentro dos ouvidos. Eles podem causar feridas na pele, retirar a camada protetora de cera e aumentar a probabilidade de infecção;

Para quem tem otites recorrentes, é recomendável utilizar protetores auriculares de silicone;

Diagnóstico e tratamento

Um médico deve ser consultado ao primeiro sinal dos sintomas. É importante não adiar esta visita, pois o desconforto pode acabar com as férias e aumentar os riscos de uma infecção ainda maior. Só um especialista pode realmente confirmar o diagnóstico.

Geralmente, o tratamento é feito na base de analgésicos via oral, antibióticos ou antifúngicos. A otite de verão deve ser tratada e pode ser prevenida com os devidos cuidados.

Fonte: Noticias ao minuto

Após ocupação de UBS no Frei Damião, prefeitura de Juazeiro esclarece atraso de mais de três anos na obra

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Depois da ocupação temporária da Unidade Básica de Saúde Eduardo Granjeiro Fernandes, no Bairro Frei Damião, ocorrida durante o fim de semana, a Prefeitura Juazeiro do Norte divulgou nota de esclarecimento sobre o caso. No texto, a gestão diz que a obra da UBS, paralisada há mais de três anos, ainda não foi retomada em virtude de um embargo judicial, razão pela qual o equipamento ainda não está funcionando.

Durante a ocupação realizada pelos próprios moradores, no sábado e domingo, a secretária de saúde Francimones Rolim e o prefeito Arnon Bezerra estiveram no local para conversar com os moradores/manifestantes.

Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde, informa que a Unidade Básica de Saúde Eduardo Grangeiro Fernandes, no bairro Frei Damião, nunca foi concluída e entregue ao Município pela empresa responsável por terem sido constatadas uma série de não conformidades em sua construção.

A gestão municipal vem empreendendo esforços junto aos órgãos competentes para que sejam solucionadas essas irregularidades e para que a empresa possa concluir o prédio. Já foi realizado o replanilhamento da obra para avaliação da equipe de engenharia da Secretaria da Saúde e análise do orçamento disponível.
A população do Frei Damião não está desassistida de atendimentos em saúde, uma vez que o bairro é coberto por 05 equipes de Estratégia Saúde da Família, nas UBS 16/43, 47 e 05/80.

A Secretaria da Saúde reforça que não se omite da sua responsabilidade, uma vez que se houvesse a autorização da justiça o Município já teria concluído esta obra. Como exemplo do compromisso da gestão com a qualidade, conforto e segurança dos serviços em saúde para a população, a UBS 05/80 no Frei Damião passa atualmente por reforma e ampliação e será reinaugurada em dezembro totalmente renovada e reequipada.

Cariri das antigas: perfil no Instagram relembra fatos históricos da região

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Que o Cariri é uma região detentora de um inestimado patrimônio cultural, todo mundo sabe! A novidade da vez é que parte dessas riquezas e tradições que identificam a nossa gente pode ser encontrada no perfil “Cariri das Antigas”, que já conta com quase 6k seguidores no Instagram.

Criada pelo acadêmico de História Roberto Júnior, a página tem a proposta de divulgar a história do Cariri e incentivar a preservação do patrimônio meterial e imaterial da região. Na bio do perfil, o internauta também pode ter acesso a um link que direciona para uma livraria virtual, que dispõe de exemplares relacionados à historicidade do Cariri. Um dos modelos é o livro “Padre Cícero e Sua Relação Com os Coronéis”, escrito pelo jornalista Daniel Walker, in memorian.

Navegando pelo feed do “Cariri das Antigas”, os internautas têm a possibilidade de relembrar acontecimentos históricos da região, alterações paisagísticas dos principais pontos turísticos e a atuação de personagens que já fazem parte do imaginário popular dos caririenses, como seu Lunga, Padre Cícero e o Beato José Lourenço.

Siga @cariridasantigas

Mandato nas redes: confira a agenda dos deputados do Cariri no fim de semana

O News Cariri levantou a agenda parlamentar dos representantes do Cariri no parlamento cearense e na câmara federal. Confira tudo o que de mais importante foi publicado nas redes sociais dos políticos.

FERNANDO SANTANA

O Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santan (PT), esteve durante todo o fim de semana no Cariri. No sábado, 30, o parlamentar fez uma visita ao ateliê do ilustre mestre do artesanato popular do Cariri, Espedito Seleiro. “Em cada feito dele percebemos o amor ao ofício, a arte. Seu trabalho nos encanta a cada dia. Nosso artista do couro é referência hoje internacional no design. Espedito é fiel às suas raizes, e quem tiver oportunidade de conhecer seu trabalho não vai se arrepender. É de encher os olhos, além de sua generosidade e bom coração. Muito me orgulha termos em nossa região do Cariri uma referência da cultura cearense”, escreveu Santana em seu perfil oficial do Instagram. Ontem, 01, o deputado retornou ao seu berço político, Barbalha, onde visitou parentes e amigos.

NELINHO FREITAS

O tucano Nelinho de Freitas não divulgou detalhes sobre sua agenda de compromissos políticos do fim de semana. Em vídeo postado no Instagram ainda no sábado, 30, o parlamentar ratificou seu apoio ao programa de distribuição gratuita de alevinos, do Governo do Estado.
“Ressaltamos a importância do programa de peixamento realizado pelo Governo do Estado que beneficiará mais de 60 mil pescadores. Inclusive, solicitamos alevinos para 15 municípios, onde fomos prontamente atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA”, disse o parlamentar.

GUILHERME LANDIM

O líder do PDT na Assembleia Legislativa, Guilherme Landim, passou o fim de semana na sua cidade natal, Brejo Santo. Ontem, 01, o deputado participou da abertura dos festejos em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, na comunidade de Vila da Conceição, zona rural do Município. “Boa oportunidade para rever os amigos! Obrigado a todos pelo carinho de sempre”, teclou o parlamentar em suas redes sociais.

PEDRO BEZERRA

O representante do Cariri no parlamento federal, Pedro Bezerra (PTB), cumpriu agenda oficial no sábado, 30, no município de Santa Quitéria, onde houve a apresentação do diretório novo diretório municipal do PTB. “Na ocasião fiz uma avaliação do meu primeiro ano de mandato como deputado federal, os desafios, o que já fizemos até aqui, e quais os planos para as próximas ações. Momento muito importante com a população de Santa Quitéria”, escreveu Bezerra em seu perfil oficial do Instagram. Além da participação do deputado, o evento contou com a presença do Prefeito de Juazeiro do Norte e diretor e presidente do diretório estadual do PTB Arnon Bezerra, do Senador da República Cid Gomes (PDT) e do presidente do diretório municipal do PTB, Marcelo Magalhães.