Medir a pressão arterial com uma selfie? Sim, é possível

POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Publicidade

Fazer vídeos no formato de selfie no smartphone pode em breve servir para muito mais do que compartilhar momentos marcantes e poses sensuais nas redes sociais. Através de um software instalado em um iPhone, cientistas conseguiram medir a pressão arterial de 1328 adultos chineses e canadenses.

 O sistema desenvolvido pelos investigadores é capaz de detectar mudanças sanguíneas graças à capacidade de reconhecimento facial. O software reconhece o fluxo sanguíneo devido a sensores ópticos instalados no smartphone. 

Com a tecnologia, foi possível prever a pressão arterial sistólica (o maior da medição) com 95% de certeza e a pressão diastólica (menor valor) com 96% de precisão.

Ainda assim, até ao momento a inovação ainda poderá necessitar de algum trabalho extra, já que nenhum dos participantes do estudo tinha pele escura ou sofria de pressão alta – o que também pode interferir na eficácia das medições se forem feitas com a população em geral.

A esperança é que a tecnologia seja aprimorada aos poucos para que possa ajudar principalmente pessoas com pressão alta. “Se estudos futuros confirmarem os nossos resultados e mostrarem que este método pode ser usado para medir pressões sanguíneas que são altas e baixas, teremos uma opção sem contato e não invasiva para monitorar a pressão sanguínea”, afirmou em comunicado, o investigador Kang Lee, da Universidade de Toronto, no Canadá.

Fonte: Noticias ao minuto

Publicidade

Leia também