Demontier Agra sugere que Flamengo participe da inauguração da Arena Romeirão

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Em meio à boa fase do Clube de Regatas Flamengo, que no último fim de semana conquistou a taça libertadores da américa e o campeonato brasileiro, o Vereador Demontier Agra (PC do B) apresentou requerimento verbal na Câmara sugerindo que o time carioca seja convidado para a inauguração da Arena Romeirão.

A mensagem foi direcionada ao Governador Camilo Santana (PT) durante a sessão ordinária desta quinta-feira (28). Na ocasião, o parlamentar parabenizou o clube rubronegro pelas conquistas.

Orçado em mais de R$ 80 milhões, a reforma da Arena Romeirão está prevista para ser concluída no segundo semestre de 2021.

Ministério da Saúde: 135 mil convivem com HIV no país sem saber

Apesar do ministro Luiz Henrique Mandetta informar que homens jovens são os mais infectados pelo vírus, pesquisas indicam que a parcela da população maior de 60 anos foi a única, entre adultos, na qual foi observado crescimento dos casos de HIV

A avaliação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, houve ganhos importantes nos últimos anos, mas ainda há uma série de desafios. ”Temos uma epidemia estabilizada em torno de 900 mil pessoas com casos de Aids, e podemos observar uma epidemia, principalmente em homens jovens, na faixa etária de 25 a 39 anos. É com essa população que precisamos trabalhar prioritariamente”, disse.

De acordo com os dados apresentados hoje (29), das 900 mil pessoas com HIV, 766 mil foram diagnosticadas, 594 mil fazem tratamento com antirretroviral e 554 mil não transmitem o HIV.

O balanço aponta ainda que o número de contaminados continua subindo no país: há um ano, eram 866 mil pessoas. Somente no ano passado, foram notificados 43,9 mil novos casos.

Ao ressaltar que o Brasil oferece acesso universal ao tratamento, não só de Aids, mas também HIV, o ministro da Saúde comemorou a redução nos casos e, também, na mortandade causada pela doença. Foram evitados quase 12 mil registros de Aids entre 2014 e 2018, e houve queda de mortalidade em 22,8% no período de cinco anos. “Encerrando o ano de 2019, veremos uma diferença ainda maior. Não podemos tercasos de morte com aids”, disse.

A nova campanha do Ministério é direcionada à população jovem, onde a contaminação está crescendo. O foco é reforçar a importância da prevenção, testagem e tratamento: “Se a dúvida acaba, a vida continua. Precisamos incentivar o diagnóstico precoce para salvar vidas. O maior problema ainda é o medo. É importante esse incentivo para fazer o teste. Temos que atingir metas internacionais, como algumas cidades já estão fazendo. E o Brasil, da forma como está indo, ainda precisa testar 90% da população”, disse o diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids, Gerson Pereira.

Até o fim do ano, o governo estima que serão distribuídos 462 milhões de preservativos, que segundo o Ministério é a forma mais eficaz de prevenção. HIV e Aids têm diferença. A primeira situação é quando a pessoa é portadora do vírus. Na segunda, o infectado já desenvolveu a doença.

Mandetta também comemorou a informação de que o município de São Paulo receberá certificação pela erradicação vertical do HIV, quando o vírus é transmitido durante a gestação, parto e amamentação. No Paraná, as cidades de Curitiba e Umuarama foram as primeiras a serem certificadas em 2017 e 2019, respectivamente.

Vale lembrar que, apesar da declaração do ministro sobre a infecção da doença por homens jovens, dados recentes indicam que a parcela da população maior de 60 anos foi a única, entre adultos, na qual foi observado crescimento dos casos de HIV. Em São Paulo, a secretária de saúde já iniciou campanhas voltadas para alertar idosos sobre o assunto.

Fonte: Notícias ao Minuto

Sobem para 20 as praias próprias para banho em Fortaleza

Vinte praias de Fortaleza estão próprias para banho no fim de semana. A informação é do boletim semanal de balneabilidade divulgado, nesta sexta-feira (29), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Outras sete praias estão impróprias e devem ser evitadas pelo banhista. Veja o boletim completo aqui.

A surpresa da semana é a zona oeste, que vai do Centro a Barra do Ceará, com sete das dez praias monitoradas apropriadas para banho. Nesta zona, estão impróprios os dois trechos compreendidos entre as ruas Francisco Calaça e Lagoa do Abaeté, e a Barra do Ceará.

Zona leste

A zona leste, que inclui toda a Praia do Futuro, segue sendo a mais favorável para as atividades de esporte e lazer, com dez das onze praias analisadas próprias para banho. A exceção é a praia do Farol, no Serviluz.

Zona centro

A zona centro, que inclui o Mucuripe, o Meireles e a Praia de Iracema, tem três das seis praias monitoradas na condição de própria. Os trechos compreendidos entre a Volta da Jurema e o espigão da rua João Cordeiro não foram analisados, por causa da obra de engorda da orla.

Com 81 mil quilômetros percorridos, Ciopaer já realizou 163 transportes aeromédicos em 2019

07Um dos principais compromissos assumidos pelo governador do Ceará, Camilo Santana, é a interiorização das forças de segurança para todas as regiões cearenses. A exemplo disso estão as expansões das bases da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Além da participação nas ações policiais, os profissionais e as aeronaves da Ciopaer desempenham um papel fundamental, que é o de salvar vidas por meio dos transportes aeromédicos.

A Coordenadoria, que é composta por profissionais das Polícias Civil e Militar do Ceará, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), é a maior unidade de aviação estadual do Norte/Nordeste, sendo considerada a maior operadora de aeronaves biturbina e homologadas para voos por instrumentos entre os órgãos estaduais brasileiros. Ela também é considerada como a operadora com serviço aeromédico público mais bem executado do País. Com isso, o êxito vem em números.

Até outubro de 2019, foram quase 407 horas voadas pela Ciopaer durante as remoções aeromédicas no Estado. Se esses números forem convertidos em quilômetros, totalizam algo em torno de 81 mil km. Isso corresponde a ir e voltar, quase 20 vezes, do Oiapoque (Amapá) ao Chuí (Rio Grande do Sul). Também durante os dez meses deste ano, 163 pessoas foram transportadas nas aeronaves da Coordenadoria.

Das operações aeromédicas realizadas nas aeronaves da Ciopaer até outubro, 44% correspondem ao atendimento de crianças de até um ano de idade e de recém-nascidos, que são trazidos para Fortaleza ou são transferidos para outros hospitais de referência na área da saúde, situados no interior do Ceará. Ou seja, 50 bebês foram atendidos pelos homens e mulheres da Coordenadoria a bordo de helicópteros que atuam diuturnamente.

Casos reais

Atualmente, o Estado do Ceará possui quatro bases da Ciopaer, nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. Um exemplo de como a interiorização impacta positivamente na agilidade dos atendimentos aeromédicos ocorreu no último dia 15 de novembro, quando dois recém-nascidos foram transportados, simultaneamente, em regiões distintas do Ceará.

O primeiro acionamento ocorreu em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará. Um bebê de dez dias, com cardiopatia congênita, foi transportado pela aeronave Fênix 08 até Fortaleza. Já o segundo transporte ocorreu em Juazeiro do Norte (AIS 19), quando um recém-nascido de quatro dias, com Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR), foi levado pela Fênix 07 até Hospital do Sertão Central, em Quixeramobim (AIS 20).

“Para a Ciopaer esses números são muito expressivos, tendo em vista que dizem respeito ao suporte direto a salvar pessoas, especialmente de pequenas vidas, como os 50 bebês transportados apenas neste ano. É muito gratificante sabermos que graças à nossa agilidade, os equipamentos a bordo das nossas aeronaves e a qualificação de nosso pessoal podemos fazer a diferença na vida de tantas pessoas”, destacou o relações públicas da Ciopaer, tenente-coronel Marcus Costa.

Contudo, os serviços da Ciopaer não se restringem apenas ao cidadão cearense. Com o crescimento do turismo esportivo e a quebra de um recorde histórico no Ceará, o Estado tem recebido um grande número de estrangeiros para a prática de kitesurfe. Por isso, as aeronaves da Coordenadoria também estão prontas para o atendimento desses atletas, caso seja registrada alguma ocorrência médica envolvendo-os, sendo necessária a remoção para unidades de saúde. No dia 31 de outubro, a Fênix 09 foi utilizada para transportar um irlandês de 59 anos, que sofreu um acidente na Praia do Preá, em Cruz (AIS 17), quando praticava kitesurfe. Na ocasião, o homem se desequilibrou do equipamento e caiu no mar. Ele foi transferido pelo helicóptero até o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

Tecnologia embarcada

É importante destacar que as aeronaves da Coordenadoria dispõem de aparelhos que apenas o exército dos Estados Unidos da América e o clube de automobilismo alemão AllgemeinerDeutscherAutomobil-Club (Adac) possuem. Além disso, elas possuem a capacidade de configuração para UTI aérea e detêm modernos equipamentos, entre eles, incubadoras de transportes de recém-nascidos, ventilador pulmonar, bombas de infusão, monitor multiparamétrico, com a capacidade de fazer capnografia, ou seja, que é capaz de medir o nível de CO2 (Dióxido de Carbono), o que permite o médico analisar se o paciente está com baixo débito cardíaco (choque). Tudo isso devidamente acoplado aos suportes mecânicos e eletrônicos da aeronave, no intuito de oferecer uma assistência adequada aos transportados.

Aumento da frota

A Ciopaer possui, ao todo, nove helicópteros, sendo seis biturbina, e um avião modelo Cessna 210.E a frota vai aumentar. No dia 16 de setembro deste ano, o governador Camilo Santana se reuniu, na cidade de Donauwörth, na Alemanha, com a direção da multinacional Airbus, para tratar sobre a aquisição de mais dois helicópteros, o que permitirá a ampliação das bases para outros pontos do Ceará.

Vereador Adil Sampaio nega acusações feitas durante programas de rádio em Crato e aciona a justiça alegando injúria

O Vereador de Crato Adil Sampaio (PSC) vem a público esclarecer que foi vítima de injustiça. Uma reportagem divulgada no dia 28 de novembro, no Programa do Fábio Lemos, na Rádio Educadora e no Jornal da Princesa, na Rádio Princesa FM, apresentou uma denúncia de suposta intervenção do vereador no processo de sorteio de seleção de uma pessoa para receber uma das casas do Programa “Minha Casa Minha Vida, na Vila São Bento.
O vereador Adil Sampaio vendo seu nome envolvido levianamente nesse episódio, afirma que as denúncias são inverídicas e que está recorrendo ao Judiciário para apurar as responsabilidades da denunciante e de quem mais divulgou as injúrias.

Lei Orçamentária e Plano Plurianual vão ser discutidos em Audiência Pública na Câmara de Juazeiro do Norte

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realiza nesta sexta (29), às 14h, uma Audiência Pública para discutir e esclarecer à sociedade em geral, sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 e o Projeto do Plano Plurianual (PPA) 2020/2023. O encontro ocorrerá na casa legislativa, com a presença da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação.

Além de um convite, a Audiência Pública é uma chance para que todo cidadão tome conhecimento sobre assuntos que serão tratados na reunião. Esse é o terceiro debate promovido reunindo municípios do Estado para discutir a temática com a população.
“Nossos debates têm sido bastante proveitosos, mostrando cada ponto dos projetos, os investimentos que serão feitos em cada área e, principalmente, ouvindo as demandas dos municípios”, destaca o presidente do colegiado, deputado Tin Gomes (PDT).

PLANO PLURIANUAL (PPA)
O PPA é composto por sete eixos governamentais de articulação intersetorial: Ceará Acolhedor, Ceará da Gestão Democrática para Resultados, Ceará de Oportunidades, Ceará do Conhecimento, Ceará Pacífico, Ceará Saudável e Ceará Sustentável, os quais contemplam R$ 73,9 bilhões dos recursos estimados.
LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA)
A Lei Orçamentária Anual (LOA) prevê orçamento de R$ 28,8 bilhões para as despesas e investimentos do Governo do Ceará no próximo ano (2020).

VEREADOR COBRA SINALIZAÇÃO, CAPINAÇÃO E LIMPEZA PARA JUAZEIRO DO NORTE

O vereador Márcio Jóias, solicitou na última reunião do Poder Legislativo de Juazeiro do Norte o envio de ofício ao DEMUTRAN requerendo a sinalização vertical e horizontal do cruzamento da Rua do Limoeiro com Padre Francisco. Segundo o parlamentar durante a noite o trecho é considerado perigoso, pois “os condutores estacionam praticamente nas esquinas, e o bar coloca cadeiras de um lado da via tomando a visão do local”, ressaltou Márcio.

O parlamentar enviou ainda ofício à SEMASP, cobrando a capinação e limpeza do Conjunto Minha Casa Minha Vida, São Sebastião I e II, e solicitou à Secretaria de Infraestrutura e ao prefeito a continuação das obras de calçamento das ruas do bairro Campo Alegre.

Em sua justificativa o vereador disse que a população sofre com a falta de calçamento e já preocupada com a aproximação da quadra chuvosa, pois sabe que vai passar pela mesma situação que passou ano passado durante as chuvas, deixando-a isolada e na lama, impossibilitando o trânsito de veículos e pessoas

Especialistas orientam sobre o consumo correto de chás

Se digitarmos nos sites de busca “chás para emagrecer”, os resultados passam dos milhões. São dicas como “os 7 chás que ajudam a emagrecer e perder a barriga” ou até “chás para emagrecer dormindo”. Essas orientações parecem tentadoras para quem busca perda rápida de peso, sem esforço. Mas passam longe de um emagrecimento saudável e mais distante ainda do bom funcionamento de um dos principais órgãos do nosso corpo: o fígado, responsável por armazenar glicose, pela produção de proteínas, por metabolizar o colesterol e excretar pela bile.

A coordenadora do ambulatório de hepatites do Hospital São José (HSJ), da rede pública do Governo do Ceará, Elodie Bonfim Hyppolito, afirma ser preciso cautela. “A população tem a falsa ideia de que, por ser natural, não causam danos à saúde e isso não é verdade. As pessoas acreditam que estão limpando o organismo e tomam alguns chás de forma exagerada”, ressalta a médica. O uso contínuo de alguns deles como noz-da-índia, chá verde, hibisco, pholia negra, entre outros chás para perda de peso, pode causar sérios danos ao fígado, entre eles hepatite fulminante, hepatite crônica e cirrose.

Os chás, de uma maneira geral, trazem benefícios, mas o seu consumo deve ser prescrito por um nutricionista, de acordo com o perfil de cada pessoa. “O chá de hibisco, famoso nas dietas, ajuda a regular o intestino, mas em excesso, pode sim causar lesões graves no fígado. Da mesma forma, o chá verde, que ajuda no antienvelhecimento da pele, em excesso também é danoso ao fígado”, explica a nutricionista Ana Luiz Rezende. Na lista dessas ervas que são verdadeiros vilões das funções hepáticas, se utilizados de forma exagerada, estão ainda a erva de São João, moringa, sacaca, entre outros.

Suplementos

As hepatites virais são as mais comuns, porém os vírus não são os únicos que podem prejudicar o fígado. Suplementos alimentares também representam perigo para as funções hepáticas. “O que muitas pessoas não sabem é que os suplementos alimentares consumidos em algumas dietas para emagrecimento podem ser tão danosos ao fígado quanto outros já conhecidos inimigos desse órgão. Produtos alimentares usados em academias para turbinar músculos também trazem em sua fórmula hormônios sintéticos que podem causar prejuízos ao fígado, como hepatite aguda, hepatite fulminante, Budd-Chiari (trombose vascular), cirrose, adenoma, hiperplasia nodular focal e hepatocarcinoma”, comenta Elodie, hepatologista do HSJ.

A estudante Laura Barbosa (nome fictício), 32, usou por mais de cinco anos suplementos alimentares. Ela buscava a perda de peso, ganho de massa muscular imediata e sem grandes esforços. “A promessa desses produtos era substituição de refeições, menos calorias e perda de peso rápida. Fui vendo que estava emagrecendo mesmo e tinha medo de parar e voltar a ganhar peso. Paguei um preço bastante alto e quase morri. Hoje continuo no tratamento da hepatite”, diz

Rotina saudável

Com a ajuda de um nutricionista e sem depender de dietas restritivas ou dietas da moda, o importante é aderir a um estilo de vida saudável. Beber bastante água, reduzir o consumo de sal e açúcar, não pular refeições, investir em frutas da estação moderadamente, realizar atividade física regularmente, pelo menos três vezes por semana, incluir fibras e gordura boa na alimentação.

“Algumas dicas podem ajudar a começar a esse processo até que ele vire rotina. Escolher um lugar e horário certo para comer, deixar a garrafinha de água sempre por perto, estabelecer metas de atividades físicas e alimentares para a semana intercalando com as atividades laborais ou domésticas, comer sem culpa”, finaliza a nutricionista.

Seleção feminina encerra preparação para a final do Intermunicipal 2019

A seleção feminina de futebol de Juazeiro do Norte encerrou na noite da última quarta-feira, 27, a sua preparação para a grande decisão do Intermunicipal 2019. A partida decisiva acontecerá no próximo sábado, às 17h, na Areninha de Juazeiro do Norte. A seleção juazeirense disputará o título da regional contra a seleção de Salitre.

Na primeira partida da decisão, a seleção de Juazeiro do Norte venceu de virada pelo placar de 4 a 1. Agora para garantir o título, basta empatar a partida. Se for derrotada, a decisão vai para os pênaltis. Se confirmar o título, mais uma vez o município estará representado na festa dos campeões do torneio.

Em 2018, Juazeiro do Norte foi à campeã da regional e ficou em terceiro lugar geral na competição. O objetivo agora é manter o título da regional e consequentemente ir em busca de lugares mais altos no pódio. A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Esporte e Juventude, é a grande fomentadora da seleção feminina.

Dia D de Mobilização da segunda etapa da vacinação contra sarampo acontece amanhã, 30 de novembro, em Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado, dia 30 de novembro, das 8 às 14h, o Dia D da segunda fase da Vacinação contra Sarampo. O público-alvo da campanha são os adultos jovens de 20 a 29 anos não vacinados ou com esquema de vacinação incompleto.

É importante, quando for se vacinar, apresentar a caderneta de vacinação e cartão do SUS.

O secretário de Saúde do Crato, André Barreto, convida a população da referida faixa etária para que compareça ao local de vacinação mais próximo de sua residência. A SMS irá disponibilizar postos volantes em diversas localidades, além do atendimento em Unidades Básicas de Saúde.

Locais de Vacinação:

Centro de Especialidades (Posto Teodorico Teles)

Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça do CEU – Mirandão)

Conjunto Minha Casa Minha Vida II (Sede da Associação)

Posto de Assistência Médica (PAM)

Unidade Básica de Saúde Fábio Pinheiro Esmeraldo (Seminário)

Unidade Básica de Saúde Santa Fé

Unidade Básica de Saúde Joaquim Ferreira Leite (Ponta da Serra – Sede)

Unidade Básica de Saúde Amélia Pinheiro Teles (Batateira)

Unidade Básica de Saúde José Wellington Luis De Sousa (Dom Quintino)

Praça Siqueira Campos

STJ mantém Eduardo Cunha na prisão

O ex-deputado está preso preventivamente desde 2016

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso em habeas corpus que buscava a liberdade ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ).

O ex-deputado está preso preventivamente desde 2016 em desdobramento da Operação Lava Jato que apurou o recebimento de propina para a liberação de recursos da Caixa.

A defesa de Cunha alegava excesso de prazo da medida cautelar. Relator do recurso, o ministro Rogerio Schietti Cruz afirmou que Cunha ocupava “posição de liderança na organização criminosa”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Notícias ao Minuto