Urca concede título de Doutor Honoris Causa ao francês Guy Martini, idealizador do conceito de geoparques no mundo

Publicidade

A Universidade Regional do Cariri (Urca) realiza, nesta quarta-feira (16), solenidade de Concessão do título de Doutor Honoris Causa ao Professor Guy Martini, ocasião em que acontece o V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico. A solenidade acontece a partir das 19 horas, no Salão de Atos da Urca. O agraciado é uma das maiores autoridades mundiais no contexto de Geopark Araripe.

O Professor francês agraciado é atualmente o presidente do Conselho de Geoparques da Unesco, órgão governamental ligado ao programa Internacional de Geociências e Geoparques da Unesco, com sede em Paris.

O agraciado contribuiu de forma significativa, a partir de 2009, com o Geopark Araripe, através de um trabalho voluntário. O projeto, de autoria da URCA, do qual também é gestora, articula ao longo de 12 anos ações de educação ambiental, geoconservação e geoturismo. Atualmente o Geopark Araripe detém três selos verdes, o último deles publicado recentemente pelas ações desenvolvidas no território do Geopark, se tornando uma referência em geoparques para o mundo.

O agraciado é especialista internacional, além de ocupar a função de secretário-geral da rede Global de Geoparques, e, na condição de Especialista em Geoparques, é assessor do Governo do Vietnã para o desenvolvimento de um projeto de Geoparque naquele país. Atualmente Guy Martini reside em Hanoi.

Segundo a Urca, nos termos do Estatuto da Universidade, a honraria se justifica pela inestimável contribuição que o referido especialista prestou à comunidade internacional, com a criação do conceito de geoparques, em 2002, na Europa, quando estava à frente da Unesco Global Geopark de Haute-Provence, sendo um dos criadores da Rede Global de Geoparques, em 2004. Também foi fundador da Associação da Rede Global de Geoparques, em 2015, indispensável para criação do Programa Internacional de Geociência e Geoparques – IGGP, da Unesco, também em 2015.

Sua participação e trabalho voluntário junto ao Geopark Araripe foi determinante para o reconhecimento do Território como destino turístico internacional, durante a primeira certificação para obtenção do Selo Verde da GGN – Unesco, no ciclo de avaliação em 2011 e 2014. Além disso, presta relevantes serviços aos projetos de geoparques da América Latina e Caribe em regiões pobres do planeta, na África e na Ásia. Geólogo de formação, Martini é um grande entusiasta das manifestações culturais e sua interface para a proteção e promoção das identidades dos territórios diferenciados.

Publicidade

Leia também