Samaritanas da Loja Maçónica de Aurora, realizam mais uma campanha em favor da vida

Publicidade

Por Roberto Bulhões

O Projeto Outubro Rosa Novembro Azul 2019 tendo como tema: “O câncer não tem sexo” desenvolvido pelo Clube das Samaritanas de Aurora da Loja Maçônica Cavalheiros da Nova Aurora n° 69 em 2018, continua esse ano com a arrecadação de alimentos não perecíveis e palestras, sendo ampliado com o Dia da Beleza e Arrecadação de Bolsas de Sangue e medula óssea. No último dia 12, foi fechada parceria com a Coordenadora da Captação de Doadores do Hemocentro Regional do Crato Francisca Naiana Pinheiro de Brito e a Assistente Social Alda Venusia Alves de Oliveira para a 1ª Ação do Projeto. “Estaremos recebendo em nossa sede o Hemocentro Regional do Crato dia 10 de outubro das 8h às 12h para coleta de sangue e medula óssea. Essa ação visa mobilizar a população de Aurora e cidades vizinhas em prol da vida, pois sabemos da necessidade dos pacientes em tratamento oncológicos em que muitas vezes exigem a transfusão de sangue para a reposição das células sanguíneas produzidas na medula, para correção de anemias e para manter a coagulação do sangue” disse Sheysa Ribeiro, Presidente do Clube das Samaritanas de Aurora. Segundo adiantou, “o cadastro de medula óssea possibilita a cura de pessoas com câncer, pois quanto maior o número de cadastro, maior são as chances de cura já que em cem mil pessoas há apenas uma compatível”.

A Samaritana ressaltou ainda que “vale lembrar que uma bolsa de sangue pode salvar quatro vidas. Para doar sangue é simples e seguro”.

As condições básicas para doar sangue são muito simples e seguem as seguintes regras: estar bem de saúde; ter documento oficial com fotografia; ter entre 16 e 69 anos (aos jovens de 16 e 17 anos devem ter em mãos um termo de consentimento e xerox do documento do responsável); ter dormido pelo menos 6h; pesar acima de 50kg e estar bem alimentado. Para o cadastro de medula óssea: ter entre 18 e 55 anos; estar com documento oficial com fotografia; CPF e não ter tido história pessoal de câncer. A Presidente do Clube das Samaritanas de Aurora espera contar com um bom número de participantes e finaliza dizendo que “entendendo sermos responsáveis socialmente e contamos com a sua presença a esse evento de solidariedade”.

Publicidade

Leia também