Prefeito Zé Helder acompanha em Crato certificação de jovens varzealegrenses pelo Primeiro Passo

Publicidade

De Várzea Alegre, 14 jovens integrantes do programa Primeiro Passo, do Governo do Ceará, receberam certificado de participação no programa em solenidade realizada nesta tarde de sexta-feira, 04 de outubro de 2019, no Centro de Convenções do Cariri, na cidade do Crato, com a presença do governador Camilo Santana (PT).

O prefeito Zé Helder acompanhou no evento os jovens varzealegrenses. Ele disse que o Primeiro Passo dá uma imensa contribuição, por meio de uma preparação adequada para que os jovens tenham condições para entrarem no mercado de trabalho, com apoio de empresas parceiras – GVS Sport Nordeste, MF Peças e Acessórios, Confplast e Essencial Brindes.

O curso teve duração de 11 meses, tendo ocorrido no período de 24 de outubro de 2018 a 24 de setembro de 2019.

Os 14 jovens receberam certificado de participação com carga horária 1.280 horas, sendo 400 horas de aulas teóricas e 880 horas de ensino prático.

Nestes 11 meses eles receberam bolsas remuneratórias de R$ 650,00 por mês, pagas pelas empresas referentes a 20 horas semanais de trabalho. As aulas teóricas, foram ministradas no CSU.

O objetivo do Primeiro Passo é que os jovens selecionados alcancem o primeiro emprego e sigam com suas carreiras profissionais.

Hoje, mais de 260 jovens das cidades de Barbalha, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato, Várzea Alegre, Jardim, Porteiras e Milagres receberam reconhecimento de qualificação profissional pelo Primeiro Passo em 2018. São 8.325 jovens atendidos pelo projeto, no ano passado, em todo o Ceará.

Além da certificação, Camilo Santana, lançou novas vagas do projeto. “Queremos ampliar esse programa que é uma forma de dar oportunidades nesse momento difícil da economia, do mercado de trabalho e há uma dificuldade também de o jovem conseguir o primeiro emprego”, afirmou o governador. “Quando você dá a oportunidade para esse jovem se qualificar e ter o contato com o mercado de trabalho, possibilita abrir horizontes e oportunidades. Por isso esse programa é fundamental”, completou Camilo Santana.

Segundo informações do Governo do Estado, a meta é beneficiar com o Primeiro Passo 8.168 pessoas somente em 2019. O Primeiro Passo oferta, este ano, 1.940 vagas para a linha Aprendiz; 4 mil vagas para a linha Bolsista; e outras 2.228 vagas para a linha Estagiário. Em todo o Ceará, são mil empresas credenciadas. Somente na região do Cariri são 82 empresas parceiras ofertando 329 vagas.

Ainda segundo o governo, com mais de dez anos de atuação, o projeto coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que estejam em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional.

Assessoria de Comunicação

Publicidade

Leia também