Crato: Campanha de vacinação contra o sarampo começa hoje

Publicidade

Em parceria com os governos estaduais e municipais, o Ministério da Saúde inicia, hoje, segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos. A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos.

O município do Crato estará com a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para melhor atender a população. O horário de atendimento das UBS’s da zona urbana é de 7h30 as 17h e na zona rural de 8h as 14h.

“Nessa primeira etapa de hoje até o próximo dia 25, estamos convocando todo o público da faixa etária de 6 meses até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto. Será realizado o dia D de mobilização nacional para esse grupo, no próximo dia 19 de outubro, um sábado onde todas as UBS’s estarão abertas para receber a população”, explica a Coordenadora Especial da Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio.

É importante que pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas ou que estão com o esquema incompleto levem-nas até a unidade básica de saúde, levando o cartão de vacinas.

Sobre a doença*

Causado por um vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas. Mesmo quando o paciente não vai a óbito, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.
Os sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas do paciente.
A prevenção ao sarampo, feita por meio da vacinação, é fundamental, já que não há tratamento para a doença.

Publicidade

Leia também