Cagece intensifica trabalho de limpeza na rede de esgoto em Juazeiro

Publicidade

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizou nova limpeza na rede coletora de esgoto em Juazeiro do Norte. Ruas dos bairros João Cabral e do Centro da cidade receberam o serviço que tem como objetivo evitar ocorrências de obstrução e extravasamento de esgoto. O trabalho está sendo intensificado em Juazeiro e dá continuidade a uma ação preventiva.

A companhia realizou a primeira ação no último mês de setembro e nesta segunda etapa dos trabalhos foram percorridas as ruas São Francisco, São Pedro, Santa Luzia, Conceição, Santa Rosa e São José, no bairro Centro, e na rua Capitão Coimbra e nas avenidas Nossa Senhora Aparecida e Ailton Gomes, no bairro João Cabral. Nesta etapa, foi retirada meia tonelada de resíduos.

Durante os serviços, os técnicos da companhia retiraram entulho, areia, buchas e outros materiais plásticos. Na tubulação do centro da cidade, a principal matéria encontrada foi gordura. De acordo com a supervisora de tratamento de esgoto e meio ambiente da Cagece em Juazeiro, Juliana Filgueiras, este tipo de material retirado da rede prejudica o bom funcionamento do sistema e provoca as ocorrências de extravasamento de esgoto nas vias.

“A rede da companhia não é dimensionada para receber resíduos sólidos, ela deve receber apenas o esgoto coletado dos imóveis, que é transportado para a estação de esgoto e passa pelo tratamento. A presença desse tipo de material prejudica o bom funcionamento do sistema e atrapalha o processo de tratamento do esgoto, por isso é tão importante a colaboração da população”, explica.

A orientação da companhia é não despejar restos de comida e óleo na pia, não jogar lixo na rua e nem na rede de esgoto e não levantar a tampa dos Poços de Visita (Pvs), que devem ser manuseados apenas por técnicos da companhia.

Publicidade

Leia também