29ª Convenção Estadual do Comércio Lojista movimenta a região do Cariri

A Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) realiza entre os dias 18 (sexta-feira) e 20 (domingo) de outubro a 29ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, envolvendo 09 municípios, da região do Cariri. O evento reúne os maiores players do comércio, entre eles representantes da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), de Federações das CDLs e cedelistas cearenses e de outros estados, participantes inscritos e palestrantes.  Este ano, o tema “Reflexão consciente sobre o varejo brasileiro” é o eixo principal, subdividindo-se em debates sobre varejo 4.0, reestruturação empreendedora na era digital e estratégias para buscar diferenciais competitivos. 

 

O presidente da FCDL-CE, Freitas Cordeiro, enfatiza que “a dinâmica tecnológica e a transformação dos cenários são desafios constantes. Por isso, a importância da programação técnica, comandada por um time renomado da consultoria nacional sobre varejo, relações de consumo e marketing, a GS& Gouvêa de Souza”. E acrescenta que o momento é oportuno para trocas de expertises de cada segmento do comércio, “além de palestras com temas que trarão uma visão moderna do mercado, uma Feira de Negócios nos permitirá compartilhar práticas empreendedoras”, completa. 

 

A empresária Zenilda Sena, presidente da CDL Juazeiro do Norte, fala com entusiasmo sobre a convenção. “O Cariri é um polo com crescimento econômico de destaque no Brasil. Nada mais oportuno do que receber os principais nomes do comércio do nosso estado e do Brasil”, ressalta. O presidente da CDL Crato, José Alves Lobo, corrobora que a região ganha com o evento. “Estamos felizes em sediar este importante encontro. Um momento importante para trocar de experiências e compartilhar nossas potencialidades”, conclui.

 

 

Programação Técnica

 

O Grupo Gouvêa de Souza, consultoria de inovação para o varejo, relações de consumo, marketing e canais de distribuição, com 30 anos de experiência, conduzirá a programação técnica. Marcos Gouvêa, diretor do grupo, ministrará a palestra magna “Convivendo com um cenário econômico e político cada vez mais mutante e mutável”, após a solenidade de abertura, na sexta-feira (18), às 20h.

 

O dia 19, sábado, concentra a maioria dos debates. Às 9h, a palestra “A transformação digital e seu impacto no comportamento dos consumidores e no redesenho do mercado”, será ministrada por Cristiano Leite, também do Grupo GS&. Em seguida, Luiz Guilherme Baldacci fala sobre “Os mais importantes diferenciais competitivos das empresas varejistas de todos os tamanhos”, às 10h 30min. Baldacci é sócio-diretor da GS& Friedman, com 22 anos de experiência, e foco em gestão operacional, comercial e de produtividade/pessoas.

 

Em seguida, às 11h30, o sócio-diretor da GS&UP, Caio Camargo, profere a palestra “A visão do futuro que se torna cada vez mais presente”. Camargo é da área de desenvolvimento de negócios para startups no segmento de varejo e consumo.

 

 

Programação cultural

 

Os momentos de integração serão perpassados por apresentações artísticas e culturais da região e o encerramento do evento será com a cantora Elba Ramalho, paraibana ícone da MPB, no sábado (19), a partir das 22h, show exclusivo para os participantes da Convenção Estadual 2019.

 

A 29ª Convenção Estadual do Comércio Lojista do Ceará é uma realização da FCDL Ceará e as CDLs do Cariri em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Tem patrocínio da CDL Fortaleza, das Prefeituras de Juazeiro do Norte, Crato e Campos Sales; do Banco do Nordeste, Guanabara, Óticas Visão, Sodine, Ibyte, Supermercado Pinheiro, Super Mercadinhos São Luiz, Zenir Móveis e Eletros, 3 Corações, Sabão Juá, São Geraldo, Brisanet, Localiza Hertz e Rede. O evento é considerado o maior do segmento, realizado a cada dois anos no estado.

 

 

Programação

Local da abertura e programação técnica: Boulevard Buffet e Eventos, Rua Santa Quitéria, 260 – Mata dos Limas.

 

18/10 (Sexta-feira)

9h às 17h – Credenciamento

18h – Abertura da Feira de Negócios

19h – Solenidade de Abertura

20h – Palestra Magna “Convivendo com um Cenário Econômico e Político cada vez mais Mutante e Mutável”, palestrante: Marcos Gouvêa

21h – Coquetel

 

19/10 (Sábado)

8h às 9h – Credenciamento

8h às 14h – Feira de Negócios

9h – Palestra “A Transformação Digital e seu Impacto no Comportamento dos Consumidores e no Redesenho do Mercado”, palestrante: Cristiano Leite

10h – Coffee Break

10h30 – Palestra “Os Mais Importantes Diferenciais Competitivos das Empresas Varejistas de Todos os Tamanhos”, palestrante: Luiz Guilherme Baldacci

11h30 – Palestra “A Visão do Futuro que se torna cada vez mais presente”, palestrante: Caio Camargo

12h30 às 14h – Brunch

22h – Festa de Encerramento com show de Elba Ramalho

 

Urca concede título de Doutor Honoris Causa ao francês Guy Martini, idealizador do conceito de geoparques no mundo

A Universidade Regional do Cariri (Urca) realiza, nesta quarta-feira (16), solenidade de Concessão do título de Doutor Honoris Causa ao Professor Guy Martini, ocasião em que acontece o V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico. A solenidade acontece a partir das 19 horas, no Salão de Atos da Urca. O agraciado é uma das maiores autoridades mundiais no contexto de Geopark Araripe.

O Professor francês agraciado é atualmente o presidente do Conselho de Geoparques da Unesco, órgão governamental ligado ao programa Internacional de Geociências e Geoparques da Unesco, com sede em Paris.

O agraciado contribuiu de forma significativa, a partir de 2009, com o Geopark Araripe, através de um trabalho voluntário. O projeto, de autoria da URCA, do qual também é gestora, articula ao longo de 12 anos ações de educação ambiental, geoconservação e geoturismo. Atualmente o Geopark Araripe detém três selos verdes, o último deles publicado recentemente pelas ações desenvolvidas no território do Geopark, se tornando uma referência em geoparques para o mundo.

O agraciado é especialista internacional, além de ocupar a função de secretário-geral da rede Global de Geoparques, e, na condição de Especialista em Geoparques, é assessor do Governo do Vietnã para o desenvolvimento de um projeto de Geoparque naquele país. Atualmente Guy Martini reside em Hanoi.

Segundo a Urca, nos termos do Estatuto da Universidade, a honraria se justifica pela inestimável contribuição que o referido especialista prestou à comunidade internacional, com a criação do conceito de geoparques, em 2002, na Europa, quando estava à frente da Unesco Global Geopark de Haute-Provence, sendo um dos criadores da Rede Global de Geoparques, em 2004. Também foi fundador da Associação da Rede Global de Geoparques, em 2015, indispensável para criação do Programa Internacional de Geociência e Geoparques – IGGP, da Unesco, também em 2015.

Sua participação e trabalho voluntário junto ao Geopark Araripe foi determinante para o reconhecimento do Território como destino turístico internacional, durante a primeira certificação para obtenção do Selo Verde da GGN – Unesco, no ciclo de avaliação em 2011 e 2014. Além disso, presta relevantes serviços aos projetos de geoparques da América Latina e Caribe em regiões pobres do planeta, na África e na Ásia. Geólogo de formação, Martini é um grande entusiasta das manifestações culturais e sua interface para a proteção e promoção das identidades dos territórios diferenciados.

Camilo cancela agenda em Brasília e se pronuncia sobre desabamento de prédio

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), se pronunciou nas redes sociais após o desabamento de um prédio de sete andares em Fortaleza na manhã dessa terça-feira (15). Após tomar conhecimento do acidente, o político cancelou sua agenda oficial e está retornando para a capital cearense.

Na postagem feita no Facebook, Santana diz que determinou o uso da força total dos Bombeiros , Samu, Polícia Militar e outros órgãos que possam ajudar na busca e no resgate das vítimas.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) esteve no local do desabamento durante o fim da manhã e auxiliou no resgate das vítimas.

O edifício desabou por volta das 10h30 da manhã. Ainda não se sabe quantos apartamentos havia por andar. Ao menos seis equipes do Corpo de Bombeiros estão no local, além de viaturas da Polícia Militar e de agentes da Defesa Civil. As equipes de resgate usam cães farejadores, drones e uma plataforma mecânica que possibilita uma visão elevada.

Missão Velha: Veradores livram prefeito de cassação

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Em sessão extraordinária realizada na noite desta segunda-feira, 14, a Câmara  de Vereadores de Missão Velha rejeitou o prosseguimento de denúncia que poderia resultar na cassação do prefeito Diego Feitosa (MDB). O processo protocolado pelo popular Cícero Vagner de Lima Ferreira, apontou que o gestor teria cometido pedaladas fiscais.

Em mais de três horas de sessão, com a presença de políticos e da população, cinco edis votaram contra o acolhimento da denúncia e sete contra. Para ser afastado, o número de votos contrários deverias ser nove.

Após a votação, Feitosa comemorou o resultado e afirmou que a partir de agora centrará todos os esforços para desempenhar uma boa gestão em todas as áreas.

 

Prédio desaba deixando feridos e possíveis mortos em Fortaleza-CE

Um caso de desabamento foi registrado na manhã  desta terça-feira, dia 15, em Fortaleza-CE. Um prédio residencial desabou deixando feridos e possíveis mortos na Rua Tomás Acioli, no bairro Dionísio Torres.

O imóvel de sete andares ficava dentro de um condomínio, e segundo relatos de alguns moradores havia pessoas dentro do prédio no momento do desabamento.

Até o momento não se sabe a quantidade de feridos ou mortos, bem como as autoridades pediu que os moradores da região deixem suas casas, já que  há riscos de explosão devido ao vazamento de gás. Além de choque, devido os fios elétricos.

Algumas  pessoas  que passavam próximo ao local, também ficaram feridas, sendo socorridas para as clínicas próximas do prédio. Há qualquer momento, mais informações.

View this post on Instagram

Prédio desaba deixando feridos e possíveis mortos em Fortaleza-CE Um caso de desabamento foi registrado na manhã desta terça-feira, dia 15, em Fortaleza-CE. Um prédio residencial desabou deixando feridos e possíveis mortos na Rua Tomás Acioli, no bairro Dionísio Torres. O imóvel de sete andares ficava dentro de um condomínio, e segundo relatos de alguns moradores havia pessoas dentro do prédio no momento do desabamento. Até o momento não se sabe a quantidade de feridos ou mortos, bem como as autoridades pediu que os moradores da região deixem suas casas, já que há riscos de explosão devido ao vazamento de gás. Além de choque, devido os fios elétricos. Algumas pessoas que passavam próximo ao local, também ficaram feridas, sendo socorridas para as clínicas próximas do prédio. Há qualquer momento, mais informações.

A post shared by Portal News Cariri (@news_cariri) on

Receita paga hoje restituições do 5º lote do Imposto de Renda 2019

Receita Federal libera hoje (15) o pagamento das restituições do quinto lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O lote inclui também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. O dinheiro será depositado nas contas dos contribuintes.

 A consulta para saber se a declaração foi liberada poderá ser feita acessando a página da Receita na internet, pelo Receitafone 146, informando o CPF e a data de nascimento.

O crédito bancário para 2.703.715 pessoas totaliza R$ 3,5 bilhões. Desse total, R$180.177.859,42 referem-se ao quantitativo de contribuintes com preferência: 4.848 contribuintes idosos acima de 80 anos, 32.634 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.281 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, e 17.056 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Noticias ao minuto

Nova cota para compras em free shops começa em 2020

presidente Jair Bolsonaro informou nesta segunda-feira (14), pelas redes sociais, que a partir do dia primeiro de janeiro de 2020 o limite para compras em free shops vai passar dos atuais US$ 500 para US$ 1.000. Segundo o presidente, a portaria já foi assinada pelo Ministro da Economia Paulo Guedes e a mudança só era permitida para o ano seguinte por causa da legislação.

 Os free shops ou duty free shops são lojas geralmente localizadas em salas de embarque e desembarque de aeroportos onde os produtos são vendidos sem encargos e tributos.

Na última sexta-feira, além de anunciar o aumento do valor de compra nessas lojas, Bolsonaro também divulgou que a cota  máxima de compras permitida para quem cruza a fronteira do Brasil com o Paraguai via terrestre será ampliada de US$ 300 para US$ 500 por pessoa.

Fonte: Noticias ao minuto

Cena política puxa incerteza na economia

Desde o fim da recessão, a partir de janeiro de 2017, em apenas 10 dos 33 meses do período, o Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), ficou abaixo do nível de 110 pontos, nível acima do qual a incerteza é considerada elevada. Com o fim do período recessivo, era de se esperar uma redução na incerteza, mas as turbulências políticas vêm impedindo essa acomodação, mostra uma desagregação inédita do IIE-Br, obtida pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’.

 Segundo Fernando Veloso, pesquisador do Ibre/FGV, quando atingiu seu pico, em setembro de 2015 (136,8 pontos), tanto incertezas relacionadas à crise fiscal quanto as associadas a turbulências políticas estavam elevadas no IIE-Br. A partir do fim de 2016, as preocupações com a crise fiscal tiveram um alívio, mas as turbulências políticas seguiram no radar, mesmo após a eleição e a posse do presidente Jair Bolsonaro.

“Tem alguma evidência de que a incerteza fiscal, com a aprovação do teto de gastos (em 2016), e o avanço da Previdência (neste ano) diminuíram, mas está muito alta ainda. Agora, a incerteza de natureza política, subiu e, apesar de altos e baixos, tem se mantido num nível muito alto. Se fosse só o fator fiscal, era para a incerteza ter caído um pouco, mas a política não deixa”, afirmou Veloso.

Para sustentar essa avaliação, os pesquisadores do Ibre/FGV desagregaram em dois o IIE-Br Mídia, o subíndice que mede menções a expressões associadas à incerteza em notícias publicadas na imprensa.

Sinais dúbios

Um dos desagregados mede as menções referentes a incertezas políticas; o outro, referências a incertezas fiscais. No acumulado de janeiro de 2017 a agosto deste ano, o agregado das incertezas políticas caiu apenas 0,2% (para 121,6 pontos), enquanto o agregado das incertezas fiscais encolheu em 5,9% (para 115,2 pontos). No acumulado de 2019 até agosto, o primeiro agregado acumula alta de 10%, enquanto o subíndice da incerteza fiscal avança 2,2%.

A incerteza política já tinha subido nas eleições de outubro do ano passado, lembrou Veloso. “Na época das eleições houve uma grande polarização. Dependendo de quem ganhasse as eleições, políticas seriam radicalmente diferentes”, afirmou o pesquisador.

A questão é que o quadro não melhorou com a eleição de Bolsonaro, conforme os dados desagregados do IIE-Br. “Mesmo agora, apesar de todo o comprometimento do (ministro da Economia) Paulo Guedes e da equipe dele com reformas liberalizantes, vemos sinais dúbios, não dele, mas de Bolsonaro e de outras áreas do governo”, disse Veloso.

O estilo do presidente, que usa as redes sociais para se comunicar diretamente com os seus apoiadores e dá declarações polêmicas com frequência, também contribui para elevar a incerteza política. “É da natureza de Bolsonaro fazer isso. O estilo político dele é esse. Pode ser até conveniente para o perfil político dele, mas, para a economia, contribui para que a incerteza fique elevada”, afirmou Veloso, lembrando que algo semelhante ocorreu nos Estados Unidos. “A incerteza americana aumentou muito com o (presidente Donald) Trump, com o uso do Twitter, as declarações, as idas e vindas na disputa comercial com a China.”

Para Veloso, as turbulências políticas alimentadas pelo próprio governo e pelo presidente Bolsonaro têm efeito adicional sobre a incerteza na economia.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Noticias ao minuto