Voo Madri/Fortaleza é lançado oficialmente na capital espanhola

O Ceará foi apresentado oficialmente como novo destino da Air Europa na manhã desta quinta-feira (3), em Madri, na Espanha. Agentes, operadores e jornalistas espanhóis puderam conhecer os principais atrativos do Estado, que passará a ter voo direto vindo de Madri a partir de 20 de dezembro.

Também nesta quinta, a companhia oficializou o voo em Fortaleza, em um almoço para imprensa e convidados. “O Ceará é um dos principais polos de turismo do Brasil. Ser uma nova porta de turismo e brindar nossos passageiros a descobrir o Ceará completa nossa oferta de voos ao país”, destaca Imanol Pérez, diretor comercial da Air Europa.

A partir de dezembro, serão duas frequências semanais. Em junho, a companhia passará a ofertar a terceira. “Temos certeza que será um sucesso esse voo. As vendas já estão muito bem e a tendência é que se mantenham”, aponta o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

Conforme o diretor de vendas da companhia, a expectativa é que o voo mantenha 85% de ocupação. “Além de Madri, mais de 20 cidades da Europa vão estar conectadas a esse voo, com conexões de cerca de uma hora e meia”, destaca Imanol Pérez. Londres, Frankfurt e Barcelona são algumas dessas cidades.

No próximo dia 14, o voo será lançado oficialmente em Milão, uma das cidades que será beneficiada com conexões ao voo da Air Europa. “Estamos muito bem assistidos em conexões na Europa. Vamos continuar com a promoção e a publicidade do destino para manter nossos bons índices”, completa o secretário.

 

Câmara de Juazeiro do Norte é destaque positivo no ranking do Tribunal de Contas do Estado

Transparência e compromisso têm sido assuntos levados a sério na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. O legislativo local, através do site da câmara, está entre os mais bem avaliados do Ceará por mais um ano, de acordo com os dados do ranking do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os resultados do Índice de Transparência Municipal (ITM), referente ao ano de 2018 foram apresentados no site do TCE, no último dia 25.

Dos 184 municípios do Ceará a Casa Legislativa de Juazeiro do Norte alcançou a nota 9,25 figurando entre os 30 melhores avaliados, aparecendo com a terceira melhor nota de classificação, estando àfrente, inclusive, do site da Prefeitura do município, que alcançou a nota 8,00 na classificação entre as prefeituras cearenses.

Para o Presidente, Darlan Lobo (MDB), fica um legado positivo de gestão, caracterizado pela honestidade e ampla participação do povo e vereadores:     “- É uma alegria está entre os sites mais bem avaliados do Ceará por mais um ano, continuaremos prezando pela lisura e transparência na gestão desta casa, e nosso objetivo principal é continuar avançando sempre”, afirmou o parlamentar, ressaltando a economia superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) até o mês de setembro, “sinônimo de gestão e zelo com o dinheiro público”, destacou.

O site tem servido como principal ferramenta de transparência e vem sendo alimentado diariamente com todas as informações necessárias para prestação de contas aos órgãos fiscalizadores, assim como deixar bem informado os cidadãos sobre o trabalho desenvolvido pelos parlamentares.

Duplicação da via que liga Barbalha a Missão Velha terá blocos de concreto dividindo a pista

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagem, divulgou que a obra de duplicação da via que liga Barbalha a Missão Velha terá a aplicação de uma tecnologia inédita no estado: as barreiras new jersey, que são blocos em concreto utilizados para separar a estrada.

A promessa é que a novidade proporcione mais segurança aos condutores que trafegarem pela via. A duplicação da estrada faz parte da nova fase do anel viário do Cariri, que está com 32% da obra executada. A expectativa é que os trabalhos sejam finalizados no ano que vem.

Ceará reduz em mais da metade o nº de homicídios de janeiro a julho

O Ceará é o estado que mais reduziu o número de homicídios nos sete primeiros meses do ano, conforme o Monitor da Violência, levantamento do G1 que acompanha as mortes violentas no país. Entre janeiro e julho deste ano, ocorreram 1.392 mortes violentas; no mesmo período do ano passado foram 2.738 assassinatos.

A queda de 52,4% é a maior que a do Rio Grande do Norte (-34.6%) e Acre (-32,5%), estados que aparecem em segundo e terceiro lugar no ranking das unidades da federação que tiveram as maiores quedas na violência.

Em entrevista ao G1 em julho, especialistas em segurança público avaliam que a reação policial à onda de ataques que ocorreram no Ceará no início do ano e maior rigor na fiscalização dos presídios são os fatores que explicam a redução dos homicídios no estado.

Nas unidades prisionais do Ceará, de onde partem a ordem de assassinatos, foram adotadas as seguintes medidas, em janeiro deste ano:

Controle mais rígido dos itens de familiares que visitam os presídios

Restrição da roupa dos visitantes, conforme portaria publicada no Diário Oficial

Restrição das comidas que os visitantes podem levar

Vistorias mais frequentes em busca de celulares que entraram irregularmente nas celas

Patrulha no entorno das unidades prisionais

Desativação de unidades no interior do estado que não cumpriam normas de seguranças e onde as fugas eram frequentes

 Fonte: G1.com

Papa Francisco autoriza beatificação de Benigna Cardoso, que será a primeira beata cearense

O Papa Francisco autorizou, nesta quarta-feira (2°), a beatificação de Benigna Cardoso, que passará a ser a primeira beata cearense, de Santana do Cariri, no Ceará. A partir da aprovação do pontífice, a Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, pode promulgar os decretos para o reconhecimento oficial de Benigna como tal.

A diocese do Crato abriu o processo para a beatificação de Benigna Cardoso da Silva em 2011. Dois anos depois, a jovem foi nomeada pela Igreja Católica como ‘Serva de Deus’. Em 2016, a causa foi aprovada na Comissão dos Teólogos da Congregação para as causas dos Santos, em Roma. Passou também pela Comissão dos Cardeais e, por último, pelo parecer do Papa Francisco.

A beatificação é um passo necessário para que ela venha a ser considerada santa pelo Vaticano.

O Governador do Ceará, Camilo Santana, comemorou em suas redes sociais a beatificação de Benigna. “Essa é uma importante notícia não apenas para o povo católico e da Região do Cariri, mas para o povo cristão, que vê reconhecido mais um exemplo de bondade e fé”, publicou Camilo.

Quem foi Benigna

No caso de Benigna, a comprovação de um milagre é dispensada pois sua morte é considerada um martírio. Benigna foi assassinada em outubro de 1941, aos treze anos de idade, por um adolescente que a assediava. Ela é aclamada como ‘Heroína da Castidade’.

Em julho passado, o governador Camilo Santana sancionou a lei que inclui a Romaria da Menina Benigna no Calendário Oficial de eventos do Ceará. A celebração ocorre de 15 a 24 de outubro e reúne cerca de 30 mil fieis, que peregrinam até o distrito de Inhumas, onde Benigna foi assassinada.

 Além de Benigna, foram reconhecidas nesta quarta-feira quatro novos beatos, um cardeal polonês, dois italianos e um mártir espanhol. Existem processos para a beatificação de outros três cearenses, o monsenhor Joaquim Arnóbio de Andrade, o padre José Antônio Maria Ibiapina e o dom Expedito Lopes.
Fonte: G1.com

‘Niuma’, ‘baratino’, ‘larica’ e ‘barril’: Publicitária viraliza após criar perfil na internet com expressões da Bahia

“É niuma”, “deixe de baratino”, “tô na larica”, “é barril”. Se você entendeu essas expressões, com certeza é da Bahia ou convive com alguém do estado. Se teve contato com elas agora, um perfil que vem bombando no Instagram nos últimos meses pode te ajudar a conhecer os significados.

A página Baianês Oficial️ traduz para termos da Bahia diversas frases e expressões do português. Criado há dois meses, o perfil viralizou e já acumula quase 220 mil seguidores.

A ideia partiu da publicitária baiana Roberta Magalhães, de 27 anos. Nascida em Salvador, ela mora em São Paulo desde 2016 e explica que a página surgiu como uma saída para enaltecer a forma baiana de falar e também defender o sotaque que sempre foi marcante na vida dela.

“Eu sempre tive um sotaque muito forte. Inclusive, em Salvador, minhas amigas falavam, meus namorados comentavam, que eu tinha um sotaque muito forte. E, desde que eu me mudei, eu falei: ‘Eu não quero perder minhas raízes. Não quero ser a pessoa que vai morar fora e volta falando diferente’”.

“Eu escutava muita coisa, como: ‘Que baianada’. E aí eu ficava revoltada e falava logo: ‘É o quê? Por que baianada? O que você quis dizer com isso aí?’. Todo mundo ficava sem graça. Eu sempre procurei defender mesmo”, conta.

Segundo Roberta, a página começou depois de um almoço com algumas amigas que também são baianas. O grupo conversava sobre o sotaque do estado e começou a brincar. Após o encontro, a baiana passou algumas coisas para o perfil pessoal no Instagram e deu certo.

Roberta conta que, após a publicação, a brincadeira fez sucesso, foi compartilhada por outras pessoas e chegou a rodar naqueles grupos que toda família tem no WhatsApp. O retorno veio por seguidores que, além de ver a publicação original, receberam os prints nas outras redes sociais.

“A gente saiu do restaurante e eu comecei a postar nos meus Stories do Instagram exatamente nesse formato de meme. Postei uma porrada. Uns 30, 40 com nossas expressões. No dia seguinte, eu recebi um direct de um conhecido falando: ‘Velho, recebi seus Stories no grupo da família'”.

Com o sucesso, a baiana resolveu criar a página, para dar continuidade ao assunto. No entanto, o que começou como uma brincadeira com os amigos cresceu. Roberta conta que nas primeiras 24h a página acumulou mais de 30 mil seguidores, sem nenhum tipo de divulgação programada.

“No começo era um teste. Eu falei: ‘Vou colocar aí para ver o que rola’. Aí eu fiz, fui dormir com zero seguidores, e quando acordei tinha mil. Quando eu cheguei perto da hora do almoço tinha 5,7 mil. E o celular não parava. Era notificação o tempo todo. Depois do almoço tinha 10 mil. Fiz um post para agradecer. Chegou de noite e esse post ficou defasado, porque terminei o dia com 30 mil seguidores”.

“Foi um crescimento completamente orgânico. Eu nunca coloquei um centavo de mídia na página para nada. É muito legal”, conta.

A partir do sucesso, surgiram outras ideias. Atualmente, além de posts de publicidade naquele jeitinho baiano, a publicitária desenvolve camisetas femininas, masculinas e infantis, por meio de uma parceria com uma fábrica de Salvador.

“Eu quero criar essa identidade do orgulho de ser baiano. E cada detalhe é muito importante. Muitas vezes você está ali fazendo algo que tem um super conceito, muita identidade, falando super sobre baiano e, de repente, você coloca uma tag com uma mensagem genérica. Então, tudo tem que ser baiano, para combinar com a identidade da página”, fala a baiana.

As camisetas trazem as frases no “baianês”, com alguns trabalhos de imagem feitos pela publicitária. As peças são vendidas na internet e chegam na casa dos clientes embaladas em uma sacolinha que segue o mesmo modelo, com uma fitinha do Senhor do Bonfim – que é um símbolo tradicional baiano.

“Até então os modelos das camisas seriam simples como os posts do IG. Porém, depois de ter escolhido as cores dos tecidos que iríamos trabalhar inicialmente, num belo dia, antes de dormir, minha cabecinha começou a ferver. E eu levantei da cama, peguei o notebook e comecei a estudar algumas estampas diferentes que poderiam dar certo”, conta Roberta.

“Eu estou muito feliz com o resultado. Não esperava. E uma coisa muito massa da página é que a galera se identifica. Principalmente quem mora longe”.

O sucesso da página foi tão grande que, segundo Roberta, a ideia foi copiada por pessoas de outros estados, que também passaram a difundir os termos locais. Há perfis de Minas Gerais, Piauí e Goiás. Porém, nenhum deles tem a quantidade de seguidores que o Baianês.

“Eu sei que se a galera copiou é porque a fórmula deu certo, né? O meu é o pioneiro, o maior de todos, mas os outros também estão crescendo. E olhe que eu tenho um mês de página e eles vieram depois. Então, foi uma fórmula que deu certo mesmo, que viralizou. E eu vejo uma vida longa aí, porque tem muita coisa que eu ainda não postei.

Goleiro Bruno é liberado para defender o Poços de Caldas em amistoso

Justiça autorizou o goleiro Bruno, condenado a 20 anos de prisão pelo homicídio da modelo Eliza Samudio, a estrear pelo Poços de Caldas no próximo sábado. A equipe mineira vai fazer um amistoso em casa contra o Independente de Juruaia, no estádio Benedito Bandola de Oliveira, o Bandolão, na cidade mineira, às 15 horas.

O ex-goleiro de Flamengo, Atlético-MG e Corinthians tem autorização da Justiça para deixar a prisão em Varginha, onde está preso, às 6h e retornar até às 21h. Bruno foi anunciado pelo Poços de Caldas no dia 27 de agosto, após ele ser liberado pela Justiça de Minas Gerais para trabalhar.

No dia 6 de setembro, o goleiro divulgou um vídeo em que dizia estar se preparando para retornar aos gramados.

Ele já cumpriu pouco mais de nove anos dos 20 que tem de pena, por isso conseguiu, no dia 18 de julho, o direito ao regime semiaberto, mas o juiz Tarciso Moreira de Souza exigiu que ele trabalhasse.

Vale lembrar que o Poços de Caldas é o segundo time de Bruno, após ele ser preso. Em 2017, o goleiro defendeu o Boa Esporte Clube, também de Minas Gerais.

Fonte: Noticias ao minuto

Jorge Jesus admite vantagem do Flamengo em duelo com Grêmio

Apesar da cautela que costuma exibir, o técnico Jorge Jesus admite que o Flamengo está em vantagem em relação ao Grêmio no duelo da semifinal da Copa Libertadores. O “fator casa”, na avaliação do treinador do time carioca, será importante em busca da vaga na grande decisão. A segunda partida será disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 23.

“O ‘fator casa’ não é determinante, mas é importante. Ainda mais no Maracanã, com uma massa de torcedores que empurra o time. Esperamos que tenha capacidade para conseguir o objetivo, que é estar no Chile. O resultado, teoricamente, é melhor para o Flamengo”, reconhece o treinador, referindo-se à final, que será disputada em Santiago, capital chilena.

A confiança elevada do treinador também se deve à boa atuação exibida na Arena do Grêmio, no empate por 1 a 1, em Porto Alegre, na noite desta quarta-feira. Algo incomum em jogos da equipe gaúcha em casa, a maior posse de bola foi do visitante. O Flamengo registrou 58% no quesito, contra 42% dos anfitriões.

Houve surpresa também nas trocas de passes, outro fundamento do time comandado pelo técnico Renato Gaúcho. O Flamengo anotou 358 passes certos, mais que o dobro dos 130 da equipe gaúcha. Apesar disso, o número de finalizações foi igual para os dois times: 11.

“O Flamengo é um time completo, não faz diferença por setores. Os jogadores funcionam com uma ideia de jogo. Tivemos muita posse de bola e continuamos a ser o melhor time”, avalia Jorge Jesus, satisfeito com o seu time, que lidera o Brasileirão.

A boa fase, com boas performances nas duas competições, não vai fazer o time priorizar um torneio. Jorge Jesus evita projetar uma formação reserva na próxima rodada do Brasileirão, contra a Chapecoense, domingo, fora de casa.

“Temos duas competições e vamos lutar até o fim nelas. São esses desafios que eu gosto. Os jogadores também. Vamos recuperar o time para o jogo contra Chapecoense. Não vi o time desgastado”, comenta o treinador.

Fonte: Noticias ao minuto

Plano de cargos, carreiras e remuneração dos agentes de trânsito é aprovado

Na noite da última segunda-feira (30) a Câmara de vereadores contou com a presença do secretário de segurança pública do Crato, Coronel Jarbas Freire, e de agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) que o acompanharam no plenário. 

O secretário Jarbas e os guardas civis debateram sobre vendedores ambulantes que insistiam em comercializar em local proibido no centro da cidade. O momento, que resultou na prisão de um deles, foi gravado e postado nas redes sociais, ganhando bastante repercussão nos últimos dias. O vereador Amadeu de Freitas (PT) reforçou a sua fala da semana anterior afirmando ser contra o uso de força na abordagem a trabalhadores sugerindo o diálogo e a tentativa de entendimento entre as partes.

Fernando Brasil (PP) disse ser uma provocação, já que sempre são os mesmos vendedores envolvidos em tais problemáticas. Ele ainda declarou que estes querem apenas prejudicar a administração municipal ao filmarem e reproduzirem os vídeos nas redes sociais. O secretário explicou que houve apenas o uso moderado da força progressiva para atender uma situação que acontece constantemente, já que alguns vendedores insistem em descumprir, chegando a desacatar e até ameaçar os guardas civis.

Os agentes de trânsito acompanharam a discussão e aprovação por unanimidade dos votos do projeto de Lei de autoria do prefeito municipal que cria o plano de cargos, carreiras e remuneração para a categoria. De acordo com o Cel. Jarbas a partir de agora a categoria terá níveis hierárquicos a partir do ingresso do agente e aqueles que chegarem no último nível poderão ter um aumento salarial de até 60%. O agente de trânsito Edílson Marques disse ser um estímulo a mais, já que o profissional que se dedicar aos estudos poderá ser recompensado por isso. Afirmou ainda que os agentes também buscarão atender melhor a população. 

Ao término das discussões e votações a sessão presidida pelo vereador Florisval Coriolano (PRTB) foi encerrada.

Kleina cobra da Ponte Preta para vencer o Botafogo e colar no G4

Com treinamento na manhã desta quinta-feira no Moisés Lucarelli, a Ponte Preta encerrou a preparação em Campinas antes de viajar a Ribeirão Preto para enfrentar o Botafogo, sábado, às 11 horas, no Estádio Santa Cruz, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Apesar do forte calor a ser enfrentado, Gilson Kleina cobrou a manutenção do desempenho apresentada contra Paraná e Cuiabá para surpreender o adversário e colar no G4. “Se mantiver a evolução mostrada contra Paraná e Cuiabá, a Ponte está mais próxima do resultado positivo. Por isso, o nível de desempenho tem de estar igual. Há, sim, fatores externos, como a temperatura. É um confronto direto para almejar a parte de cima da tabela. É muito importante pontuar”, salientou.

“Temos de ter sempre a mentalidade de entrar em campo para construir a vitória. Se as coisas não acontecerem bem, pontuar em Ribeirão é importante, além de confirmar o dever dentro de casa. Porém, é bom sempre brigar pelo topo. O pensamento é fazer os três pontos, o que nos colocaria muito na briga”, emendou.

Em oitavo lugar, com 35 pontos, três abaixo do G4, a Ponte depende de uma vitória simples para ultrapassar o rival paulista, em sexto, com um ponto a mais. “É vivenciar uma partida de cada vez. Temos todo foco e mobilização no Botafogo, adversário que está à frente. Trata-se de um compromisso importantíssimos para as nossas pretensões. A Ponte tem de tentar somar e vencer em toda rodada. É trabalhar para ganhar”, indicou.

“A vitória nos dá condição de ganhar posições e se aproximar do G4. Só haverá esta condição se melhorar o nível de desempenho, como aconteceu, o conjunto, entrosamento e qualidade técnica”, arrematou o comandante campineiro.

Fonte: Noticias ao minuto

Guedes reage a senadores e estuda desidratar pacto federativo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Após sofrer derrota na votação da reforma da Previdência no Senado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, iniciou nesta quarta-feira (2) um movimento para desidratar a proposta do governo para o pacto federativo -conjunto de medidas que visam destinar mais recursos para estados e municípios.

A reação veio horas após os senadores derrubarem um artigo da reforma que criava regras mais rígidas para recebimento do abono salarial. Pelos cálculos do Ministério da Economia, a mudança reduziu o impacto da proposta em R$ 76,4 bilhões em dez anos.

Embora não se sinta responsável pela articulação política do governo com o Congresso, Guedes vem tentando negociar com os parlamentares, que pressionam por mais recursos. O ministro informou a auxiliares que não tem a intenção de abrir uma guerra com o Legislativo, mas é obrigado a compensar as perdas com a Previdência.

Na manhã desta quarta, o ministro determinou que sua equipe técnica refaça todos os cálculos da proposta que vai reestruturar os repasses de recursos a estados e municípios.

A ordem é de que cada bilhão retirado das economias da reforma da Previdência seja descontado do valor que seria repassado aos governos regionais no pacto federativo.

Nesta quarta, a agenda de Guedes previa encontros com bancadas de senadores do PP, PSD e MDB. Todas as agendas foram canceladas.

Parlamentares ouvidos pela reportagem afirmaram ter recebido ligação de um assessor do ministro informando o cancelamento sob a justificativa de que surgiu um compromisso no Palácio do Planalto. A agenda do ministro, porém, não trazia nenhuma reunião na sede da Presidência.

Outro argumento seria o fato de as reuniões coincidirem com o horário da votação da reforma da Previdência no Senado. Nos bastidores, porém, auxiliares do ministro afirmam que o cancelamento foi necessário para que a equipe possa se debruçar sobre os novos cálculos do pacto federativo.

Guedes afirmou a interlocutores que a responsabilidade fiscal será a regra básica na elaboração da proposta e que não abrirá mão dessa premissa.

Nas estimativas iniciais do governo, a proposta do pacto federativo poderia transferir até R$ 500 bilhões aos governos regionais em 15 anos.

As medidas avaliadas incluem a distribuição de recursos do megaleilão de petróleo e do Fundo Social (composto por recursos de exploração de petróleo e hoje de uso exclusivo da União), a desvinculação do Orçamento, mudanças no Fundeb (Fundo de Educação Básica) e Fundos Constitucionais, além do plano de socorro a estados (Plano de Equilíbrio Fiscal), que já foi anunciado pela equipe econômica.

Nesta semana, os ânimos se acirraram no Senado em relação à atuação do governo. Senadores cobram que a gestão de Jair Bolsonaro (PSL) cumpra acordos firmados para que a proposta de reestruturação das regras de aposentadoria seja aprovada.

Entre os pedidos estão o destravamento do pacto federativo e o repasse de R$ 4 bilhões a estados e municípios ainda neste ano para compensar perdas com a desoneração à exportação.

A reforma da Previdência continua em tramitação no Senado. Os parlamentares aprovaram a proposta nesta quarta, em primeiro turno. Agora, será necessário votar a matéria em segundo turno, o que deve ocorrer somente na semana que vem.

Fonte: noticias  ao minuto