Sema investiga a origem de pacotes achados em praia em São Luís

Por G1 MA — São Luís

Publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) está investigarndoa origem dos pacotes localizados no domingo (22) no litoral de São Luís. As empresas identificadas pela Sema serão multadas.

No fim de semana, pelo menos cinco deles foram vistos pela praia de São Marcos, situada na capital. Os pacotes pesam mais de 100 kg. O especialista da Secretaria de Meio Ambiente, Paulo Rocha, diz que os pacotes são boias contra impactos de navios. Uma espécie de amortecedor para choques mecânicos.

“Alguns dos pacotes que foram encontrados, que são no caso esses amortecedores, possuem selos que têm nomes de identificação de quem seria o fabricante ou mesmo a empresa dona do equipamento e a gente tem acionado, notificado, multado todas essas pessoas jurídicas que tem responsabilidade para que combata e evite assim a proliferação em massa”, explicou Paulo Rocha.

Segundo o oceanógrafo, Leonardo Lima, além de sujar as praias, as boias causam danos à biodiversidade marinha. “Esse material vai se deteriorar nas praias e vai começar a se transformar cada vez em pedaços menores quem vem contaminar biorta, os organismos da praia”, disse.

No começo do mês de setembro, pacotes semelhantes foram encontrados no município de Cururupu e, no ano de 2018, em Santo Amaro, Paulino Neves e Cândido Mendes.

Fonte: G1.com

Publicidade

Leia também