Paraíba tem 20 casos de malária confirmados

Por G1 PB

Publicidade

Ao todo, 20 casos de malária foram confirmados na Paraíba até esta terça-feira (10), de acordo com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), em João Pessoa. O 20º caso aconteceu com uma mulher de 21 anos, moradora do Conde, internada no HU no dia 31 de agosto. Ela deve receber alta ainda nesta terça.

O primeiro caso da doença no estado, este ano, foi constatado em uma mulher, de 35 anos, moradora do município do Conde, na Região Metropolitana da capital paraibana. Ela foi internada no mesmo hospital no dia 29 de março.

Outros 19 casos da doença já foram confirmados, além de um “importado”, ou seja, que não foi contraído na região, já foram identificados no estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o município do Conde é considerado como área de risco para a malária na Paraíba.

A malária não é uma doença comum no Estado mas ela é transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles, que pode ser encontrado na Paraíba nas espécies An.aquasalis; An. albitarsis; An.bellator e An. Argyritarsis.

É necessário que o mosquito esteja infectado pelo protozoário Plasmodium nas espécies P. vivax, P. falciparum e P. malariae, que age na corrente sanguínea para causar a doença.

Além da transmissão por mosquito, a doença pode ser difundida por contato de uma corrente sanguínea com o sangue contaminado.

Fonte: g1.com

Publicidade

Leia também