Prefeitura Juazeiro do Norte debate parceria com o Estado para criação do Museu do Trem

Publicidade

Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, e o Secretário de Cultura do Município, Renato Fernandes, com o Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba. Entre os assuntos debatidos está a urbanização da área da Rffesa, no bairro Franciscanos. Na ocasião, foi tratada sobre a doação para o Município de três vagões de locomotivas, atualmente desativados, para que possam compor a nova ambientação do local. O encontro aconteceu na última segunda-feira, 12.

O projeto prevê transformação daquele prédio histórico no Museu do Trem, que será um espaço de exposições longa duração, onde constarão a história da estação ferroviária, inaugurada pelo Padre Cícero no ano de 1926 e a história da linha férrea no Ceará.

O local passará por uma restauração arquitetônica, com o intuito de se conservar a arquitetura original do imóvel e reconstruir alguns elementos que remontam ao tempo em que a velha estação ainda funcionava com a finalidade para a qual foi criada, o embarque e desembarque de passageiros de trem.

Já os vagões serão utilizados para instalação de cafés, espaços para formações e oficinas artísticas.

Com essas instalações, visa-se promover um fluxo maior de visitantes, tanto da população local, como de turistas através desses atrativos. O espaço também deverá servir como suporte de educação patrimonial para estudantes de escolas públicas e privadas, bem como de instituições de ensino superior.

A Rffesa integrará o Corredor Cultural de Juazeiro do Norte

Com esses novos atrativos, a ideia é fazer uma conexão entre vários pontos culturais ao longo da linha férrea que atualmente liga as cidades de Crato e Juazeiro do Norte através do serviço do Metrô do Cariri ou Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que funciona de segunda-feira a sábado, em horários variados ao longo do dia. Os usuários desse serviço serão estimulados a percorrerem o corredor cultural de Juazeiro do Norte, um roteiro que integrará os espaços culturais do Município, como a própria Rffesa, o Teatro Marquise Branca, a Biblioteca Pública Dr. Possidônio da Silva Bem e o Centro Cultural Mestre Noza.

Publicidade

Leia também