Municípios cearenses serão beneficiados com distribuição gratuita de medicamentos

Publicidade

O Governo do Ceará, em parcerias com farmácias no estado, garantirá remédios grátis para famílias cearenses que tratam de hipertensão e diabetes

O Governo do Ceará vai garantir aos municípios cearenses a distribuição gratuita de medicamentos para o tratamento de diabetes e hipertensão. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana nesta terça-feira (13), durante o bate-papo ao vivo com a população em suas redes sociais (Facebook e Instagram). Na transmissão, o chefe do Executivo apresentou detalhes do programa juntamente com o titular da secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Dr. Cabeto.

O governador explicou que esta será mais uma política parte da grande transformação pela qual a rede de saúde pública tem passado no Estado, com o objetivo de garantir cada vez mais o melhor atendimento aos cearenses que mais precisam de atendimento digno nos postos de saúde e hospitais públicos. Com a distribuição de remédios, ele afirma que será melhorado o processo de tratamento dos atendidos, além de ter remédio disponível da forma mais fácil.

“Esta é uma parceria que estamos fazendo com as farmácias do estado, para garantir a distribuição de remédios para diabetes e hipertensão. Importante destacar que, diante de toda essa crise econômica do país, estamos cada vez mais investindo para que o cearense tenha acesso à Saúde Pública. Mais de 85% da população utiliza o sistema público de Saúde, então é algo muito importante ampliar e modernizar os serviços, qualificar os profissionais, para que a gente possa cada vez mais cuidar das famílias que precisam com o tratamento adequado”, afirmou Camilo.

Médico cardiologista, o secretário Dr. Cabeto pontuou que a distribuição gratuita de remédios para hipertensos e diabéticos é fundamental para evitar uma série de problema de saúdes hoje comuns no cotidiano cearense.

“A hipertensão e a diabetes são os fatores mais importantes na presença do AVC, do enfarto e da insuficiência renal, que representam grande parte das causas de morte na nossa comunidade. Esse programa melhorará o acesso aos medicamentos em todo o Estado, como também irá fortalecer o vínculo do Estado com o cidadão. Ou seja, em parceria com os municípios, é organizada uma metodologia para ofertar esses medicamentos de forma mais rápida e eficaz para a população cearense”, explicou.

Nesta terça-feira, o governador e o secretário participaram juntos de reuniões em São Paulo para tratar de novos e potenciais investidores no campo da Saúde Pública do Ceará. Camilo lembrou que, na próxima segunda-feira (19), será lançado no Palácio da Abolição a Plataforma de Modernização da Saúde no Ceará. “Na última segunda, estivemos também na Escola de Saúde Pública lançando o Programa Médico da Família Ceará em Fortaleza, onde 150 novos médicos estarão nos postos de saúde reforçando a atenção primária nos bairros da Capital”, destacou ainda o governador.

Perguntas e respostas

No momento de interação com os usuários das redes sociais, o governador respondeu a perguntas sobre ações do Estado em áreas prioritárias do Governo do Ceará, como Cultura, Educação, Segurança Pública, Saúde e Infraestrutura.

A fortalezense Helena França perguntou acerca da convocação dos aprovados no primeiro concurso da história da Secretaria da Cultura (Secult). O governador respondeu que apenas a partir de setembro serão divulgadas novidades sobre qualquer realização ou chamamentos de concursos públicos estaduais.

“A gente procurou suspender um pouco o chamamento dos concursos para fazer todo o monitoramento da perspectiva da economia brasileira, que recentemente marcou 0,8% e pode chegar a um número negativo. Há de se ter muito cuidado para não comprometer o estado fiscal do Ceará. Nosso equilíbrio é o que nos tem permitido manter investimentos, também ter em dias os salários dos servidores, dentre várias outras ações. Vamos tratar tudo com muita responsabilidade para seguirmos garantindo oportunidade e desenvolvimento aos cearenses.”

Alberto Júnior questionou se há previsão para o início das obras na estrada que liga os municípios de Itarema e Acaraú. Camilo afirmou que ainda este mês as obras de pavimentação e duplicação da rodovia estadual terá início. “Tenho que ir inaugurar uma areninha e uma Praça Mais Infância em Itarema. Vou aproveitar para dar a ordem de serviço desta obra, que já tem tudo pronto para começar, já vamos montar canteiro de obras, deslocar as máquinas. Esse mês ainda será iniciada.”

Sobre Segurança Pública, José Lopes cobrou do governador o que tem sido feito pelo Governo do Ceará nesta área. “São muitos os investimentos. Acabei de inaugurar mais um Batalhão do Raio, em Acopiara. Nos últimos quatro anos, foram mais de 10 mil profissionais contratados para a área da Segurança. Fomos o primeiro estado a importar armas norte-americanas para a Polícia. Temos um sistema inteligente de videomonitoramento, observando várias áreas do estado, dando mais agilidade ao trabalho policial nos municípios. Os números da Segurança têm melhorado a cada mês”, informou o governador.

Publicidade

Leia também