Cândido Albuquerque é empossado reitor da UFC, sob protestos da comunidade acadêmica

Por Madson Vagner 

O advogado Cândido Albuquerque foi empossado como reitor da UFC. Menos votado na consulta acadêmica, Cândido enfrenta protestos.

O advogado e professor Cândido Albuquerque foi empossado oficialmente nesta quinta-feira, 22, em Brasília, como reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O mandato tem duração de quatro anos. A nomeação foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro na segunda-feira, 19.

Cândido assumiu sob protestos. Desde a terça-feira, 20, quando alunos, professores e servidores protestaram contra a nomeação, o clima na UFC é de guerra, de divisão e, até, de hostilidade em alguns setores. Nessa quinta-feira, a deputada federal Luizianne Lins, que é professora da UFC, usou a tribuna da Câmara para protestar contra a indicação do presidente Bolsonaro. Luizianne destacou o fraco desempenho de Cândido Albuquerque na votação acadêmica.

O novo reitor é acusado de usar de tráfico de influência para chegar ao Poder da instituição. Ao assumir nessas condições, entrou para a história como interventor, em plena democracia. Candido Albuquerque foi o menos votado da lista tríplice submetida a consulta da comunidade acadêmica. Ele obteve apenas 610 votos entre os mais de 11 mil votantes. Bem distante dos mais de 7 mil votos do pró-reitor Custódio Almeida, vencedor da consulta.

No discurso de posse, o novo reitor agradeceu ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que é seu primo, mas que não teria tido grande influência na indicação. Nos bastidores a rumores de que Cândido não quer ficar devedor do senador Cid Gomes, que seria o principal articulador da sua indicação. Há quem avalie que Cândido não permaneça os 4 anos no cargo.

Policiais Militares do 2° BPM se mobilizam e ajudam mãe a reencontrar filho que não via há aproximadamente 30 anos

Policiais Militares da 1ª Cia do 2º BPM, situada no Município de Juazeiro do Norte-CE, se depararam com uma missão inusitada em suas rotinas diárias de serviço na Instituição. Há seis dias, a Sra Maria Nilza Batista foi até o quartel da Polícia Militar em busca de ajuda para conseguir reencontrar seu filho que não via há cerca de 30 anos.

O Sargento PM Paulo Neto que estava no comando da guarda da Unidade teve a ideia e iniciativa de gravar um vídeo da mãe pedindo ajuda. Após a realização do vídeo, o policial militar, juntamente com os demais colegas de serviço, começaram a compartilhar a gravação nas redes sociais e em grupos de aplicativo de conversas no qual faziam parte.

Para a felicidade da Sra. Maria Nilza Batista e de todos os PMs que se engajaram nessa nobre causa, quatro dias depois da divulgação a mensagem chegou até o seu filho Saulo Batista Taveira Sousa.

Os agentes de segurança pública mantiveram, então, contato com o filho que estava na Cidade Juazeiro do Norte-CE, e combinaram o reencontro com sua mãe na mesma Companhia em que ela buscou ajuda da PMCE.

O momento foi de bastante emoção para mãe, o filho e todos os policiais militares envolvidos. O Comando Geral da PMCE parabeniza a boa ação realizada pelos integrantes da 1aCia/2°BPM e fica muito enobrecido pela Corporação ter servido de elo para o encontro entre a mãe e o filho.

 

 

Obras de restauração do trecho Campos Sales–Salitre estão com 54% de execução

A restauração de 25 quilômetros da CE-187, entre os municípios de Campos Sales e Salitre, na região do Cariri, está 54% pronta. A previsão é que a entrega completa do segmento aconteça em novembro. Os serviços são executados por meio da Superintendência de Obras Públicas, vinculada à Secretaria das Cidades do Governo do Estado.

O projeto executado inclui pavimentação, revestimento com asfalto, drenagem, bueiros, sinalizações horizontal e vertical, além de proteção ambiental. Isso demanda recursos da ordem de R$ 10 milhões, oriundos do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras de restauração significam uma reforma completa da pista, recuperando as plenas condições para o deslocamento rodoviário.

A conexão entre Salitre, reconhecida pela mandiocultura, e Campos Sales, cujo forte na economia são os serviços, visa promover o desenvolvimento regional. Melhorando as estruturas de tráfego, a circulação produtiva é incentivada, como também o acesso a a equipamentos de educação, saúde e lazer.

Este ano, o Governo do Estado já entregou a restauração completa de um total de 193 km distribuídos em nove trechos de CEs, como a 162 (Paramoti a BR-020) e a 534/549 (Icapuí-Barreiras-Redonda). Além de Campos Sales-Salitre, há seis segmentos recebendo obras de restauração.

Redes artesanais cearenses são destaque em exposição em São Paulo

O Governo do Ceará, por meio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), participa da Exposição Brasil Tupi, dentro da Design Weekend (DW!) de São Paulo, com 21 redes produzidas em tear manual por artesãos do município de Mucambo, na Região Norte do Estado. A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, acompanhada da coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará, Patrícia Liebmann, e da diretora do Casa Cor Ceará, Neuma Figueiredo, visitou a mostra e apreciou as peças cearenses.

“O potencial dos artesãos cearenses é gigantesco, por isso o Estado vem garantindo que nossos produtos sejam expostos em toda parte do mundo. Um belíssimo trabalho está sendo apresentado aqui na exposição, com destaque para nossas redes, que representam tão bem nossa terra”, destaca Onélia Santana.

Foram entregues peças brancas para artistas de diversos segmentos para a realização de releituras da rede de dormir. O objetivo da exposição é revisitar a origem e a história das redes, herdadas da cultura indígena e de presença forte no Nordeste e, principalmente, no Ceará. Alguns mantiveram o uso típico da peça, outros transformaram em móveis, peças de decoração e até roupas.

“Foi um prazer contar com a participação do Governo do Ceará, via Ceart, na exposição Brasil Tupi. As redes de dormir de algodão produzidas pelos artesãos cearenses são telas em branco onde os 21 artistas expressaram toda criatividade, recriando e resignificando essa peça de design de raiz”, enfatiza a curadora do evento, a jornalista Lilian Pacce.

A exposição está na Alameda Gabriel Monteiro da Silva até o dia 25 de agosto, com peças espalhadas pelas lojas Florense, Interbagno, Saccaro, Studio 689 – Ugo di Pacce, Tidelli e USE Gallery – Wanderley Nunes.

Gestão Municipal encerra IV Semana do Bebê em Crato

Na manhã desta sexta-feira, 23, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realizou o encerramento da IV Semana do Bebê, em solenidade festiva realizada no Largo da RFFSA. Participaram do momento, o prefeito municipal Zé Ailton Brasil, a primeira-dama Aldalice Pinheiro e a Secretária de Saúde em exercício, Milenna Brasil. E, ainda, os vereadores Fernando Brasil e Pedro Alagoano.

A festa foi preparada por todas as secretarias envolvidas no projeto – Saúde, Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude e Cultura –, e contou com a distribuição de kits para as gestantes; brinquedos para crianças de até seis anos; mudas de plantas. A surpresa ficou por conta de uma cabine de fotos para que as gestantes e mamães pudessem registrar o momento.

O Prefeito Zé Ailton Brasil reafirmou o seu compromisso com a campanha, afirmando que “a Semana do bebê representa uma ponto de reflexão para o papel das mães e das crianças na construção de um mundo melhor e do poder público em garantir o atendimento integral nos equipamentos municipais dos dois”.

A madrinha da semana, Aldalice Pinheiro, falou da alegria em compartilhar esses cinco dias com as mamães e futuras mamães. E disse que acredita que o objetivo da campanha foi alcançado. “Uma sementinha foi plantada entre todas vocês, o amor”, concluiu.

Além de toda sensibilização, Milenna Brasil lembrou que a Semana do Bebê é um momento de intensificar as ações que as equipes de saúde e da assistência social realizam todos os dias, parabenizando todos os profissionais envolvidos. “Este é um momento de darmos visibilidade ao trabalho que realizamos diariamente, graças ao apoio do prefeito Zé Ailton”, ressaltou.

A solenidade foi acompanhada ainda por coordenadores e técnicos municipais dos diversos equipamentos sociais do município, pelo representante do Conselho Tutelar, Pedro Calheira; pela articuladora do Selo UNICEF, Jamile Vieira. Por fim, a psicóloga Roseane Barros, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) finalizou o momento com a palestra “Meu bebê: o cidadão do futuro”.

Monitoramento de mídias sociais será um dos temas abordados no primeiro encontro de marketing digital do Cariri

A especialista em inteligência, comunicação e monitoramento em mídias sociais, Fátima Silana, é mais uma palestrante que irá integrar o time do DED Talks Ceará dia 14 de setembro em Juazeiro do Norte. Com mais de 12 anos de carreira profissional, ela iniciou a sua experiência com marketing no ano de 2002 na Mundi Multimídia, Diga-me e Mundiweb, empresas especializadas em educação a distância e marketing na internet, auxiliando no desenvolvimento de prospects nos diversos produtos educacionais e serviços para clientes como Nestlé, C&A, Pizza Hut, Johnson & Johnson e Senac-SP.

Fátima está desde 2004 na E.Life, ano da sua fundação, gerenciando projetos de monitoramento nas Mídias sociais para cliente como Tecnisa, o Boticário, TAM Linhas Aéreas, Volkswagen, Unilever, JCPM. A especialista também coordenou à distância os projetos e estudos de Mercado de Portugal por 05 anos. 

O serviço de monitoramento de redes sociais, que será um dos temas abordados pela especialista, é hoje um dos mais oferecidos pelas agências, segundo o Panorama das Agências Digitais. Porém, mesmo com ferramentas disponíveis que aumentam a produtividade desse trabalho o resultado real ainda depende de estratégia, criação e otimização de um profissional.

Serviço

DED talks Ceará

Data: 14 de setembro

Local: Faculdade de Juazeiro do Norte

Inscrições: www.dednordeste.com.br

Informações: (84) 9-8716.2576

Demutran de Juazeiro do Norte continua trabalho de sinalização das ruas de Juazeiro do Norte

Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), não para o trabalho de sinalização viária. Somente esta semana, foram sinalizadas mais ruas e avenidas dos bairros Triângulo, Betolândia, Lagoa Seca, Pirajá, Franciscanos e Novo Juazeiro.

No cruzamento das Ruas Letícia Vasconcelos e Domingos Calazans, no Triângulo, por exemplo, foram implementadas placas de Parada Obrigatória; na Betolândia, na Rua Fausto Pessoa dos Santos, legendas de PARE e linha divisória de pista de rolamento na cor amarela; no Novo Juazeiro, lombadas foram pintadas na Avenida Castelo Branco, nas imediações dos Colégios Tarcila Cruz, Odete Matos e Tiradentes, e em frente à Igreja Menino Jesus de Praga. Houve pintura de lombadas também na Avenida Ailton Gomes.

Além disso, a Avenida Padre Cícero, nas proximidades do Cariri Garden Shopping, recebeu faixas de pedestre em laminado elastoplástico, material similar a adesivo, mais resistente ao fluxo de veículos e às condições climáticas, com durabilidade estimada em três anos. Faixas de pedestre em laminado elastoplástico foram implementadas, inicialmente, no entorno da Praça Padre Cícero. O Demutran ainda implantou gelos baianos e tachões na Avenida Humberto Bezerra, trecho entre as Avenidas Castelo Branco e Virgílio Távora, atendendo à recomendação do Ministério Público, e alterou o sentido da Rua José Gonçalves Almeida, no Tiradentes. Agentes educadores estiveram no local para orientar os condutores sobre a nova sinalização. A via agora é de mão única.

O Diretor do Demutran, José Pedro Cipriano, vem reforçando que as ações conjuntas dos setores de Engenharia e Educação têm resultado em menos acidentes, em Juazeiro do Norte. Enquanto, de janeiro a julho de 2018, foram registradas 352 ocorrências, no mesmo período deste ano, foram 325, ou seja, 7% a menos, apesar da frota crescente na cidade, cerca de 122 mil veículos, atualmente.

“O objetivo da gestão Arnon Bezerra é um trânsito mais organizado, fluido e seguro para todos, moradores e visitantes, condutores e pedestres”, afirmou Cipriano.