Secretaria de Cultura irá lançar livro comemorativo aos 50 anos da Estátua do Padre Cícero

Publicidade

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), está trabalhando na produção de um livro em comemoração aos 50 anos da construção da estátua do Padre Cícero Romão Batista.

O monumento foi construído na colina do Horto, antiga serra do Catolé, local onde o Padre Cícero se recolhia em retiro de oração e descanso. Inaugurada em 1º de novembro de 1969, tornou-se além de cartão postal, um importante patrimônio cultural da cidade, agregando as dimensões material e imaterial.

O Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, explica que a publicação é fruto de um trabalho de pesquisa do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Secult, através de levantamentos bibliográficos, documentais e iconográficos, além de depoimentos. “Dessa forma, pedimos aos pesquisadores, colecionadores, memorialistas, fotógrafos e a sociedade em geral que possuam arquivos de imagem do processo de construção do monumento, inauguração, romarias, como também fotografias atuais para que possam contribuir com a produção do livro, entrando em contato conosco”, solicita o Secretário.

A estátua do Padre Cícero tornou-se a presença viva do Padim, recebendo anualmente milhões de visitantes de várias localidades do Nordeste e do Brasil, turistas ou romeiros, que chegam para render homenagens, pagar promessas ou somente conhecer, fazendo cada dia mais de Juazeiro do Norte, a capital da fé.

Publicidade

Leia também