Mutirão dos superendividados negocia débitos de consumidores no Recife

Por Luna Markman, TV Globo

Publicidade

O Mutirão dos Superendividados acontece até sexta-feira (19) na capital pernambucana. Durante o evento, é possível negociar dívidas com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), bancos, telefonias e o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do Recife e de Olinda.

A 20ª edição do mutirão ocorre na sede do Procon-PE, localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, no bairro de São José, no Centro do Recife. O atendimento é realizado das 9h às 14h, mas é limitado o número de fichas que são distribuídas por dia. A distribuição das senhas acontece a partir das 6h.

A capacidade de atendimento no mutirão é de 500 pessoas por dia. No entanto, para negociar dívidas com a Celpe, são distribuídas 60 fichas, sendo 30 delas para atendimento preferencial e a outra metade para atendimento geral.

Nesta quarta-feira (17), a TV Globo foi ao local do mutirão e verificou que as fichas acabaram antes das 6h30. Segundo o gerente jurídico do Procon-PE, Ricardo Faustino, não é possível aumentar o número de fichas distribuídas.

“A limitação da quantidade de senhas da Celpe é justamente por conta do tempo de resposta que ela tem para dar a cada consumidor que está sendo atendido. Para prezar pela qualidade do atendimento ao consumidor, a gente limita essa quantidade para dar um conforto maior ao cliente que está tendo o interesse de negociar a dívida”, declara.

De acordo com o supervisor operacional da Celpe, Gustavo Santos, a alta procura pela negociação de dívidas com a companhia é motivada pelas condições especiais oferecidas no mutirão.

“Tivemos uma redução na nossa entrada, de 20% [do valor da dívida e o restante é dividido] em parcelas de até nove vezes, apenas com juros de financiamento e isenção de juros e multas por atraso”, afirma.

O que levar

Para participar, é necessário apresentar original e cópia da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência. Também devem ser levados documentos que possam comprovar a dívida, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento e/ou contrato, número de protocolo.

De acordo com o Procon-PE, se constar no documento o nome de outra pessoa que não seja o titular, é necessário apresentar uma procuração reconhecida em cartório para a representação.

Serviço

20º Mutirão dos Superendividados

Até sexta-feira (19), com distribuição de fichas a partir das 6h e atendimento das 9h às 14h

Sede do Procon-PE – Rua Floriano Peixoto, 141, São José, Recife

Fonte: g1.com

Publicidade

Leia também