Entenda a fertilidade em cada etapa da vida da mulher

De acordo com a especialista em medicina reprodutiva de Juazeiro do Norte, Marcela Cabral, a idade com menor risco de complicações na gravidez e no pós-parto é entre 25 e 29 anos, mas outros fatores precisam ser avaliados. Foto: reprodução internet

Publicidade

A mulher passa por diversas fases reprodutivas durante a vida, da infância até a idade adulta. Entretanto, nem todas sabem como funcionam esses ciclos. A vontade de se tornar mãe em uma idade mais avançada faz parte dos desejos de muitas mulheres hoje em dia, mas especialistas afirmam que a capacidade reprodutiva tem a sua própria dinâmica e os níveis de fertilidade e chances de gravidez variam de acordo com cada faixa etária. E não são só elas que “sofrem” os efeitos do tempo nesse quesito. Homens também têm sua fertilidade diminuída após os 35 anos – e, de acordo com estudos recentes, na medida em que os pais têm filhos quando estão mais velhos, aumenta a chance de os bebês nascerem com problemas.

De acordo com a especialista em medicina reprodutiva de Juazeiro do Norte, Marcela Cabral, a idade com menor risco de complicações na gravidez e no pós-parto é entre 25 e 29 anos, mas outros fatores precisam ser avaliados. “Não podemos dizer com precisão que essa é a melhor idade, porque cada pessoa tem um organismo diferente, mas normalmente essa faixa etária é onde encontramos menos problemas”, explica. Ele ainda ressalta que as técnicas de fertilização in vitro podem ajudar, mas não pode comandar o relógio biológico da mulher.

Etapas da vida:

Mais de 20 anos – a partir dos 20 e poucos anos, a qualidade dos óvulos já começa a ser decrescente.

25 aos 29 anos – Nessa fase da vida da mulher, as chances são grandes dela ter uma gestação com baixos riscos de complicações na gravidez e no pós-parto.

29 aos 35 anos – Nessa faixa de idade, a qualidade dos óvulos ainda é considerada boa e as chances de gravidez ainda são consistentes.

35 anos + – Tentar engravidar após os 35 aumenta e muito o risco de complicações. “As mulheres já passam a procurar os especialistas em medicina reprodutiva, porque já passa a ser mais difícil engravidar de forma natural”, diz Marcela

Publicidade

Leia também