Morre Raimundo Ferreira dono da empresa Viação Brasília

A viação Brasília foi fundada em Cajazeiras (PB) em 1958 quando desfez a sociedade com a Varzealegrense. Foto: reprodução internet

Publicidade

Rafael Pereira/Agência News Cariri

O empresário e empreendedor do ramo de transportes, Raimundo Ferreira, morreu na noite desse domingo (16), aos 88 anos, em Juazeiro do Norte. Ele foi sócio e fundador da antiga Viação Brasília, empresa de transportes de passageiros que atuava na região do Cariri, antes da atual Viametro.

O velório acontecerá a partir das 17 h dessa segunda-feira (17) no Centro de Velório Anjo da Guarda. A partir das 9 h dessa terça-feira (18) ocorre o sepultamento no Cemitério Anjo da Guarda.

História

Raimundo Ferreira nasceu em Várzea Alegre em 1931 e lá foi onde concluiu seus primeiros estudos. Mas foi somente em Capina Grande (PB) que concluiu seus estudos ginasiais em 1949, o que hoje corresponde ao ensino fundamental. E em Fortaleza iniciou e terminou o científico, hoje ensino médio.

Sua maior ambição era ser empresário, nisso, ele não segui carreira universitária que lhe daria um diploma em medicina ou direito, tanto requisitado na época. Foi onde iniciou com uma pequena indústria de autofalantes. Sua ambição foi ainda mais longe onde chegou a cidade do Crato e se associou com apenas um veículo ao dono da empresa de ônibus Viação Varzealegrense com linhas do Nordeste para o sul do país, principalmente para São Paulo. Era época de grande movimentação de retirantes nordestinos que iam tentar ganhar a vida no sul do país.

A viação Brasília foi fundada em Cajazeiras (PB) em 1958 quando desfez a sociedade com a Varzealegrense. De inicio a empresa tinha apenas três ônibus que ligava a região nordestina ao sul do país. Com o tempo ela atuou na região metropolitana do Cariri com linhas entre as cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha segundo o site Fortalbus.com

Ele ainda se envolveu na política associando-se ao MDB e candidatando-se para prefeito de Cajazeiras, mas acabou não sendo eleito perdendo para um candidato da Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Raimundo Ferreira também entrou no ramo das comunicações com a criação da Rádio Cultura de Várzea Alegre em 1974 com apoio do deputado federal juazeirense Mauro Sampaio.

Com o tempo ele constituiu um dos maiores grupos empresarias da região. O Grupo Empresarial Raimundo Ferreira era um conglomerado de empresas principalmente do ramo de transportes de passageiros constituída pela: Viação Brasília, Rio Negro, Rápido Juazeiro e VB Express.

 

Publicidade

Leia também