Ex-prefeito de Potengi tem contas desaprovadas pelo TCE; terá que se articular com a Câmara

Publicidade

Por Madson Vagner

O ex-prefeito de Potengi, Samuel Alencar, terá que voltar a se articular com a Câmara. Ele teve as contas desaprovadas pelo TCE e a atual prefeita vai lavar as mãos.

O ex-prefeito de Potengi, Samuel Alencar, tem repetido que deixou a política; mas parece que a política continua atrás dele. Samuel terá que se articular com a Câmara de Vereadores para salvar suas contas de Governo de 2013, primeiro ano do seu segundo mandato.

Samuel parece ter inchado a máquina pública a ponto de ultrapassar o Limite de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que foi identificado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Sem perdão, a conselheira Patrícia Saboya, relatora do processo, desaprovou as contas com o apoio do colegiado.

O ex-prefeito superou os 60% com a folha e, agora, precisa de dois terços dos vereadores para derrubar a decisão do TCE e permanecer ficha limpa. O problema é que a atual prefeita Alizandra Gomes, não acredita na saída de Samuel da política e promete deixar sua base a vontade. Pode ter rompimento.

APESAR de ter sido eleita com o apoio de Samuel Alencar, a prefeita Alizandra teme por uma reviravolta na sua base, que está insatisfeita com a gestão. Teme que Samuel retorne a política a pedido de aliados. Mas, antes de boicotar um possível retorno de Samuel, Alizandra precisa ficar de olho na sua gestão. Ela também corre o risco de ficar inelegível.

Além de desaprovar as contas de Samuel, o TCE fez algumas recomendações a gestão Alizandra. Foram apontadas falhas no controle interno e arrecadação. Falta transparência e política administrativa. A gestão não tem respeitado a fixação do Duodécimo da Câmara e não aciona devedores da Dívida Ativa. Ou seja, pode vir mais contas reprovadas.

 

Publicidade

Leia também