Com 4 Escolas Nota 10 Várzea Alegre é destaque no SPAECE na CREDE 17

Publicidade

A educação de Várzea Alegre se destaca na CREDE 17, com sede em Icó, com 4 Escolas Nota 10. Esse é o resultado do SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, referente ao ano de 2018.

Na CREDE 17, se destacaram 6 escolas com proficiência nota 10, sendo uma escola de Baixio, outra de Cedro e 4 escolas de Várzea Alegre, que são: Teodora Gomes Fiuza, Zulmira Siebra Leite e Dr. Pedro Sátiro, na categoria de 2° ano do Ensino Fundamental, além da escola Iracy Bezerra de Morais como escola do 5º ano do Ensino Fundamental.

A premiação das escolas nota 10 acontecerá neste dia 06 de junho, em Fortaleza. As Escolas de Várzea Alegre, por critério de proficiência, não estão entre as 150 que receberão recursos financeiros por conta dessa premiação, porém, mostram evolução na qualidade da educação.

O prefeito Zé Helder, disse que quando são registradas conquistas para o município é muito bom, melhor ainda quando essas conquistas estão relacionadas à educação e agradeceu o empenho do ex-Secretário da pasta Paulo Danúbio, do atual Secretário, Antônio Fernandes, e do Gerente do MAISPAIC, Heriberto Menezes e a todos os que fazem a educação, incluindo os professores e alunos, especialmente à direção das Escolas Nota 10 pelos resultados que engrandecem a educação e melhoram as condições de aprendizagem dos estudantes.

Zé Helder disse que em 2012, final do seu segundo mandato, a posição de Várzea Alegre na avaliação do SPAECE, no 2º ano, era a 52ª, e quando assumiu o terceiro mandato, em 2017, a posição do Município era a 174ª entre os 184 municípios cearenses. Com os resultados de 2018, houve avanço considerável e agora a posição de Várzea Alegre é a 103ª.

O Secretário de Educação do município, Antônio Fernandes, destacou que estava satisfeito com os resultados e lembrou que Várzea Alegre não tinha uma escola nota 10 na avaliação do SPAECE desde 2013. Ele prepara um grupo de pessoas envolvidas na premiação para ir a Fortaleza receber os reconhecimentos pelos resultados obtidos.

Segundo Heriberto Menezes – Gerente MAISPAIC, a premiação é uma ação que valoriza o trabalho das escolas públicas do estado do Ceará e indica o desempenho de aprendizagem apontado pelo SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará.

Ele pontou que o município de Várzea Alegre, vem demonstrando um bom crescimento nos resultados dessas avaliações e que há uma preocupação com a equidade da rede de ensino, que tem uma demonstração mais real da evolução da qualidade do ensino.

No dia 7 de maio foi divulgado o resultado das provas do SPAECE. Os testes foram realizados de forma censitária, em todas as escolas das redes municipais e estadual cearenses, com alunos dos ensinos fundamental (2º, 5º e 9º ano) e médio (3ª série).

Publicidade

Leia também