Chuva rompe pela 6ª vez barreira de contenção de obra na Rua Holanda, em Fortaleza

Por G1 CE

Publicidade

A chuva de 96,8 milímetros da madrugada desta quarta-feira (12) rompeu, mais uma vez, a barreira de contenção da obra de drenagem e recomposição do asfalto na Rua Holanda, no Bairro Maraponga, em Fortaleza.

O buraco foi aberto em janeiro de 2019, com as chuvas do início do ano, e prejudicaram o andamento da obra. Em fevereiro, uma nova cratera se formou por causa das precipitações.

De acordo com os moradores, essa é a sexta vez, que a barreira sofre rompimento. Eles acreditam que por causa da forte precipitação, o cronograma de entrega da obra deve ficar prejudicado.

A força da água levou materiais de obras, como pedras, concreto e madeira. Uma ponte que foi improvisada para permitir a passagem de moradores no local também foi levada pela força das águas.

Obra temporariamente paralisada

Procurada pelo G1, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), informou por meio de nota que, a obra da reforma do pontilhão da Rua Holanda seguiu o seu andamento normal até ontem [terça-feira]. Mas, devido às chuvas, ela teve que ser temporariamente paralisada.

A SCSP reforçou que é impossível realizar esse tipo de serviço com a chuva acontecendo. O órgão explica também que a estrutura que foi executada, que é uma galeria celular, não foi danificada. A SCSP afirma que está tudo normal.

“O que aconteceu foi um aumento do nível da água que ultrapassou o dique que foi executado, mas ela está passando pelo desvio que foi feito justamente para isso. A obra vai continuar com o seu cronograma normal dependendo as condições climáticas dos próximos dias”, explicou o engenheiro da prefeitura de Fortaleza, Guilherme Sousa.

Caos por causa das chuvas

O pedreiro Renato Mesquita conta que a situação está um caos. Ele diz que a obra está com trabalhadores, mas quando chove tudo é levando pela força das águas.

“Rapaz, todos os dias passar pelo local é um caos. Quando chove acontece tudo isso aí. É pela sexta vez vemos esse problema aí. A rapaziada coloca as manilhas, tentam fazer o trabalho mas, quando acaba, a chuva leva tudo de novo. Faz um bom tempo, já. Um transtorno danado. Fica ruim para levar as crianças para o colégio. Bastante complicado”, reclamou.

Já o motorista Raimundo Antônio diz que o andamento da obra é prejudicado por causa das chuvas. “Por conta da chuva, eles atrasam o serviço. A natureza não dá trégua, não quer saber o que tem pela frente. Quando ela vem, arrasta tudo. O pessoal está trabalhando, mas está difícil”.

Fonte: G1.com

Publicidade

Leia também