Festival Expocrato 2019 supera expectativas e oferece facilidades na garantia de ingressos

Faltam menos de 30 dias para o Festival Expocrato, maior encontro de música do Norte e Nordeste, e os resultados preliminares são acima da expectativa. De volta para a edição 2019, o evento reúne mais de 50 atrações, entre os principais nomes da música nacional, em uma mega estrutura montada de 13 a 21 de julho, Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, em Crato, no sul do Ceará.

“Este será nosso segundo ano no comando da festa e, mais uma vez, a receptividade superou nossas expectativas”, afirma o representante da Mega Som, sócia do evento, Sávio Soares, referindo-se a ansiedade do público em garantir ingressos. Não seria para menos com Marília Mendonça, Anitta, Zé Neto & Cristiano, Dilsinho, Ferrugem, Nando Reis, Leo Santana,  Wesley Safadão, Xand Avião, Simone & Simaria, Bruno & Marrone, Gusttavo Lima gravando novo DVD, entre outras estrelas em sua grade de shows.

 

“Para nós é muito significativo perceber que o público reconhece a qualidade, conforto e segurança do Festival Expocrato”, declara. Promovido pela Multi Entretenimento e Mega Som desde 2018, o tradicional setor de shows da Expocrato ganhou nova roupagem, nova estrutura e título de Festival de Música. 

 

Com setores quase esgotados e o passaporte promocional das 9 noites de festa chegando às últimas unidades, a recomendação é não deixar para última hora. Sabendo disto, a universitária Andreza Aquino, da cidade de Barro, se apressou para garantir seu ingresso. “Esta será minha primeira vez na Expocrato e quero muito ver Nando Reis, na terça-feira, 16. Agora vou aproveitar!”, revela. 

 

Serviço

Festival Expocrato 2019

Data: 13 a 21 de julho

Local: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, Crato

Onde comprar: www.bilheteriavirtual.com

Loja Oficial Festival Expocrato: Rua Doutor Miguel Lima Verde, 503, no Centro, Crato / Cariri Garden Shopping, Loja 71, Juazeiro do Norte, Ceará / Ticket Shop, nos shoppings Iguatemi e RioMar Kennedy, em Fortaleza, Ceará.

Informações sobre ingressos e lotes: www.festivalexpocrato.com.br  e

@festivalexpocrato e (85) 3033-1010

Realização: Multi Entretenimento e Mega Som

Pabllo Vittar cantará na ONU em homenagem a Rainha Elizabeth

Pabllo estará no evento ‘Missão do Reino Unido’ da ONU

Com agenda cheia de compromissos pelos Estados Unidos, Pabllo Vittar segue apresentando sua turnê e ganhando muito admirados entre os norte-americanos. Agora a estrela foi convidada para um show bastante especial na ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York.

Segundo informa do colunista Ancelmo Gois, do jornal ‘O Globo’, a drag queen vai se apresentar em Nova York nessa terça-feira (18), em um evento especial da ONU.

Pabllo estará no ‘Missão do Reino Unido’, que fará uma homenagem ao aniversário da Rainha Elizabeth II, que completou 93 anos em abril.

Após o evento Pabllo seguirá para sua série de shows pelos Estados Unidos e também Canadá.

Fonte: Notícias ao Minuto

GeoPark Araripe recebe a visita de técnicos internacionais

O GeoPark Araripe, reconhecido em 2006 como o primeiro geoparque das Américas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), receberá, na segunda quinzena de julho, a visita de dois técnicos internacionais para avaliar a gestão e as ações realizadas pelo geoparque nos últimos quatro anos. O objetivo é decidir se o GeoPark terá revalidado o seu Selo Verde, que o mantém no Programa de Geoparques Globais da Unesco.

Os técnicos Pablo Rivas (Espanha), e Tran Tan Van (Vietnã), especialistas em geologia, irão permanecer na região do Cariri entre os dias 17 e 20 de julho, e percorrerão museus e sítios geológicos das cidades que compõem o Geopark, realizando a avaliação.

Os selos são a forma da Unesco avaliar o trabalho dos geoparques ao redor do mundo. O Selo Verde é o reconhecimento de que o sítio geológico cumpre os conceitos de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Caso o geoparque não cumpra essas medidas, ele recebe o Selo Amarelo, e terá um prazo de dois anos para se adequar. O Selo Vermelho é dado aos parques que ao final desses dois anos não tenham se adequado aos critérios estabelecidos. A punição com o Selo Vermelho é a perda do Status como Geoparque Mundial da Unesco.

O GeoPark Araripe já recebeu o Selo Verde por duas vezes, sendo a última em 2016. A decisão sobre a revalidação do Selo Verde está prevista para setembro de 2019, após a análise dos dados coletados pelos técnicos.

Feira do Conhecimento

O GeoPark Araripe participará da Feira do Conhecimento 2019, que ocorrerá entre os dias 16 a 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. Nas edições anteriores da feira, o stand do GeoPark foi um dos mais visitados, apresentando coleções de fósseis, ossos de dinossauros, insetos, aracnídeos, folhas de gimnospermas e angiospermas, e a apresentação de geoprodutos.

Sobre o Geopark

Vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Universidade Regional do Cariri (Urca), o GeoPark situa-se no sul do Estado do Ceará, abrangendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O parque mantém um território onde se encontram importantes registros geológicos do período Cretáceo, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com fósseis de plantas e animais com registros entre 150 e 90 milhões de anos.

Fonte: assessoria Governo do Estado do Ceará

Governo do Ceará enviará à AL mensagem para regulamentação do táxi intermunicipal

O Governo do Ceará vai encaminhar à Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira (24), o projeto de lei que trata da regulamentação da atividade dos táxis intermunicipais no Estado. O compromisso foi selado em reunião entre o assessor de Relações Institucionais, Nelson Martins, e representantes da Federação de Táxi Intermunicipal do Ceará vindos de 30 municípios, na manhã desta terça-feira (18), no Palácio da Abolição.

Nelson Martins enfatizou que todo o processo necessário para atender a reivindicação da categoria foi discutido com o governador Camilo Santana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Procuradoria-Geral do Estado, e que a mensagem seguirá para o Legislativo acompanhada de mobilização junto aos deputados estaduais, objetivando deste modo a aprovação rápida da nova lei.

“Esperamos que o texto assinado pelo governador Camilo Santana seja aprovado o mais rápido possível, para que o sistema de táxis intermunicipais seja regulamentado e, acima de tudo, para que a gente possa evitar algumas situações irregulares que hoje ocorrem. O objetivo maior é que a população tenha melhores alternativas e melhores condições para utilizar o serviço de transporte”, assegurou.

A demanda dos taxistas intermunicipais – que prestam serviços de transporte levando passageiros de uma cidade a outra – pede o regimento para o serviço com a intenção de evitar problemas aos motoristas formalizados diante do alto índice de “táxis piratas” em território cearense. Com a aprovação da mensagem, segundo membros da federação, o trabalho dos profissionais se torna mais seguro, com mais fiscalização e livre de prejuízos.

“O Governo do Ceará já trabalhou antes para a regulamentação dos ônibus e de transportes complementares no Estado todo. Era importante que nós fizéssemos também a regulamentação desse sistema de táxi intermunicipal. Nós já conversamos com alguns deputados e os representantes da federação também vão tratar disso lá na AL, para que tudo ocorra dentro do necessário”, complementou Nelson.

Também participaram da reunião o superintendente do Detran, Igor Ponte, o presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Fernando Franco, o deputado estadual Acrísio Sena e o chefe da Casa Militar, Coronel Andrade Mendonça.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Chove no Cariri durante a madrugada e Funceme registra chuvas em mais de 100 milímetros em município da região

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Apesar de ter passado o período chuvoso do ano, o Cariri amanheceu com fortes chuvas nos 22 municípios da região nessa madrugada e no inicio da manhã dessa terça-feira (18). Em Porteiras ocorreu as maiores precipitações da região onde, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 106 mm no Sítio Saco, zona rural do município.

Na região metropolitana do Cariri as maiores precipitações se concentraram em Crato, principalmente no Bairro Lameiro onde a Funceme mediu 75 milímetros. Já em Juazeiro do Norte o índice foi de 58 mm com precipitações que duraram a noite de ontem e a madrugada de hoje. Em Barbalha choveu 60,5 mm.

Só na região durante o mês de junho choveu uma média mensal de 36 milímetros. Para a Funceme esse índice é considerado acima da média quando o normal são precipitações de 20 milímetros no mês de junho. De acordo com a Funceme haverá mais precipitações ao longo dessa terça-feira.

Xuxa confessa ter atuado em filme erótico para agradar Pelé

Xuxa Meneghel fez uma revelação à Eliana sobre um trabalho bastante polêmico de sua carreira, o filme erótico Amor Estranho Amor (1982), em que ela teve relações sexuais com um garoto de 12 anos.

Em entrevista à apresentadora, exibida nesse domingo (16), no SBT, Xuxa conta ainda que só participou do filme por causa de Pelé, seu namorado na época.

“Odiei fazer ‘Amor Estranho Amor’. Me enganaram, falaram um monte de coisa, que era para ser feito assim, assado. Foi o único trabalho que Pelé me fez fazer, porque ele falou: ‘Faz por causa do meu amigo’. Fiz e me estrepei”, afirmou Xuxa.

Xuxa também contou a Eliana que Pelé foi seu primeiro amor, mas disse também que sofreu com traições e mentiras do ‘Rei do Futebol’.

“Namorei durante seis anos. Foi meu primeiro relacionamento sério da minha vida. Eu tinha 17 anos, dos 17 aos meus 23 anos. Foi meu primeiro amor. Eu fui muito apaixonada por ele. Tive que lidar com traição, com mentira, porque ele dizia que o Pelé precisava fazer certas coisas, e eu, depois de um tempo, comecei a achar que isso era normal. Quando não estava mais com ele, vi que não era normal”, afirmou.

Fonte: Istoé

Lei proíbe instituições financeiras de contratar empréstimos por telefone com aposentados da PB

As instituições financeiras no Estado da Paraíba estão proibidas por lei de ofertar e celebrar contratos de empréstimo financeiro com aposentados e pensionistas por meio de ligações telefônicas a partir desta terça-feira (18). A lei, de autoria de Ricardo Barbosa (PSB), foi promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba.

No texto da justificativa, o deputado aponta que este tipo de contratação desrespeita os princípios norteadores do Código de Defesa do Consumidor, bem como do Estatuto do Idoso.

“Muitos contratam sem a plena capacidade de conhecimento do que se está contratando e a consequência é o grande acúmulo de processos no Poder Judiciário, bem como o sofrimento do contratante em estar vinculado a prejuízos financeiros, que geram muito estresse e comprometem a sua saúde”, diz o texto.

O autor do projeto conclui, na justificativa, que as contratações de empréstimos consignados por telefone “gera a vantagem, em favor da instituição, em função da idade e saúde do consumidor e consequentemente a invalidade dos contratos firmados por meio telefônico”.

Segundo a lei, em caso de descumprimento, a instituição financeira vai ser multada no valor de 390 unidades fiscais de referência no Estado da Paraíba (UFR-PB) e, em caso de reincidência, ocorrendo dentro do mesmo ano fiscal, pode ter a inscrição estadual cassada.

Fonte: G1.com

Mais de 60 tartarugas de espécie rara na PB nascem na praia de Ponta de Campina, em Cabedelo

Mais de 60 tartarugas da espécie Lepidochelys olivacea, conhecidas como tartaruga-oliva, nasceram na tarde desta segunda-feira (17), na praia de Ponta de Campina, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. O nascimento foi assistido pela Organização Não Governamental (ONG) Tartarugas Urbanas Guajiru.

As 62 tartarugas nasceram por uma “cesariana de areia”. De acordo com Rita Mascarenhas, fundadora da ONG, o processo natural seria as tartarugas saírem de seus ninhos à noite e seguirem a luz da lua em direção ao mar, porém quando se trata de praias urbanizadas, a tendência é que os animais sigam a luz elétrica da cidade e acabem morrendo nas ruas.

Por isso, a ONG estabelece um horário à tarde para a abertura dos ninhos, assim é possível acompanhar as tartarugas em seu nascimento.

Segundo Rita, em 17 anos, a ONG Guajiru realizou apenas nove nascimentos de tartaruga-oliva, que apesar de ser comum no Brasil, é mais raro no litoral da Paraíba.

Fonte: G1.com

HU confirma 12º caso de malária na Paraíba em 2019

O 12º caso de malária na Paraíba em 2019 foi confirmado nesta terça-feira (18) pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, onde o paciente está internado. Só este mês foram confirmados três casos, o 9º e 10º no dia 4 e o 11º no dia 10.

De acordo com o hospital, o paciente é um homem, de 32 anos, agricultor, e morador do sítio Gurugi II, na zona rural da cidade do Conde. Ele deu entrada na instituição na segunda-feira (17), já com o diagnóstico de malária, e também iniciou o tratamento.

Ainda conforme o hospital, outras duas pessoas estão internadas na unidade de saúde para tratar a doença. Ambos estão em situação estável e um deles deve ter alta médica ainda nesta terça-feira.

Uma morte – em que há a suspeita de dengue, mas também foi incluída a de malária, tendo em vista a região onde a vítima morava – também é investigada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Ações de combate

Segundo as Secretarias de Saúde do Estado e do Conde, estão sendo realizados testes rápidos e de gota espessa em moradores do município para identificar a doença e tratar os pacientes diagnosticados. Além disso, uma Comissão de Investigação foi montada para executar uma busca ativa na região e entender os casos.

Fonte: Noticias ao minuto

MP cobra manutenção dos serviços de oncologia em Imperatriz

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) solicitou na última sexta-feira (14) a manutenção de todos os serviços médicos de oncologia em Imperatriz, a 626 km de São Luís.

O pedido foi entregue pelo promotor de justiça titular da 5ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde de Imperatriz, Newton de Barros Bello Neto, ao secretário de estado da Saúde, Carlos Eduardo Lula, em reunião realizada na sede da Secretaria, em São Luís.

No documento, o representante do Ministério Público do Maranhão destacou que o Hospital São Rafael, unidade responsável pelo atendimento de pacientes com câncer, protocolou junto à SES uma denúncia após tentativas de negociações para reajustar o valor do contrato com o Estado do Maranhão e ameaçou suspender os atendimentos em 90 dias.

Segundo o promotor de justiça, Bello Neto, o MP solicitou a adoção de medidas urgentes no prazo de três dias para eliminar os riscos de suspensão dos serviços de oncologia. “Viemos pessoalmente falar com o secretário de Saúde pois precisamos evitar que haja qualquer diminuição ou suspensão dos serviços. É inadmissível a ocorrência de hipótese desta natureza, pois ocasionaria verdadeira tragédia consistente em mortes de milhares de pacientes pelo Sistema Único de Saúde no Hospital São Rafael”, afirmou Bello Neto.

O secretário, Carlos Eduardo Lula, garantiu que o serviço de Oncologia em Imperatriz não será diminuído ou suspenso. Ele afirmou que o Estado do Maranhão continua resolvendo com a empresa prestadora do serviço para a solução de qualquer questão de ordem contratual e financeira.

Fonte: g1.com