Governador Camilo Santana se reúne com bancada federal do Ceará em Brasília

O governador Camilo Santana reuniu na noite desta terça-feira, em Brasília, 17 deputados federais e dois senadores da bancada cearense para tratar de temas prioritários para o Ceará. Na pauta central, a importância de obras do estado que dependem de recursos federais, principalmente de infraestrutura hídrica, e a reforma da previdência.

“Discutimos sobre a reforma da previdência, quando detalhei os pontos debatidos na reunião dos governadores, e temas como as obras que dependem de recursos federais, como o Cinturão das Águas, além da cessão onerosa, securitização, aumento do FPE e Fundo Social”, citou o governador.

Além dos senadores Cid Gomes e Luiz Eduardo Girão, estiveram presentes os deputados Domingos Neto (coordenador da bancada), André Figueiredo, Aníbal Gomes, Capitão Wagner, Dênis Bezerra, Júnior Mano, Vaidon Oliveira, Eduardo Bismarck, Pedro Bezerra, AJ Albuquerque, Idilvan Alencar, Robério Monteiro, Célio Studart, Moses Rodrigues, Genecias Noronha, Leônidas Cristino e José Guimarães. “A bancada unida é muito importante para o crescimento do nosso Estado”, disse Camilo Santana.

Empresa responsável pela Expocrato esclarece dúvidas sobre o evento durante sessão ordinária, em Crato

Durante sessão ordinária na última segunda-feira (10) os vereadores cratenses receberam a presidente do Instituto Fibra Cariri, Isabel Cristina Moura dos Santos, para falar sobre fibromialgia, síndrome que provoca dores por todo o corpo por longos períodos. A sessão foi presidida pelo vereador Fernando Brasil(PP). Na ocasião, estava em pauta o projeto do vereador Dr. Renan (PATRIOTAS), que concede atendimento prioritário aos pacientes com esta síndrome. 

Os parlamentares também receberam a visita da diretora do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de Saúde no Estado do Ceará (SindSaúde-CE) Márcia Vieira, ela reivindicou o direito a insalubridade aos auxiliares de saúde bucal, ressaltando que na semana passada, os demais profissionais da saúde foram contemplados com 25% de insalubridade e os auxiliares não foram contemplados com a mesma porcentagem.

 Ainda durante a sessão, o Sr. João Carlos Diógenes Parente, coordenador da empresa Multi Entretenimento, organizadora do Festival ExpoCrato, compareceu após convite do vereador Amadeu de Freitas (PT) para esclarecer alguns pontos sobre o evento, em especial, os valores do Imposto Sobre Serviço (ISS) recolhidos em 2018.

João Carlos afirmou que o evento arrecadou diretamente mais de R$230.000 além dos impostos destinados à prefeitura que não passam pela empresa. No setor de hotelaria, segundo ele, foram quase R$400.000. O coordenador afirmou também que será feito um estudo socioeconômico para entender a representatividade do evento para o município. Ele ressaltou a nacionalização que está sendo feita na ExpoCrato com novos atrativos para o público, como a gravação do DVD de Gusttavo Lima, por exemplo.

Curso de Design de Interiores está com vagas abertas no Cariri

Iniciada há poucos dias no Senac Juazeiro do Norte, o Curso Técnico em Design de Interiores está com vagas abertas para interessados em uma nova formação ou em aprimorar conhecimentos. Trata-se da primeira turma do curso no Ceará, com carga horária de 800h, divididas ao longo de um ano.

No dia 13/06 (quinta-feira) o Senac Juazeiro do Norte realiza a aula inaugural do curso, com a arquiteta convidada Dora São Bernardo, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Especialista em Arquitetura e Cidade. Na ocasião, ela vai ministrar a palestra “De Milão ao Cariri: Um novo olhar para o Design de Interiores”, fundamentada no diálogo entre referências culturais e artísticas das duas cidades.

Com escritório em Fortaleza desde sua formação, em 1990, atualmente Dora São Bernardo integra a ABD-CE como conteudista técnica e assina uma coluna na Revista Ambientes – Ceará. Atua ainda como arquiteta concursada do Tribunal de Contas do Ceará, tendo participado de várias edições da Mostra CASACOR Ceará. Além disso, há 11 anos visita um dos maiores eventos de arquitetura e design do mundo, o Salão Internacional do Móvel de Milão.

Inteiramente presencial, o Curso Técnico em Design de Interiores tem aulas de segunda a quinta, das 18h às 22h. O conteúdo será ministrado por três professores. Durante a formação, o aluno aprende a elaborar e acompanhar a execução de projetos de interiores de espaços residenciais, comerciais, institucionais e promocionais.

Uma vez certificado, o profissional pode atuar em escritórios de arquitetura, de design de interiores, em estabelecimentos especializados em materiais e revestimentos ou móveis, com vínculo empregatício ou como prestador de serviços, individualmente ou integrando equipes multiprofissionais, contribuindo na proposição de soluções.

Muito mais do que “decoração”, o design de interiores envolve a tarefa de encontrar soluções espaciais para melhorar a relação entre o ser humano e o ambiente, no sentido de tornar mais agradáveis a convivência e o estar nos espaços – sejam profissionais ou pessoais –, de acordo com as tendências e inovações do mundo contemporâneo.

A escolha por Juazeiro do Norte para a primeira turma do curso foi estratégica, ao contemplar públicos de diversas cidades do Cariri. “Enxergamos a potencialidade cultural e econômica da região, e vimos aí uma oportunidade”, justifica Cristiano Saraiva, Gerente Administrativo do Senac Crato.

Ao mesmo tempo em que a riqueza da cultura no Cariri pode trazer novas perspectivas para o curso e seu conteúdo, a iniciativa chega para fomentar o setor da região.

Senac Juazeiro do Norte
Aula Inaugural do Curso Técnico em Design de Interiores
Data: 13/06 (quinta-feira)
Horário: 18h
Aulas: segunda a quinta, das 18h às 22h
Local: Rua São Luís, s/n – São Miguel – Juazeiro do Norte
Rua Vicente Patu, 782 – Franciscano – Juazeiro do Norte
Informações: (88) 3566.8950

Sobre o Senac
O Senac, instituição integrante do Sistema Fecomércio, é a maior escola de educação profissional do Brasil. Prepara para o mercado de trabalho nas áreas do comércio de bens, serviços e turismo. Conta com mais de 800 cursos em seu portfólio.

Pintor é preso suspeito de estuprar quatro sobrinhas em cidade da Grande Natal

Um pintor de 44 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (12) suspeito de ter estuprado quatro sobrinhas dele na cidade de Nísia Floresta, na Grande Natal. As vítimas são todas irmãs. Duas são crianças, hoje com 9 e 10 anos, e as outras duas adolescentes, gêmeas, de 15 anos.

Segundo o delegado Marcelo Aranha, que conduz as investigações, o homem foi detido por força de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça. “Ele nega tudo”, acrescentou.

Ao G1, o delegado contou que os estupros vinham ocorrendo desde 2017, quando a família se mudou de Santa Cruz para Nísia Floresta. “A mãe e o pai das meninas se separaram. Então ela e os filhos, que são seis ao todo, se mudaram para Nísia. E o tio foi junto. Foi quando ele começou a abusar sexualmente das sobrinhas”, revelou.

Os outros dois irmãos das vítimas, um menino e uma menina, também ouvidos pelo delegado, negaram ter sofrido abuso por parte do tio.

“O pintor está preso e ainda hoje será encaminhado para o sistema prisional”, finalizou o delegado.

O Código Penal Brasileiro carateriza estupro de vulnerável quando comprovada conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos de idade. Para estes casos, a pena é de 8 a 15 anos de prisão.

 Fonte: g1.com

Casal celebra nascimento da filha após nove anos do primeiro beijo no São João de Campina Grande

O dia 9 de junho de 2010 marcou a vida de Polyanna Dantas, de 31 anos e David Oliveira, de 30. Foi nessa data que o casal trocou o primeiro beijo no Parque do Povo, local que concentra a maior parte dos festejos de São João de Campina Grande. Passados nove anos do começo da história de amor do casal, eles comemoram o nascimento de Mariah, a primeira filha deles.

Por coincidência, a pequena escolheu o dia cinco de junho para vir ao mundo, mas antes disso muita coisa aconteceu. Os pais dela estudaram na mesma escola, tinham amigos em comum e até chegaram a participar juntos de projetos religiosos. Mas isso nunca despertou neles o interesse de um pelo outro.

Só que em uma noite da 27ª edição do ‘Maior São João do Mundo’, eles estavam no lugar e na hora certa. O clima junino fez o romance acontecer. Uma música de forró foi o bastante para acender a chama da paixão entre Polyanna e David, que estão juntos até hoje.

Ele brinca e diz que ela o puxou para entrar na dança. Ela nega e garante que a iniciativa partiu dele. Eles podem até se esquivar dessa responsabilidade, mas assumem que aquele dia mudou a vida deles. “A gente estava no Parque do Povo. De uma hora para outra a gente dançou, se beijou e isso mudou tudo”, revela Polyanna.

No dia seguinte, mesmo sem tantos aparatos tecnológicos, David já estava caidinho pela futura esposa. Na véspera de São João do mesmo ano eles começaram a namorar oficialmente. Ele incorporou um romântico à moda antiga e para garantir o “sim” dela investiu em flores, bombons de chocolate e até uma carta.

Na mesma data, só que quatro anos depois, eles noivaram. Nada foi planejado, tudo não passou de uma coincidência. O dia foi escolhido porque é quando a famílias de ambos costumam se reunir para celebrar os festejos juninos.

Desde então, eles colecionam motivos para festejar o mês junho: a data em que deram o primeiro beijo, o dia dos namorados, o aniversário de David, o de namoro, de noivado e agora o da filha Mariah, que eles consideram o maior de todos os presentes que receberam no período junino.

“Nem eu tinha parado pra pensar no tanto de datas importantes e vai ser ainda mais importante agora”, revela David.

O casal não hesita em dizer que um é a pessoa certa para o outro. “Desde o começo eu percebi que a gente não se completava, mas acrescentava um na vida do outro. Sempre admirei Polyanna pela pessoa esforçada que ela é. Temos muitas coisas em comum. Ela é a pessoa certa para mim”, declarou ele com o tom de voz de um adolescente apaixonado para a esposa que trabalha como auxiliar administrativa.

Ela concorda que a admiração é a palavra de ordem do relacionamento. “Eu o admiro demais por tudo que ele conquistou. O amor está nas pequenas coisas do nosso dia a dia. Claro que ele tem defeitos, mas a gente tem a vida inteira para aprender a lidar com eles”, disse Polyanna reforçando o ‘felizes para sempre’ e orgulhosa pela carreira de engenheiro ambiental e sanitarista do marido.

Se amor de Carnaval é passageiro, a família de David e Polyanna mostra que o de São João é para ser cultivado a vida inteira. “A gente ama muito o período junino, de forró e todas as festas de São João. Vamos festejá-los até o fim”, completou o casal.

Fonte: G1.com

Prévias juninas movimentam centro histórico de São Luís

O segundo final de semana de prévias do São João promete reunir várias pessoas no Centro Histórico de São Luís. As prévias juninas serão realizadas até o dia 15 de junho. Na programação há várias participações de Bumba-meu-boi, danças regionais e tambor de crioula.

O Centro Histórico de São Luís ficou tomado no fim de semana, na primeira prévia do São João no Maranhão. Segundo o secretário de Cultura, Diego Galdino aproximadamente 10 mil pessoas lotaram o Centro Histórico.

“O primeiro final de semana de prévias do São João do Maranhão 2019 foi simplesmente espetacular. Centro Histórico de São Luís ocupado, comércio aquecido, maranhenses e turistas satisfeitos e o melhor de tudo: nossa cultura enaltecida pra todo o mundo ver. Tá só começando!”, afirmou Galdino.

No dia 19 inicia a temporada oficial nos arraiais do Ipem, Calhau e na Praça Maria Aragão. Em Imperatriz o São João do Maranhão será realizado de 12 a 15 de junho. Além dos arraiais oficiais, o São João estará nos bairros da Cidade Operária, João de Deus, Anil, João Paulo, Liberdade, Anjo da Guarda, Largo de Santo Antônio (22 a 29 de junho) e Cohajap (até o 13 de junho).

Confira os locais das prévias juninas neste final de semana:

Quarta-feira (12) – Casa do Tambor de Crioula

Quinta (13), sexta (14), sábado (15) e domingo (16) – Praça Nauro Machado, Centro Histórico de São Luís

Fonte: G1.com

Chuva rompe pela 6ª vez barreira de contenção de obra na Rua Holanda, em Fortaleza

A chuva de 96,8 milímetros da madrugada desta quarta-feira (12) rompeu, mais uma vez, a barreira de contenção da obra de drenagem e recomposição do asfalto na Rua Holanda, no Bairro Maraponga, em Fortaleza.

O buraco foi aberto em janeiro de 2019, com as chuvas do início do ano, e prejudicaram o andamento da obra. Em fevereiro, uma nova cratera se formou por causa das precipitações.

De acordo com os moradores, essa é a sexta vez, que a barreira sofre rompimento. Eles acreditam que por causa da forte precipitação, o cronograma de entrega da obra deve ficar prejudicado.

A força da água levou materiais de obras, como pedras, concreto e madeira. Uma ponte que foi improvisada para permitir a passagem de moradores no local também foi levada pela força das águas.

Obra temporariamente paralisada

Procurada pelo G1, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), informou por meio de nota que, a obra da reforma do pontilhão da Rua Holanda seguiu o seu andamento normal até ontem [terça-feira]. Mas, devido às chuvas, ela teve que ser temporariamente paralisada.

A SCSP reforçou que é impossível realizar esse tipo de serviço com a chuva acontecendo. O órgão explica também que a estrutura que foi executada, que é uma galeria celular, não foi danificada. A SCSP afirma que está tudo normal.

“O que aconteceu foi um aumento do nível da água que ultrapassou o dique que foi executado, mas ela está passando pelo desvio que foi feito justamente para isso. A obra vai continuar com o seu cronograma normal dependendo as condições climáticas dos próximos dias”, explicou o engenheiro da prefeitura de Fortaleza, Guilherme Sousa.

Caos por causa das chuvas

O pedreiro Renato Mesquita conta que a situação está um caos. Ele diz que a obra está com trabalhadores, mas quando chove tudo é levando pela força das águas.

“Rapaz, todos os dias passar pelo local é um caos. Quando chove acontece tudo isso aí. É pela sexta vez vemos esse problema aí. A rapaziada coloca as manilhas, tentam fazer o trabalho mas, quando acaba, a chuva leva tudo de novo. Faz um bom tempo, já. Um transtorno danado. Fica ruim para levar as crianças para o colégio. Bastante complicado”, reclamou.

Já o motorista Raimundo Antônio diz que o andamento da obra é prejudicado por causa das chuvas. “Por conta da chuva, eles atrasam o serviço. A natureza não dá trégua, não quer saber o que tem pela frente. Quando ela vem, arrasta tudo. O pessoal está trabalhando, mas está difícil”.

Fonte: G1.com

Decisão judicial determina transferência dos ursos Dimas e Kátia de Canindé para São Paulo

O Santuário de Canindé, mantedora do Zoológico de São Francisco, que cuida dos ursos Dimas e Kátia, foi notificado nesta terça-feira (11) da decisão “da transferência dos animais, em caráter de urgência, para o santuário “Rancho dos Gnomos”, localizado em Joanópolis, São Paulo”. A ativista Luisa Mell iniciou uma campanha em outubro de 2018 para levar os usos para o interior de São Paulo.

O processo foi ajuizado pela 3º Vara da Comarca de Canindé e divulgado, na manhã desta quarta-feira (12), no Diário Oficial da Justiça. O zoológico pode recorrer da decisão e informou que nesta quarta-feira irá realiza uma reunião, de “onde sairão definições”.

Procurados pela a equipe de reportagem, o Instituto Luisa Mell informou que não vai se pronunciar sobre o assunto, mas confirmou a notificação.

“Fomos notificados e estamos resolvendo alguns trâmites, mas não podemos dar mais informações agora”, pontuou Marcelo Glauco, diretor financeiro do instituto. A ONG aguarda o resultado de uma outra ação judicial, sobre a qual o diretor preferiu não dar mais detalhes.

Ursos transferidos

Assinado pela juíza Tassia Siqueira, o processo explica o principal motivo para a transferência dos animais: o clima do sertão central do Estado do Ceará. “Apesar de todo o carinho e cuidados que os animais recebem junto ao requerido, possuindo uma história no Zoológico e também na própria cidade, tradicionalmente devota de São Francisco de Assis, há um fato insuperável: a alta temperatura inerente à região”, citou a liminar.

A Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (ASERG) já abriga a popularmente a já conhecida ursa Rowena, que vivia há mais de dez anos em condições similares aos animais de Canindé, em Teresina, Piauí.

“Estamos aguardando a finalização dos trâmites burocráticos, para daí então, colocarmos em prática nossa operação”, informou o Rancho dos Gnomos.

No dia 4 de junho, houve uma tentativa de conciliação por parte do requerente, a Associação Brasileira dos Defensores dos Direitos e Bem-Estar dos Animais, e o requerido, Zoológico de São Francisco de Canindé, porém não houve acordo.

Além da transferência, que contará com custos e logística por parte do solicitante, o zoológico foi condenado ao pagamento de indenização “por danos morais coletivos causados ao meio ambiente”. Os valores deverão ser revertidos em ações desenvolvidas em benefício da proteção e bem-estar dos animais.

A liminar ainda ressalta que devem ser feitos exames prévios sobre a saúde dos animais e atestado médico que revele a condição física dos animais para a realização da viagem, sem riscos à saúde e à vida dos animais. A juíza ainda exigiu o acompanhamento técnico durante todo o percurso.

Fonte: g1.com

Argentina faz reclamação à Conmebol por helicóptero que sobrevoou treino fechado da seleção

A Associação de Futebol da Argentino (AFA) notificou a Conmebol por conta de um incidente no primeiro treinamento da seleção para a Copa América no Brasil, na última segunda-feira, em Salvador.

Enquanto Messi e companhia treinavam no campo do Barradão, um helicóptero da TV Record sobrevoou o o local e assustou jogadores e membros da comissão técnica. A atividade foi fechada para os torcedores e a imprensa.

Segundo relatos, a aeronave estava baixa e o barulho provocado por ela impediu que o grupo se comunicasse. Num primeiro momento, houve temor de espionagem, mas depois todos perceberam que tratava-se de uma emissora de TV.

– Não sabemos o que era. Comentamos que parecia que era de um programa (televisivo). Dificultou porque não nos escutávamos – disse o meia Rodrigo De Paul, em entrevista coletiva nesta quarta-feira.

Até o momento, a Conmebol não confirma a notificação da AFA.

A Argentina estreia na Copa América neste sábado, contra a Colômbia, às 19h, na Arena Fonte Nova. No Grupo B, a seleção alviceleste também encara Paraguai e Catar.

O jogo entre Argentina e Colômbia terá transmissão ao vivo no SporTV para todo o Brasil com narração de Luiz Carlos Jr e comentários de Ricardinho e Lédio Carmona (com Sálvio Spinola Fagundes Filho na Central do Apito). O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos.

Fonte: Globo esporte

Homem é assassinado e irmã é baleada na manhã dessa quarta-feira em Juazeiro do Norte

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Um homem junto com sua irmã foram baleados no bairro Campo Alegre, em Juazeiro do Norte, na manhã dessa quarta-feira (12). O homem morreu na hora enquanto a irmã foi socorrida e levada ao Hospital Regional do Cariri.

Policiais militares estiveram no local à procura dos autores do homicídio, que ainda não foram localizados. A polícia civil, através do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa, também estiveram no local para fazer um levantamento do crime.

Este já é o 42º homicídio do ano praticado em Juazeiro do Norte. Só esse mês foram registrados três homicídios. Há uma semana atrás, uma mulher foi morta a facadas no Bairro Romeirão por Adriano Torres, de 24 anos. O autor do crime continua foragido mesmo respondendo por furto, lesão corporal e tráfico.

Livre no mercado, Ramires viaja a São Paulo para abrir negociação com o Palmeiras

O volante Ramires, sem clube desde que rescindiu com o Jiangsu Suning, da China, viajou a São Paulo na noite da última terça-feira para abrir negociações com o Palmeiras.

Aos 32 anos, ele está livre no mercado há pouco mais de um mês, quando chegou a acordo e foi liberado pelo clube chinês, pelo qual disputou poucos jogos desde a temporada passada.

Segundo pessoas próximas, o jogador tinha proposta para voltar ao Benfica na primeira janela de transferências de 2018, mas de última hora o negócio não se concretizou. Como acabou não sendo inscrito na primeira divisão da China, ele teve que manter a forma física no time B do Jiangsu Suning.

Ramires deixou o futebol brasileiro em 2009, quando foi vendido pelo Cruzeiro ao Benfica. Do clube português, transferiu-se pouco depois ao Chelsea, da Inglaterra, antes de seguir ao futebol chinês.

O volante já trabalhou na seleção brasileira com o técnico Luiz Felipe Scolari, que no momento conta com Felipe Melo, Bruno Henrique, Thiago Santos, Matheus Fernandes, Moisés e Jean no elenco do Palmeiras.

Fonte: Globo esporte

A importância da inclusão do autista no mercado de trabalho

Há muitos mitos em torno de pessoas autistas e um deles é de que elas não podem entrar no mercado de trabalho. Pelo contrário, é possível. Quem tem TEA pode conseguir se firmar num emprego de maneira independente. É importante ressaltar sobre a existência de graus de autismo. Aqueles que são mais funcionais e com menos prejuízo cognitivos irão conseguir se sair melhor.

Para que um autista possa se desenvolver bem, é muito importante a detecção precoce. Quanto mais cedo o autismo for diagnosticado e havendo uma intervenção, melhor será o prognóstico e processo de inclusão social futura. Desde cedo, a família deve trabalhar a autonomia da criança e ver as habilidades e interesse dela e focar nisso.

O quadro autístico é extremamente elástico. Por exemplo, a pessoa pode se transformar num médico excepcional, mas por outro lado pode nunca deixar de ser dependente dos seus pais.

No seriado The Good Doctor, estrelado por Freddie Highmore, vemos a história do personagem Shaun Murphy, um médico residente com caso de TEA leve. A série mostra as suas dificuldades de comunicação e para se socializar dentro do ambiente de trabalho. No entanto, realiza de maneira brilhante o seu trabalho.

Para que o autista se saia bem na carreira, depende muito do interesse dele por determinado assunto. Podemos ter pessoas com TEA que se interessem por música, jogos ou informática. Depende de cada caso. Porém, quando eles realmente focam conseguem sair-se muito bem no mercado de trabalho.

Para as empresas é uma vantagem ter um profissional autista, pois são bem focados, honestos (tem dificuldade em mentir), perfeccionista, atenção aos detalhes, são organizados, aderem com facilidade a rotinas e cronogramas.

Uma característica comum do autismo são as restrições ao expressar emoções, ao entender linguagem de duplo sentido, além expressões faciais e mudanças de tom da voz. Mas como eles não tem preocupações sociais, eles não se preocupam em competir com os outros, não se preocupam também em ter sucesso daquilo que ele faz. Ele quer que dê certo o que se propôs a fazer.

Ele quer terminar o processo sem se preocupar se vai ser elogiado, se vai ser promovido, se ele vai ser excessivamente acarinhado por todos ou bem ou mal aceito. O indivíduo com autismo não se preocupa com esse tipo de coisa, ele só quer fazer aquilo que ele gosta. Portanto, as empresas que tiverem autistas de grau leve só tem a ganhar.

As informações são de Luciana Brites, especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Fonte: Notícias ao Minuto