Psicóloga Cláudia Couto lança livro sobre cuidado com idosos, nesta sexta-feira, (25) no Cine Teatro de Barbalha

Foto: Neta Bulhões

Publicidade

Por Roberto Bulhões

Com o apoio da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI), a psicóloga barbalhense Cláudia Couto Gondim da Rocha, fará o lançamento do seu livro, “Meus Idosos e Eu, ou sobre amar, cuidar e deixar ir”, nesta sexta-feira, (25), às 19:30h. O local escolhido foi o Cine Teatro Municipal de Barbalha, que contará ainda com duas importantes palestras. O livro, segundo Cláudia Couto, nada mais é do que uma experiência vivida com seus pais e outros idosos. “O evento vai oportunizar um encontro com profissionais qualificados da área de saúde sobre o envelhecimento e suas implicações na vida do idoso e de seus familiares”, afirma  Cláudia Couto, ressaltando que “todos os participantes  poderão trocar experiências e conhecimentos sobre essa etapa da vida”.

Cláudia Coutos diz ainda que “envelhecer é uma etapa natural do ciclo da vida e envelhecer com dignidade, nada mais é do que ser bem cuidado quando se chega a chamada terceira idade”. É assim que a psicóloga infanto-juvenil quer repassar sua experiência a quem cuida ou vai um dia cuidar de um idoso.  Na “estação envelhecer” a incerteza de um amanhā digno é muito obscuro. “Experienciar com incerteza o envelhecimento é possibilitar o encontro consigo, com outro e o contexto, dando um real sentido ao viver”, assegura Cláudia. É pensando no amanhã que a psicóloga procura passar a frente seu aprendizado nos últimos anos ao lado dos seus pais.

Com o tema: “Envelhecer, tempo de ressignificar a vida”, a presidente da ABNEPI Cariri Drª Valéria Leimig Teles e o psiquiatra Dr. Dennysson Teles Correia, vão proferir palestras durante o evento. Os dois sāo conceituados profissionais de saúde, que irão oportunizar a discussão, no sentido de informar e orientar sobre esse novo tempo de maturidade.

O livro de autoria de Cláudia Couto Gondim da Rocha foi impresso na Gráfia Moura de Curitiba, Paraná e tem na capa a fotografia do seus pais, Antonio Gondim Sampaio e Mara Zuila Couto Gondim. A foto da foi produzida por Neta Bulhões.

Publicidade

Leia também