Em enquete no Facebook, moradores pedem desvio para Dom Quintino

Antes de chegar ao distrito, há um aclive bastante elevado onde, segundo moradores, veículos descem em alta velocidade. Foto: Wagner Pereira

Publicidade

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Uma enquete lançada em um grupo no Facebook motivou moradores de Dom Quintino, distrito de Crato, para a ideia de construção de um desvio da CE 292, que liga Crato à Farias Brito, que passa dentro da rua principal da comunidade. Segundo os moradores, caminhões e outros veículos já desceram sem freio ou em alta velocidade uma descida, que fica antes de chegar à comunidade, e tem causado o medo na população. Os comentários da enquete também manifestaram ideias contrárias ao desvio.

A enquete foi publicada no grupo Dom Quintino.com, um espaço virtual de discussões e ideias da comunidade com quase 2.000 membros. A votação descrita como “Vc é contra ou a favor de um desvio na CE 282 que passa por Dom Quintino?” gerou a participação de 211 pessoas, em que 173 votaram a favor e 38 pessoas contra. Uma das justificativas de quem votou contrário é com relação ao comércio que sairia prejudicado.

No trecho que liga Farias Brito-Crato na CE 292, próximo a divisa entre os dois municípios, para quem chega na comunidade, há um declive/ladeira onde segundo os moradores diversos veículos de carga pesada já desceram sem freio. Um deles, a cerca de uns 8 anos atrás, chegou a causar um acidente. Só esse ano, cerca de três caminhões desceram desgovernados, segundo moradores. Não só caminhões, no passado um ônibus da antiga empresa Transceará desceu sem freio, mas felizmente não houve vítimas.

56 participantes comentaram a ideia com posicionamentos favoráveis e contra. Um dos participantes comentou: “Sou a favor pq constantemente tá descendo carro sei freio, tem q tomarem uma providência.” Outro morador comentou “Mesmo q seja ruim para os comércio. Vai q é ruim até pra nós se perdermos um da família sem ter nada a ver.”

Já os posicionamentos contrários à ideia do desvio são principalmente com relação ao comércio de pequenas lojas e mercadinhos que seriam prejudicados, pois, motoristas costumam parar na localidade para fazer compras e retornar à viagem. “Não precisamos de desvio para Dom Quintino, e sim de placas e fiscalização, até por que os que circulam por aí, ajuda no comércio local!” comentou um participante. Outro internauta também se manifestou: “Eu questiono apenas a situação dos comerciantes que dependem dessa passagem para fazerem suas vendas e negócios, além de ser o ponto principal de encontro dos moradores e visitantes. Creio que tudo isso tem que ser pensado e medido.”

Um dos temores dos moradores é com relação à festa do padroeiro da comunidade que ocorre anualmente onde é intensa a movimentação de pessoas no centro do distrito.

Outra reclamação também é com relação a “descida irresponsável”, em que, segundo alguns participantes, há motoristas que desrespeitam o limite de velocidade da ladeira e descem em alta velocidade.

Publicidade

Leia também