Assassinatos e acidentes de transito deixa um saldo de quatro mortes no fim de semana no Cariri

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Quatro mortes trágicas incluindo assassinatos e acidentes foram registradas durante esse final de semana no Cariri. O numero ainda é inferior ao fim de semana passado em que tivemos seis mortes.

Em Caririaçu, um cadeirante de 42 anos foi morto com disparos de arma por dois indivíduos em uma motocicleta, Honda Bros. O caso aconteceu na noite do último sábado (18), vitimando Carlos Roberto Soares, conhecido por “Carlão” enquanto ele assistia televisão na sala de sua casa. “Carlão” perdeu o movimento das pernas depois que se envolveu no passado em um aliciamento de uma garota

Ainda no sábado, em Jardim, Lucas Coelho de Sousa, de 18 anos, estava acompanhado de um amigo que dirigia uma caminhonete quando perdeu o controle do veículo e veio a capotar. O caso ocorreu na descida da Serra da Boa Vista, no município. Lucas foi levado ao hospital municipal, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu poucas horas depois.

No Bairro São José, em Juazeiro do Norte, uma senhora de 70 anos foi atropelada por uma moto enquanto atravessava a rua, na noite da última sexta-feira (17). Maria Aldenora Sousa morreu no local vítima do acidente. O motorista da moto tentou fugir, mas foi detido por pessoas que estava no local do acidente e segundo testemunhas ele apresentava sinais de embriaguez.

Daniele Tavares de Oliveira, uma jovem de 26 anos, foi vítima de um acidente de transito no município de Lavras da Mangabeira no dia 5 de maio e faleceu no Hospital Regional do Cariri na noite desse domingo (19). No dia do acidente, ela pilotava uma moto na companhia de seu namorado quando perdeu o controle e caiu perto da ponte do Rio Salgado.

Todos os municípios cearenses participam do Dia do Desafio 2019

No dia 29 de maio, mais 3.000 cidades do continente americano participam da 25ª edição do Dia do Desafio, a maior campanha internacional de estímulo à prática de atividade física, realizada há 36 anos e organizada pelo Sesc São Paulo em toda a América.

O Sesc Ceará, braço social do Sistema Fecomércio, é o organizador local e, em parceria com as prefeituras, cadastrou todas as 184 cidades cearenses no desafio de incentivar o maior número de pessoas a se exercitar no mesmo dia.

No Dia do Desafio, cada pessoa que registrar pelo telefone 0800.275.5250 a realização de quinze minutos de atividade física contribui para que sua cidade supere a desafiante. Desde caminhadas, alongamentos a exercícios de alta intensidade, qualquer movimentação física pode ser registrada.

Na disputa, as cidades formam duplas e competem pelo maior número de participantes. As duplas se enfrentam no ranking até 2020 e tentam superar a o percentual da população municipal realizar atividade física. Em 2018, quatro cidades onde há unidades do Sesc venceram suas desafiantes (Fortaleza, Iguatu, Juazeiro e Crato).

Fortaleza superou Manaus com 1.542.734 participantes. Juazeiro do Norte venceu o município paulista de Santo André e registrou 204.750 participações. No Crato, 82.657 pessoas realizaram atividade física, superando a cidade venezuelana de Ocumare Del Tuy. Iguatu ganhou da cidade de Nanagua, também na Venezuela, com 73.882 competidores. A cidade de Sobral ficou em segundo lugar com 60.285 pessoas contra a cidade de Birigui (SP).

Neste ano, estas duplas se enfrentam pela segunda vez e preparam programação de atividade física e esportiva para incentivar a participação de mais pessoas.

Programação

Em 2019, o tema é do Dia do Desafio será “Quando você abraça o desafio, o bem estar abraça você”. Em Fortaleza; Juazeiro do Norte; Iguatu; Sobral; Crato; Aracati; Ibiapina; São Gonçalo do Amarante; Crateús e Quixeramobim, as unidades do Sesc realizam programação gratuita de atividades físicas e esportivas e promovem aulões de ginástica, caminhada, passeio ciclístico em ruas e praças das cidades e aulas laborais nas empresas do comércio.

Em Fortaleza, a Praça do Ferreira será espaço de um circuito de atividades, das 6h da manhã às 18h da tarde no dia 29 de maio. Ciclismo indoor, judô, parede de escalada, aulas de ginástica, Tai Chi Chuan e Capoeira são algumas das opções de atividade física gratuita que o Sesc oferece ao público na capital.

A origem do Dia do Desafio

No inverno canadense de 1983, o prefeito de Saskatoon, Clifford Wright, sugeriu que todos fossem caminhar para se aquecer. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.

Em 1990, a TAFISA The Association For International Sport for All assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA –International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Na edição de 2018, o #DiaDoDesafio mobilizou mais de 37 milhões de pessoas de 3.189 cidades das Américas.

Sesc inscreveu os 184 municípios cearenses na 25ª edição da campanha mundial de incentivo à atividade física. Foto: assessoria

Serviço

Dia do Desafio 2019
29/5
Registre a realização de 15 minutos de atividade física pelo telefone 0800.275.5250
Mais informações: www.diadodesafio.org.br

Programação

Fortaleza
Circuito de atividades físicas
Ginástica
Ciclismo indoor
Judô
Karatê
Tai Chi Chuan
Capoeira
Tae Kwon Do
Avaliação Física
Medição de glicemia e pressão arterial
Massagem
Oficina de circo
Brinquedos infláveis
Parede de escalada
Data: 29/5 Dia do Desafio
Horário: Das 6h da manhã às 18h
Local: Praça do Ferreira
Aberto ao público

Sobral
Mini-aulões
Ritmos
Aeróbica

Alongamento
Data: 29/5 Dia do Desafio
Horário: Das 7h às 11h
Local: Praça de Cuba
Aberto ao público

Aulão de Ritmos
Data:29/5 Dia do Desafio
Horário: 18h
Local: Boulevard do Arco
Aberto ao público

Iguatu
Caminhada da Unidade Sesc até a Praça da Matriz
Data: 29/5 Dia do Desafio
Horário:7h
Local: Unidade Sesc em Iguatu (Rua Treze de Maio, 1130)
Aberto ao público

Aulões gratuitos
Treinamento funcional para crianças
Ritmos
Ginástica
Power Jump
Step
Judô
Alongamento
Data: 29/5 Dia do Desafio
Horário: Das 17h30 às 20h
Local: Praça das Crianças
Aberto ao público

Crato
Alongamento
Caminhada com idosos
Data:29/5 Dia do Desafio
Horário: 6h
Local: Praça Alexandre Arrais (Bicentenária)
Aberto ao público

Ginástica para idosos
Data:29/5 Dia do Desafio
Horário: 16h
Local: Unidade Sesc Crato (Estacionamento) Rua André Cartaxo, 443
Aberto ao público

Aulão de alongamento
Data:29/5 Dia do Desafio
Horário: 17h
Local: Praça Alexandre Arrais (Bicentenária)
Aberto ao público

Aulões
Ginástica funcional
Jump
Ritmos
Body Jump
Data:29/5 Dia do Desafio
Horário: 18h
Local: Encosta do Seminário
Aberto ao público

Desafio de Ciclismo
Data:29/5 Dia do Desafio
Horário: 19h
Local: partida e chegada na Unidade Sesc Crato (Rua André Cartaxo, 443). Trajeto pelas principais ruas da cidade
Aberto ao público

Juazeiro do Norte

Treinamento Funcional – Horário: 6h
Body Attack – Horário: 7h
Ritmos – Horário: 8h
Cross Training – Horário: 9h
Treino Hiit (Treino Intervalado de Alta Intensidade) – Horário:12h
Cross Training / Capoterapia – Horário: 15h
Power Jump – Horário: 16h
Step – Horário: 17h
Zumba – Horário: 18h
Body Combat – Horário: 19h
Data:29/5 Dia do Desafio
Local: Unidade Sesc Juazeiro do Norte – Quadra (Rua da Matriz, 227)
Aberto ao público

Blitz Saúde
Orientação Nutricional
Medição de pressão arteriaç
Teste de Glicemia
Intervenções Fisioterápicas
Avaliação Física
Avaliação Postural
Exposições Mediadas
Palestras
Data:29/5 Dia do Desafio
Horário: 8h às 11h e 14h30 às 18h
Local: Unidade Sesc Juazeiro do Norte – Terreiro Mestra Margarida (Rua da Matriz, 227)
Aberto ao público

Blitz Recreativa
Pintura de Rosto
Pintura de Cavaletes
Brinquedos Infláveis
Atividades Lúdicas
Data:29/5 Dia do Desafio
Horário: 16h às 18h
Local: Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, 227)
Aberto ao público

Aulão de Capoeira
Data:29/5 Dia do Desafio
Horário: 19h
Local: Unidade Sesc Juazeiro do Norte -Tatame (Rua da Matriz, 227)
Aberto ao público

Ensaio de quadrilhas
Data:29/5 Dia do Desafio
Horário: 20h30
Local: Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, 227)
Aberto ao público

Fonte: assessoria

Caminhoneiro é flagrado em Milagres dirigindo por quase dois dias seguidos

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Por 46 horas seguidas, o que corresponde a quase dois dias, foi o tempo em que um motorista de caminhão esteve dirigindo ao volante. O caso aconteceu em Milagres, no trecho do Km 478 da BR 116, enquanto o caminhoneiro foi parado por agentes da Polícia Rodoviária Federal.

Os agentes da PRF encontraram no interior do veículo oito comprimidos de anfetaminas, substancia que inibe o sono. Em seguida, foi verificado as horas seguidas de trabalho no tacógrafo do veículo, um equipamento que monitora o tempo e velocidade. O motorista foi questionado e acabou confessando que dirigia por 46 horas seguidas.

Segundo a polícia, o caminhoneiro seguia de Sergipe para Fortaleza transportando batata inglesa.

O ocorrido foi encaminhado ao Ministério Publico que atua na cidade. O caminhoneiro foi autuado por porte ilegal de drogas e o caso registrado com um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Região do Cariri sai da zona vermelha da seca grave, segundo o Monitor das Secas

Por Rafael Pereira/Agência  News Cariri

Relatório mensal do Monitor das Secas do Nordeste, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), revela que a Região do Cariri incluindo parte da Região Centro-sul e Inhamuns do Estado, passou para “seca moderada”, deixando a “seca grave”.  Isso significa que a ocorrência de período secos diminuíram em abril, época em que se deixa o período chuvoso e entramos em um período de  menos chuvas durante o ano.

No entanto o observatório ainda revela que há reservatórios e poços com níveis baixos de água e algumas faltas d’agua.

De 400 a 500 milimetros foram o volume de chuvas acumulado no trimestre chuvoso segundo o Monittor das Secas da Funceme. Só na Região do Cariri choveram entre 185 mm no mês de Abril, mas o esperado e considerado ideal são chuvas de 178,5 milímetros só nesse mês.

As chuvas do último final de semana, segundo a Funceme, choveram apenas 39,2 milímetros em Umari, no sábado, primeiro lugar no Cariri, e 12 mm em Crato, no domingo, também primeiro lugar nos municípios da região. Portanto houve um recuo das chuvas, não só no Cariri mas em todo o Estado nos meses de abril e maio.

No mapa abaixo da Funceme revela como se deu a distribuição da seca no Nordeste durante o mes de abril. A Região do Cariri está na área bege, ou seja com seca moderada:

Foto: reprodução Funceme

Mulher é presa suspeita de prostituir a filha de dez anos por R$ 20, em João Pessoa

Uma mulher foi presa neste domingo (19) suspeita de prostituir a filha de 10 anos por R$ 20, no bairro Costa e Silva, em João Pessoa. A Polícia Militar foi chamada por uma moradora, que foi procurada pela criança

Conforme informações da PM, a mãe, de 28 anos, teria entregue a própria filha para que ela tivesse relações sexuais com um homem em troca do dinheiro, que seria usado para comprar drogas.

O fato aconteceu na noite do sábado (18) e, segundo a criança, a mãe teria a obrigado a manter relações sexuais com o homem, por R$ 20, dentro de um carro. Depois disso, a criança fugiu e pediu ajuda a uma moradora, que chamou a polícia e prendeu a mulher. Ela foi levada para a Central de Flagrantes e, em seguida, foi levada para a Delegacia da Mulher. Ela está presa na carceragem da Central de Polícia.

O Conselho Tutelar procurou a família da criança e ela foi entregue ao pai, na cidade de Alhandra. A mulher tem outros três filhos e a polícia investiga se ela também aliciava os outros filhos.

Fonte: G1.com

Casal é preso no aeroporto de Salvador com 5kg de cocaína diluída em frascos de shampoo

Um casal de jovens brasileiros, de 20 e 23 anos, foi preso em flagrante no aeroporto de Salvador, na noite de domingo (19), com 5kg de cocaína diluída em frascos em shampoos e hidratantes que estavam na bagagem da dupla. Eles estavam embarcando para Portugal.

Conforme a Receita Federal, os passageiros que transportavam a droga eram de Curitiba e seguiriam para Lisboa em um voo da Tap.

Conforme a Receita, a bagagem foi selecionada por auditores-fiscais com base em trabalho prévio de análise de risco, a partir da lista de passageiros. Após passar pelo scanner do embarque internacional, foi realizada a inspeção física, que identificou a droga.

 Fonte: G1.com