Recém-nascido levado do Imip é encontrado e mulher que sequestrou bebê é presa

Por Marina Meireles, G1 PE

Publicidade

A Polícia Civil encontrou e devolveu para a mãe o recém-nascido que foi levado do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, no Centro do Recife. A mulher que sequestrou e estava com o menino foi presa. Segundo a investigação, ela se passou por paciente para entrar no hospital e levar a criança. Mãe e filho passam bem.

(ATUALIZAÇÃO: O bebê se chama Gabriel e nasceu no dia 7 de abril, segundo a polícia, e não Lucas, nascido no dia 4 de abril, como informado anteriormente. A reportagem foi atualizada às 10h55.)

O desaparecimento do bebê ocorreu na noite do sábado (20). Segundo a Polícia Civil, ele foi localizado na casa de Eliane Antônia de Oliveira, de 47 anos, no bairro de Afogados, na Zona Oeste da capital, na noite do domingo (21). Ela alegou aos policiais ter perdido um filho um mês antes. Com isso, ficou deprimida e, ao ver a criança sem a mãe ali, resolveu levar o menino.

A investigação policial seguiu, a princípio, duas hipóteses: a de que a criança havia sido retirada do hospital pela própria família e a de sequestro. Depois de o pai do recém-nascido ter sido interrogado em Paudalho, na casa da família, a primeira situação foi descartada.

“Ele tinha tido alguns desentendimentos com o pessoal do hospital, provavelmente estava insatisfeito com algo, mas entendemos que ele não tinha nada a ver com a situação”, diz o delegado Cláudio Neto, responsável pelas investigações.

A partir daí, a internet teve um papel fundamental no prosseguimento do caso. “Nas notícias compartilhadas nas redes sociais sobre o desaparecimento do recém-nascido, encontramos um comentário de uma mulher que achou que a responsável pela retirada da criança era parecida com uma vizinha”, diz o delegado. Eliane foi flagrada pelas câmeras de segurança do hospital.

A Polícia Civil localizou a criança no Beco da Bala, no bairro de Afogados. Gabriel foi encontrado bem, por volta das 23h30 do domingo (21), em um quarto equipado para um recém-nascido.

“A mulher que levou a criança reconheceu que havia entrado no hospital como paciente e se aproveitou que havia uma confusão com o pai para pegar a criança. Ela nos disse que, naquele momento, achou que o menino ficaria melhor com ela do que com a família”, relata o delegado. A unidade de saúde vai ser investigada pela Polícia Civil.

A mulher também disse ao marido que havia dado à luz o menino. “Ele não suspeitou de nada e achou que o filho era dele”, diz o delegado.

No momento da entrega da criança à mãe, o delegado, que pediu para investigar o caso, se emocionou. “Não sou pai, mas nunca senti nada parecido na minha vida. Toda a equipe não conseguiu se conter, foi um momento muito especial para todos”, relembra.

Por meio de nota, o Imip informou que a criança passa bem e tem quadro de saúde estável. Além disso, o hospital alegou que vem tomando “uma série de medidas de proteção”, como instalação de câmeras, aumento no número de porteiros e da iluminação interna, exigência de crachás para os funcionários e pulseiras de identificação para pacientes e acompanhantes.

Segundo o Imip, cerca de 20 mil pessoas circulam diariamente na unidade de saúde. Uma sindicância foi aberta para investigar o caso.

Fonte: G1.com

Publicidade

Leia também