Problema em rampa de atracação atrasa saída de ferries em Salvador

Por G1 BA

Publicidade

Parte do sistema ferry boat opera com restrições na manhã desta segunda-feira (1º), devido a uma falha na rampa de atracação no terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. Por conta do problema, há atraso médio de 20 minutos na saída dos ferries que saem de Salvador em direção a Ilha.

Segundo a Internacional Travessias, que administra o sistema, a falha na rampa foi identificada por volta das 18h15 de sábado (30), quando estava sendo realizado o desembarque do ferry Ivete Sangalo.

Nesta segunda, estão em operação o Dorival Caymmi, Maria Bethânia e Pinheiro, desde que as embarcações Ivete Sangalo e Anna Nery, que utilizam as rampas, deixaram de funcionar. Por conta disso, além do fluxo de passageiros, o tempo de espera nos dois terminais é, em média, 3h, conforme a Internacional Travessias

A concessionaria informou, ainda, que os ferries Zumbi dos Palmares e Rio Paraguaçu não podem entrar em operação porque estão em manutenção. Não há previsão para que o serviço seja concluído nas rampas.

A travessia Salvador-Mar Grande opera normalmente na manhã desta segunda-feira. Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o movimento de embarque nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Terminal Náutico, em Salvador, é tranquilo.

As saídas ocorrem a cada 30 minutos, com embarque imediato. Oito embarcações estão em tráfego e navegam em condições normais de navegação na Baía de Todos-os-Santos, conforme a Astramab. A previsão é que o sistema tenha a última embarcação deixando a capital às 20h. Já de Mar Grande, a última saída prevista será às 18h30.

As escunas de turismo seguem paradas nesta segunda, por conta da instabilidade do tempo. Já as embarcações com destino a Morro de São Paulo, operam com conexão na Ilha de Itaparica, desde o domingo (31).

Segundo a Astramab, as condições de navegação no percurso entre Salvador e a Ilha de Tinharé seguem impróprias para os catamarãs. Com conexão, os catamarãs saem normalmente do Terminal Náutico, no Comércio, atracam em Itaparica, e os passageiros seguem via terrestre até a ponta do Curral, em Valença. Em seguida, fazem a travessia até Morro de São Paulo em lanchas rápidas (10 minutos). Os próximos horários são 10h30, 13h e 14h30.

Fonte:  G1.com

Publicidade

Leia também