Prefeitura do Crato realiza atendimento às famílias atingidas pelas fortes chuvas da quinta-feira (4)

Publicidade

Em decorrência das fortes chuvas na madrugada desta quinta-feira (4), a Prefeitura de Crato iniciou nas primeiras horas da manhã, o atendimento às famílias afetadas e também a limpeza e desobstrução das ruas atingidas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Chuvas Artificiais (Funceme), o Crato recebeu um acumulado de chuvas de cerca de 130mm no intervalo de 12h.

Ao todo, dezesseis famílias tiveram suas casas interditadas pela Defesa Civil Municipal, no trecho do deslizamento de terra, que abrange a área afetada, na altura da Rua Sagrada Família, na escadaria que dá acesso ao bairro Seminário. O motivo é que ainda há possibilidade de movimento de terra devido às chuvas.

Segundo a Defesa Civil, a interdição foi necessária para preservar a integridade física das pessoas e só será revogada após a recuperação da área afetada. Além da equipe da Secretaria de Infraestrutura do município, engenheiros do Governo do Estado e também da Construtora Coral, responsável pela obra, estiveram avaliando o local.

O Governo Municipal, através de uma comissão intersetorial formada pelo Gabinete do Prefeito, Secretarias de Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial e da Segurança Pública, realizou o atendimento às famílias nas dependências da Escola Círculo Operário, com atendimento médico, enfermeiro e equipe da assistência social.

As famílias receberam todo o suporte para serem contempladas com o aluguel social e outros programas sociais do município. Elas serão acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Seminário.

Agentes de trânsito e da Guarda Municipal foram destacados para as principais vias a fim de melhorar o fluxo na cidade e a equipe da Limpeza Pública iniciou o serviço e a higienização das ruas ainda pela manhã, retirando toneladas de entulho e areia.

O Corpo de Bombeiros também se fez presente isolando, juntamente com a Defesa Civil, toda a área afetada pelo deslizamento.

A SAAEC também esteve ativa para recuperar o abastecimento de água nos bairros, devido o rompimento do sistema de água em algumas localidades. E a empresa Enel foi acionada para isolar o poste de alta tensão que ficou vulnerável na área de deslizamento.

O prefeito Zé Ailton Brasil acompanhou de perto todo o trabalho das equipes, conversou com as famílias garantindo que, em breve, tudo será restabelecido. “Me solidarizo com a comunidade cratense, sobretudo com os mais afetados e não estamos medindo esforços para que todos os danos sejam reparados. Após as chuvas, a área afetada será brevemente recuperada”, disse o gestor.

Publicidade

Leia também