Em Brasília, Prefeito Zé Ailton Brasil busca solução para sanar problema do canal do Rio Granjeiro

Na busca por mais benefícios ao nosso município, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, juntamente com o deputado federal Pedro Bezerra, esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 25, em Brasília, com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Na ocasião, Zé Ailton tratou sobre um projeto de reestruturação para o canal do Rio Granjeiro, no intuito de sanar a definitivamente a problemática do mesmo.

Também presente no encontro, o assessor especial do ministro, Élcio Barbosa.

Dois corpos deram entrada no Instituto de Pericia Forense em Juazeiro do Norte-CE nas últimas horas

Por Agência News Cariri

Dois corpos deram entrada no Instituto de Perícia Forense em Juazeiro do Norte-CE na manhã e noite desta última quarta-feira, dia 24. Os dois homens foram assassinados, sendo um na cidade de Crato e outro na cidade Juazeirense.

Pela manhã, em Juazeiro do Norte-CE, a vítima identificada por Francinaldo Rodrigues de Souza, de 36 anos, conhecido por “Nanau” foi assassinado a bala na Rua Sebastiana Monteiro, mesma rua onde residia. De acordo com informações, ele estava em um terreno na frente de sua casa quando um homem em uma motocicleta azul se aproximou e após chamar ele, efetuou os disparos. A vítima estava com o filho no momento dos tiros e caiu ao solo, extremamente ferido. Ele ainda foi socorrido ao HRC, mas infelizmente não resistiu e veio a óbito. Em vida, ele havia sido preso pelo crime de tráfico de drogas no dia 23 de agosto e foi solto da PIRC 15 dias atrás.

Horas depois, um jovem foi assassinado pelo próprio pai na cidade de Crato-CE . A vítima identificada por Antônio José de Moura da Silva, de 28 anos, morreu após ser alvo de um golpe de faca no coração pelo próprio pai identificado por Antônio Pereira da Silva, de 66 anos. De acordo com informações, após cometer o crime o acusado foi até a casa da filha e relatou o acontecido, onde a irmã da vítima foi rapidamente ao local, encontrando o irmão morto. Momentos depois com a chegada da polícia a cena do crime, o acusado que ainda estava na casa da filha foi preso e relatou possuir conflitos com o filho que era usuário de drogas. O mesmo foi conduzido para a Delegacia de Polícia, onde após ser apresentado para as autoridades ficou a disposição da justiça.

Marília Mendonça, a “rainha da sofrência”, está confirmada para o Festival Expocrato 2019

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

A cantora goiana Marília Mendonça é a atração confirmada para participar de um dos shows da Expocrato que acontece nas noites de 13 a 21 de julho. A presença da cantora sertaneja foi uma das mais esperadas por fãs que contarão em seu repertório rits do momento como “Bebi Liguei” e “Bem pior que eu”.

“A Rainha da Sofrência” tomará conta de uma das noites do Festival Expocrato 2019. A cantora também participou do palco do evento no ano passado levando uma multidão de fãs. Outros cantores do sertanejo, como Bruno e Marrone, Zé Neto e Cristiano e Gustavo Lima também estão confirmados para participar de um dos shows.

Pacto por um Ceará Pacífico implanta Comitê Regional do Tempo de Justiça no Cariri

Nesta sexta-feira (26), a governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, a desembargadora Francisca Adelineide Viana, além de representantes do Ministério Público do Estado do Ceará, da Defensoria Pública do Estado do Ceará e da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, se reúnem para assinar e homologar o Termo de Designação Conjunta do Comitê Regional de Governança do Programa Tempo de Justiça na Região do Cariri. O evento acontece a partir das 10h30 no auditório da Escola Superior do Ministério Público, em Juazeiro do Norte.

A proposta é de aproveitar a estrutura da Secretaria Única do Crajubar, instalada em janeiro deste ano. A unidade abrange os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, permitindo concentrar os expedientes das varas, deixando os gabinetes dos magistrados exclusivamente com a produção jurídica, como audiências e julgamentos.

Tempo de justiça

O programa é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, com apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado. A iniciativa monitora os processos de crimes dolosos contra a vida com autoria esclarecida, ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2017, em Fortaleza. Em 2018, o programa passou a atuar no município de Sobral.

Para o acompanhamento dos dados, são feitas reuniões mensais com todos os órgãos para avaliação dos resultados e identificação de problemas, desde a fase de inquérito até o julgamento.

Serviço:

Assinatura e homologação do Termo de Designação Conjunta do Comitê Regional de Governança do Programa Tempo de Justiça na Região do Cariri
Local: Auditório da Escola Superior do Ministério Público (Núcleo Regional de Juazeiro do Norte)
Endereço: Rua Catulo da Paixão Cearense, 55 – 12o andar, sala 218, Edifício Central Park
Horário: 10h30

Fonte: assessoria de imprensa

“Sarau dos Forrozeiros” traz Flávio Leandro, Wawa Pinho e Fábio Carneirinho no Bulevard Buffet, em Juazeiro do Norte

Por Agência News Cariri

Fábio Carneirinho, Flávio Leandro e Wawa Pinho estarão se apresentando no próximo sábado, dia 04 de maio, às 22h, na área externa do Bulevard Buffet, em Juazeiro do Norte, no “Sarau dos Forrozeiros”. Os três cantores carirenses trarão músicas do seu repertório e a festa ainda terá participação de Ana Paula Nogueira.

Segundo a organização, os pontos de vendas dos engresos estão sendo vendidos em Crato: Empório – Flora Pura (Rua Dr. João Pessoa, 408- centro); Juazeiro:  Sérgio’s (Cariri Garden Shopping ) e em Barbalha: Armazém Confiança (Rua do Vidéo, 67- centro).

O organizador do evento é Giuberto Ricarte que é muito conhecio no ramo de organização de festas e eventos bastante conhecido na Região do Cariri. Ricarte é dono do Camarote do Rei, um dos melhores camarotes da  Expocrato.

Mais informações:

(88) 99659-9304

China: Governo do Ceará firmará parceria com gigante da tecnologia em Segurança

O acordo com a Dahua Technology, segunda maior empresa do mundo no setor, garantirá reforço nas áreas da segurança pública e sistema penitenciário

O uso da tecnologia no combate ao crime. Esse foi o tema da visita do governador Camilo Santana à cidade chinesa de Hangzhou, nesta quinta-feira (25). O governador esteve reunido com o CEO da Dahua Technology, Fu Liquan, e conheceu toda a expertise da empresa, segunda maior do mundo no fornecimento de produtos e serviços de vigilância por vídeo, e que atua em cerca de duzentos países.

Foram apresentados projetos desenvolvidos pela empresa no uso de inteligência artificial na prevenção de crimes e investigação de delitos, além do serviço de monitoramento de presos que respondem pena em liberdade.

Segundo o governador Camilo Santana, unir o trabalho que vem sendo realizado pelo Ceará, com toda a experiência da empresa chinesa, garantirá ao estado uma força ainda maior no combate ao crime. “Temos avançado muito no Ceará no uso da tecnologia e inteligência para enfrentar o crime. Já são mais de 3.300 câmeras de videomonitoramento instaladas no estado, a criação do SPIA (Sistema Policial Indicativo de Abordagem), que tem atuado em cima da mobilidade do crime, e a criação de um Big Data, para rastrear e prender criminosos. Unir tudo isso à expertise da Dahua, trará grandes avanços para o nosso estado no combate à violência”, afirmou o governador.

Após reunião na empresa, o governador, acompanhado do assessor especial de Assuntos Internacionais, César Ribeiro, ainda visitou o Departamento de Polícia Jiang Gan, e conheceu de perto o trabalho de combate ao crime através do uso da tecnologia, que tem alcançado resultados significativos.

“Conhecemos aqui o que há de mais moderno no mundo na área da segurança, através de câmeras de última geração, softwares e serviços de integração. Já temos, no Ceará, um trabalho exemplar que vem sendo realizado pelas nossas equipes, com o apoio da UFC (Universidade Federal do Ceará) e PRF (Polícia Rodoviária Federal). Não tenho dúvidas de que essa parceria com a Dahua irá tornar o trabalho ainda mais eficaz. O Estado tem que estar cada vez mais preparado para enfrentar o crime e garantir a segurança da população. E não medirei esforços pra isso”, reforçou Camilo Santana.

Nos próximos dias, equipes da Dahua Technology estarão no Ceará para conhecer de perto o trabalho já realizado no estado, e fazer um estudo do melhor modelo a ser desenvolvido nessa parceria. As equipes chinesas se reunirão com os secretários André Costa, da Segurança Pública e Defesa Social, Mauro Albuquerque, da Administração Penitenciária, e integrantes dos setores de inteligência e tecnologia das duas pastas.

Bons hábitos contribuem para a prevenção e controle da hipertensão arterial

No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, uma doença silenciosa que atinge uma em quatro pessoas adultas no Brasil. A hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão. Diante das graves consequências da pressão alta, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, referência no tratamento de doenças cardíacas graves, faz um alerta para a prevenção e o controle da doença.

Caracterizada pela elevação da pressão do sangue nas artérias, a hipertensão é uma doença crônica assintomática. “A hipertensão arterial é na maioria das vezes, uma doença silenciosa, não dá sintomas e por isso é tão perigosa. Geralmente o paciente só apresenta sintomas quando está tendo um episódio de “crise hipertensiva”, aí pode ter dor de cabeça, náuseas, tontura e vômito”, explica o chefe do setor de cardiologia do Hospital de Messejana, Alexandre de Melo Karbage.

O cardiologista ressalta que a hipertensão arterial não tem cura, mas deve ser controlada para evitar complicações. “É fundamental fazer um acompanhamento médico regular, ter bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas com frequência. Fazendo isso, o indivíduo controla a doença e diminui as chances de ter um infarto agudo do miocárdio, ou AVC, por exemplo”, enfatiza.

Webpalestra

Para discutir sobre os principais fatores de risco e a prevenção do infarto agudo do miocárdio, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realizará nesta quinta-feira, 25, às 14h30, uma webpalestra com o cardiologista Alexandre de Melo Karbage. A transmissão será feita pelo Telessaúde e os profissionais de saúde poderão participar, acessando o link.

As orientações são voltadas principalmente para profissionais da saúde que trabalhem nos serviços de urgência e emergência (em especial médicos e enfermeiros), assim como os profissionais da vigilância epidemiológica das 22 regionais de saúde do Ceará e seus respectivos municípios. O objetivo é, por meio da webpalestra, alcançar o maior número de profissionais possível e buscar melhorias na qualidade do serviço.
Entre as doenças cardiovasculares mais comuns, o infarto agudo do miocárdio é uma das que mais matam. No Ceará, os dados parciais de 2018 registram 15.288 óbitos por doenças do aparelho circulatório, sendo 4.369 vasculares cerebrais, 5.016 isquemias do coração (diminuição do oxigênio que chega ao coração) e 1.780 hipertensivas. Desse total, 4.290 foram vítimas de infarto agudo do miocárdio, que ocorre quando uma artéria coronária fica obstruída e deixa de levar oxigênio e nutrientes ao coração.

Hábitos saudáveis

Cerca de 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% na terceira idade e a 5% de crianças e adolescentes no Brasil, sofrem com a hipertensão, que não tem uma causa única, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão. “As pessoas com excesso de peso, que não têm alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem atividades físicas, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticas ou têm familiares hipertensos correm maior risco de serem hipertensas”, ressalta o cardiologista.
A única forma de saber se a pressão está alta é verificando-a regularmente, com aparelhos calibrados e profissionais preparados. Para a maioria da população, a pressão arterial deve estar até 130/080mmHg e até 150×090 para os muito idosos.

 

Barbalha concentra atividades de vacinação contra a gripe

Os postos de Saúde da Família de Barbalha já estão disponibilizando vacinas para todos os públicos. A campanha segue até o dia 31 de maio e a aplicação está disponível em todos os PSF na zona rural e sede do município, além de ponto de apoio no Brejinho e Centro Materno Infantil.

 

Desde o dia 22, todos os grupos preconizados pelo Ministério da Saúde podem ser vacinados. Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, Idosos com 60 anos ou mais, doentes crônicos, mulheres com até 45 dias do parto, população indígena, professores, jovens que cumprem medidas socioeducativas, população carcerária, servidores do sistema prisional e trabalhadores da saúde.

 

Em 4 de maio, será realizado o dia “D” de vacinação com atividades mais concentradas em todo o município. A Secretaria de Saúde de Barbalha deve vacinar cerca de 15.453 pessoas dos grupos prioritários. A meta do Ministério da Saúde do Governo Federal é que 90% do público alvo seja imunizado. A população deve ficar atenta e portar a caderneta de vacinação.