Projeto para construção do açude do Rosário, em Várzea Alegre, está em análise no DNOCS

Publicidade

Várzea Alegre contará em breve com mais uma obra hídrica. Está em andamento junto ao Governo Federal o projeto da construção do açude do Rosário, comunidade localizada na Sede Rural deste município, distante da cidade cerca de 5km.

O prefeito da cidade, Zé Helder (MDB), juntamente com o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, com o vereador Alan Salviano (MDB) – que representa a comunidade, com o chefe de Gabinete Batista Júnior, com o advogado César Gregório e com o presidente da Associação do Rosário, Orlando Felipe, se reuniram na capela de Nossa Senhora do Rosário para falar sobre o projeto para os moradores.

De acordo com Zé Helder a construção do reservatório já estar conveniada com o DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, sob o número 02/2018, com vigência até 13 de dezembro de 2020, com recursos garantidos por meio de projeto do ex-senador Eunício Oliveira.

O orçamento para a construção do açude é da ordem de R$ 1.707.000,00. O projeto está em fase de análise pela equipe de engenharia do DNOCS. Após essa análise, seguirá para licitação e contratação da empresa que executará a obra.

O açude será abastecido pelas águas de afluentes do Riacho do Machado e terá capacidade para armazenar 648.213,48m³ de água.

Zé Helder destacou que o projeto do açude é do seu segundo governo, do ano de 2012, e que agora, no seu terceiro mandato, os recursos foram conseguidos por meio de uma emenda individual do ex-senador Eunício Oliveira no valor de R$ 1.707.000,00. Ele disse que ainda não sabe quando esse dinheiro será liberado pelo Governo Federal, porém, os recursos estão assegurados por serem de emenda parlamentar individual.

O prefeito destacou que ainda há pendência com relação à titularidade da área de terra onde o açude será construído. Essa área de terra, disse ele, deve passar para o nome do município e que haverá entendimento com os proprietários de terras da comunidade para buscar consenso sobre esse tema. Outras pendências com a SEMACE – Superintendência Estadual do Meio Ambiente e com a Cogerh – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos também serão resolvidas. Zé Helder afirmou que quer entregar essa obra até 2020, quando encerrará o terceiro mandato.

O vereador Alan Salviano que é da comunidade de Varas, que fica próxima à localidade de Rosário, disse que estava feliz e que se sentia contemplado pelo projeto do açude que é uma reivindicação antiga dos moradores, que teve seu apoio, foi recebida e está sendo atendida pelo prefeito Zé Helder com apoio do ex-senador Eunício Oliveira. Para Alan Salviano a construção desse reservatório resolverá o problema da escassez de água naquela comunidade e das comunidades próximas.

Publicidade

Leia também