Prefeitura de Juazeiro do Norte irá publicar chamamento público para zerar filas de exames

Publicidade

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), irá publicar, ainda este mês de março, chamamento público para cadastro de laboratórios com o intuito de zerar a fila de exames com grande demanda reprimida no Município.

Esse tem sido um dos objetivos do Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, que tem solicitado uma maior atenção na solicitação dos exames, para que sejam realmente ofertados dentro de uma necessidade, para quem realmente precisa. Ele destaca o esforço constante de atender a população de Juazeiro do Norte com as demandas na área da saúde, que não podem esperar.
O programa chamado de “Fila Zero” irá disponibilizar 6.683 procedimentos, entre ultrassonografias, endoscopias e exames laboratoriais, além da quantidade que já é ofertada mensalmente.

A secretária da Saúde, Francimones Albuquerque, explica que através de um levantamento, a SESAU identificou que ultrassonografia e endoscopia são os exames com maior dificuldade para marcação, resultando em mais tempo de espera para realização do procedimento.

Paralelo ao programa Fila Zero, a titular da pasta ressalta que estão sendo estabelecidos protocolos para a solicitação de exames em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, uma vez que a taxa de normalidade dos procedimentos realizados é muito alta. “No levantamento que fizemos, por exemplo, das ultrassonografias que foram realizadas 92% deram resultado  normal e só 8%  alteradas”, afirmou a secretária.

Logo, os profissionais deverão seguir um fluxo de procedimentos para que se demonstre a real necessidade para a solicitação do exame. “A gente quer adequar a nossa oferta de exames realmente com a necessidade do paciente”, conclui a secretária.

Publicidade

Leia também