Menino que voltou a falar e andar motivado por amor ao Fluminense e Fred recebe promessa de ídolo

Por Igor Castello Branco, Lizandra Trindade e Vinicius Eulálio — Rio de Janeiro

Publicidade

O título brasileiro de 2010 é inesquecível para os torcedores do Fluminense. E nem mesmo a perda de memória, em decorrência de uma meningite, fez aquela conquista se apagar do cérebro do paraibano Gabriel Varandas. Essa é a única lembrança que o garoto de 13 anos tem antes da doença.

Neste domingo, o Esporte Espetacular contou a história desse pequeno torcedor, que há cinco anos iniciou a luta para vencer o maior drama de sua vida sempre tendo a paixão pelo Tricolor como motivação para superar as inúmeras sequelas deixadas pelas doenças (tumor no cérebro e meningite) que o afetaram.

Gabriel reaprendeu andar e falar vendo reportagens do clube de coração, especialmente do ídolo Fred. Recuperado, o garoto, inclusive, pratica futebol hoje em dia. E, num encontro emocionante, teve oportunidade de contar toda sua saga de recuperação para o atual atacante do Cruzeiro, que fez até uma promessa para o menino: jogar ao menos um jogo pelo Fluminense por ele.

Tudo começou quando Gabriel tinha 8 anos. Ele relatou fortes dores de cabeça para os pais, Marcus Varandas e Yanna Varandas, e foi diagnosticado com um tumor no cérebro. Após a cirurgia para a retirada do tumor, teve alta e passou muito mal em casa. E veio o novo diagnóstico: meningiteGabriel deu uma nova entrada no hospital com parada cardiorrespiratória,chegou a ser declarado como morto, mas sobreviveu – num caso inexplicável até mesmo para os médicos.

Ele voltou pra casa sem andar, sem falar, sem memória, mas ainda apaixonado pelo Fluminense. E foi ideia do pai, Marcus, colocar na televisão de casa reportagens sobre o Tricolor e sobre o ídolo Fred para tentar estimular o pequeno Gabriel. A tentativa foi um sucesso.

Nos últimos cinco anos, Gabriel foi progredindo nos tratamentos de fisioterapia e fonoaudiologia até que em outubro de 2018 foi declarado curado. Em fevereiro deste ano, o Esporte Espetacular levou menino para encontrar com seu grande ídolo, em Belo Horizonte, na Toca Raposa. O encontro foi emocionante, regado a muitas lágrimas do hoje atacante Cruzeiro, que fez uma promessa surpreendente para Gabriel.

– Você tem esse sonho? Acho que nem que seja pra eu fazer apenas um jogo lá, mas tá aqui a promessa. Pelo menos um jogo eu faço lá por você. E você vai jogar comigo um jogo. Fechou? Então treina – disse Fred, que é o terceiro maior artilheiro da história do Fluminense, com 172 gols em 288 jogos, e deixou o clube em 2016 após atrito com a diretoria da época.

Fonte: Noticias ao minuto

Publicidade

Leia também