Aberta oficialmente em Crato: Semana da Água e da Árvore edição 2019

Publicidade

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SMADT), deu início na manhã de ontem, quarta-feira, 20, na Praça da Sé, às atividades da Semana da Água e da Árvore edição 2019.

Na abertura do evento, a participação de autoridades, estudantes e comunidade em geral, mostrou a importância da preservação e de um maior entendimento em relação aos cuidados para com o meio ambiente.

A solenidade foi iniciada com a apresentação de alunos da Escola José do Vale e dos meninos do Reisado do Projeto Menino Jesus. A parte musical ficou com a Banda de Música Municipal que entoou os hinos: Nacional e do Crato.

Em seguida, o memorialista Doutor Honoris Causa, Huberto Cabral, elencou alguns pontos históricos acerca das comemorações da Semana da Água e da Árvore, destacando a importância e o dever de preservar nossos ecossistemas.

O gestor da SMADT, Brito Júnior, reiterou a importância da manutenção das nascentes e mananciais, e destacou a questão do tombamento das árvores. “A gestão tem a responsabilidade de preservar as riquezas naturais de nossa cidade, a exemplo dessas árvores que, por meio de decreto, estarão tombadas e oficialmente protegidas”, explicou.

Brito Júnior se refere ao Decreto de Nº 1803001/2019*, datado em 18 de março de 2019, que declara imunes de corte, derrubada, queima ou agressão química no Município do Crato, Estado do Ceará, as árvores da espécie Licania tomentosa (Oitizeiros), localizadas na Praça da Sé, conforme coordenadas geográficas.

A estudante da Escola José do Vale, Valesca Geane, de 11 anos, observou que eventos como esse são muito importantes para que todos pensem na preservação do meio ambiente. “Sem árvores, não podemos respirar, precisamos proteger nosso verde, nosso planeta de uma forma geral”, disse.

“É inquestionável a importância que devemos dispor ao meio ambiente como um todo, preservando nossas árvores, rios, cuidando bem da nossa água, estamos cuidando bem do nosso povo. Todos nós precisamos ter ciência do quão imprescindível é cuidar do meio em que vivemos, ter consciência ambiental é nosso dever”, destacou o Prefeito Zé Ailton Brasil.

Em continuidade ao evento, foi assinado o Decreto do tombamento das árvores e descerrada a placa que sinaliza o Oitizeiro como patrimônio ecológico, histórico, cultural e paisagístico do município do Crato.

A Semana da Água e da Árvore prossegue até o domingo, dia 24, com diversas ações vislumbrando disseminar ensinamentos de preservação através da educação ambiental.

Participaram da abertura, secretários municipais, os vereadores Bebeto Anastácio, Pedro Alagoano, Neguinho Madeireiro e Tota Lobo, as escolas: Antônio Antuérpio, São Francisco, Dom Quintino, Professor José do Vale Feitosa, Gonzaga Mota, Estado da Paraíba, Projeto Menino Jesus, 08 de Março, Círculo Operário e Paulo Lima Verde. Parceiros também presentes: Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Polícia Ambiental, Sesc, SAAEC, Sabão Juá, União Protetora dos Animais e Meio Ambiente (UPAMA), Geopark Araripe e Universidade Regional do Cariri.

Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade

Leia também