SENAC CEARÁ PROMOVE BATE-PAPOS SOBRE MODA COM ESPEDITO SELEIRO, DAVID LEE E EDUARDO MOTTA

As conversas sobre os novos rumos do segmento acontecem no Crato e em Fortaleza.

As inscrições já estão abertas e são gratuitas 

Nos dias 28 e 30 de março, o Senac Ceará reúne grandes talentos da Moda em rodas de conversa sobre o segmento no Crato e em Fortaleza, respectivamente. No dia 28, no Foyer do Sesc Crato, o tema abordado é “Tradição e modernidade nos novos rumos da moda”, com a participação do Mestre da Cultura do Ceará, Espedito Seleiro; do consultor do Senac e da Radar Consultoria, jornalista e escritor Eduardo Motta; além do estilista David Lee – aluno formado pelo Senac em Desenho de Moda que participou do International Fashion Showcase (IFS); e a instrutora do Senac Crato, Ariane Morais. Já no dia 30, no Senac Riomar, a conversa é sobre “Novos Talentos e rumos da moda”, com a participação de Eduardo Motta e David Lee. Os eventos são gratuitos, são 60 vagas em cada cidade e as inscrições podem ser feitas pela internet.

No Crato, o tema Tradição e Modernidade nos Novos Rumos da Moda apresenta a instituição como protagonista dos projetos com David Lee e Espedito Seleiro. “Projetos esses alinhados por uma política traçada pelo Senac com objetivo de fortalecer a identidade regional, a tradição, as bases culturais e projetar os próximos passos”, destaca Eduardo Motta.

 O bate-papo estabelece, então, uma fonte como o passado e com o futuro, colocando os dois muito claramente como manifestações do presente. “História e criação entram aí de uma maneira bem definida e sustentada pelos projetos desenvolvidos com o Mestre desde o lançamento do livro Meu Coração Coroado: Mestre Espedito Seleiro, em 2016, pela Editora Senac Ceará, até a exposição baseada nessa publicação na Embaixada do Brasil em Londres, em fevereiro de 2019. Com o David, passa desde a forma como a sua participação no IFS foi conduzida, a partir de pesquisa sobre as novas maneiras de trabalhar com moda e como o estilista cearense representa essas tendências de mercado, que tem um lastro na cultura regional, mas ganha formas cosmopolitas”, explica Eduardo, mediador da conversa.

A partir da participação do aluno formado pelo Senac Ceará em Desenho de Moda, David Lee, na edição 2019 do IFS, o Senac Ceará promove no dia 30 de março uma conversa sobre novos talentos na Moda. O curador do projeto, Eduardo Motta, juntamente com David Lee, falam sobre a experiência no IFS – que projeta jovens talentos para o mundo todo e repercute ainda a política da Inglaterra voltada para o segmento da moda.

 

SERVIÇO: RODAS DE CONVERSA SOBRE NOVOS RUMOS DA MODA – SENAC/CE

Tema: Tradição e modernidade nos novos rumos da moda – Com Mestre Espedito Seleiro, Data: 28/03

Horário: 18h30

Local: Foyer Sesc Crato (R. André Cartaxo, 433 – Palmeiral – Crato)

Eduardo Motta, David Lee e Ariane Morais.

Vagas: 60

Inscrições: https://bit.ly/2WeE5qm

Grátis

Tema: Novos talentos e rumos da moda – Com Eduardo Motta e David Lee

Data: 30/03

Horário: 16h

Local: Senac RioMar

Vagas: 60

Inscrições: https://bit.ly/2W8D8zU

Grátis

Sobre o Sistema Fecomércio 

O Sistema Fecomércio é formado pela Fecomércio, pelo Sesc, pelo Senac, e pelo IPDC, instituições privadas, criadas e mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Juntas, a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seu papel e missão, transformando a vida do trabalhador e colaborando com os empresários do comércio.

Por meio da Fecomércio, auxilia no fortalecimento e defesa do segmento do comércio de bens, serviços e turismo; pelo IPDC leva informação e dados por meio da realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo; via Senac, atua na qualificação profissional, e por meio do Sesc, realiza milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social.

 

42 milímetros: Barbalha teve a maior chuva do Cariri segundo a Funceme

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Com chuvas de 42 milímetros, a cidade de Barbalha teve o maior volume de chuva no Cariri durante as últimas 24 horas de ontem para hoje (27), segundo o boletim diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

No Ceará, o município ficou em 8º lugar em número de precipitações. Em Viçosa do Ceará teve o maior volume de chuva do Estado, alcançando a marca de 76,2mm. No Cariri, 17 municípios tiveram precipitações segundo a Funceme. Destes Brejo Santo e Abaiara tiveram a marca de 40 milímetros.

ESMP em Juazeiro do Norte promove curso prático sobre previdência própria dos municípios

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Escola Superior do Ministério Público em Juazeiro do Norte (ESMP), promove, na sexta-feira (05/04), das 8h30min às 11h30min, o Curso Prático sobre Previdência Própria dos Municípios, no auditório da ESMP, na Rua Catulo da Paixão Cearense, 135 – 12º andar, Edifício Central Park.

A qualificação será ministrada pelo promotor de Justiça Silderlândio do Nascimento e abordará aspectos práticos de análise financeira e atuarial dos regimes próprios, bem como a repercussão dos parcelamentos previdenciários na sustentabilidade dos regimes e os planos de equacionamento de déficit atuarial, além de outros pontos referentes aos RPPS. O evento é gratuito, dá direito a certificado e é destinado a membros, servidores, estagiários, demais colaboradores, estudantes e sociedade em geral. As inscrições podem ser feitas no site: https://cursos.mpce.mp.br

Segundo o promotor de Justiça Silderlândio do Nascimento, o curso se destina à compreensão do funcionamento dos regimes próprios dos municípios (Previdências Públicas) a fim de buscar soluções referentes aos graves déficits atuariais de tais regimes, situação que, no futuro breve, pode acarretar em graves crises fiscais e ausência de capacidade dos municípios de pagarem os benefícios previdenciais. “O assunto é muito importante para as populações dos municípios, para que os cidadãos e servidores públicos conheçam o funcionamento de seus regimes próprios de forma a evitar a insolvência de tais fundos em um futuro próximo, considerando os graves déficits atuariais de regimes próprios recentemente instalados, fato injustificável e muito preocupante, já que tais regimes possuem atualmente muitos servidores ativos custeando poucos inativos”, detalha o promotor.

A atividade integra um ciclo de ações promovidas com o intuito de proporcionar melhor compreensão das atividades desenvolvidas pelo MP sob o enfoque nas mais diversas áreas do direito. A palestra inaugural aconteceu em 22 de março e tratou do tema “O poder de polícia do MP no direito do consumidor”. Segundo a coordenadora da ESMP em Juazeiro do Norte, promotora de Justiça Juliana Mota, a ideia do ciclo surgiu da necessidade de aproximação entre o MP e a sociedade, auxiliando o cidadão no conhecimento de seus direitos.

Fonte: assessoria de imprensa

Famed/UFCA irá inaugurar ambulatório de diagnóstico do câncer infantojuvenil

Amanhã (28), a partir das 8h, será inaugurado o ambulatório de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (Famed/UFCA). O espaço foi implementado em parceria com o Instituto de Apoio à Criança com Câncer no Cariri (IACC Cariri).

O equipamento será o único da rede pública, na região do Cariri, a diagnosticar câncer em crianças e adolescentes. De acordo com o Diretor da Famed/UFCA, Dr. Cláudio Gleidiston, crianças e adolescentes com câncer só podem ter acesso ao tratamento com o diagnóstico: “O câncer é a única doença que para se iniciar o tratamento é necessário diagnóstico. Assim, é preciso que o paciente apresente laudo histopatológico diagnosticando o câncer, ou um mielograma, nos casos de leucemia”.

Para receber a nova especialidade médica, o ambulatório na Famed passou por melhorias na sala de espera, financiadas pelo IACC Cariri. Além disso, o IACC também providenciou decoração para a sala de atendimento e brinquedos para os futuros pacientes. Como as demais especialidades médicas contempladas pelo ambulatório da Famed/UFCA, a Oncologia Pediátrica vai atender pacientes encaminhados pela Central Municipal de Marcação de Consultas e Exames de Barbalha (Cremu).

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a enfermidade já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos: 8% do total. Ainda segundo o Inca, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pelo câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Foto: assessoria

Ambulatório Famed

A Oncologia Pediátrica vai se somar às 15 especialidades médicas já contempladas pelo ambulatório da Famed: Reumatologia, Urologia, Neurologia, Endocrinologia, Dermatologia, Cardiologia, Clínica Geral, Patologia Tropical, Geriatria, Hematologia, Nefrologia, Pneumologia, Proctologia, Gastroenterologia e Otorrinolaringologia. Juntas, as especialidades atendem, semanalmente, cerca de 120 pacientes encaminhados pela Cremu de Barbalha.

Serviço

Ambulatório de Especialidades Médicas – Famed/UFCA
Rua Divino Salvador, 284 – Bairro do Rosário, Barbalha-CE
(88) 3221.9623
ambulatorio.famed@ufca.edu.br

Instituto de Apoio à Criança com Câncer no Cariri (IACC)
Rua Divino Salvador, 222 – Bairro do Rosário, Barbalha-CE
(88) 3532-3743
iacc@iacccariri.org.br

Contatos úteis
Universidade Federal do Cariri
Assessoria de Imprensa: Ana Paula Lima
(88) 3221.9385
(85) 9.8775.8415
Instituto de Apoio à Criança com Câncer no Cariri
Assessoria de Imprensa: Monike Feitosa
(88) 3532.3743
(88) 9664.1164

Fonte: assessoria

Homem é flagrado no Assaí em Juazeiro do Norte fazendo compras com carro da secretaria de saúde de Aurora-CE; veja o vídeo

Por Agência News Cariri

As imagens foram enviadas para a produção do site News Cariri por um leitor do site, em que mostra um motorista utilizando um carro oficial da Secretaria de Saúde do município de Aurora, fazendo compras em um supermercado.

O vídeo abaixo mostra o veículo estacionado no acostamento da Avenida Padre Cícero em frente a uma marmoraria vizinho ao Atacadão. O motorista e o ajudante vão até o Supermercado Assaí fazer as compras e em seguida dois retornam, entram no carro e vão embora.  O motorista está vestido de shorts e de sandálias, ou seja, não está caracterizado adequadamente para conduzir um veículo oficial de uma prefeitura.

O Carro pertence a secretaria de saúde de Aurora, e faz parte do PSF da Vila Paulo Gonçalves. Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a prefeitura para saber alguma resposta do flagrante mas até o momento do fechamento dessa matéria não foi dado retorno.

Veja o vídeo do flagrante:

OAB luta por mais celeridade no Interior

Participaram de uma reunião com a superintendência da área judiciária do Tribunal de Justiça do Ceará (SEJUD), nesta terça-feira (26), na sede do órgão, em Fortaleza, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; o tesoureiro da Secional, Rodrigo Costa; o diretor da jovem advocacia, Fernando Martins; os presidentes das Subsecções do Crato e do Juazeiro do Norte, Francivaldo Lemos e Reno Feitosa, respectivamente; e membros da diretoria da Subsecção de Sobral, Raphael Viana (vice-presidente) e Ranulfo Rodrigues Júnior (tesoureiro).

O encontro foi fruto de uma articulação do presidente Erinaldo Dantas, que esteve na região do Cariri, na última sexta-feira (23). Ocasião em que se reuniu com os presidentes das subsecções da Região do Cariri para debater as questões relacionadas às prerrogativas da advocacia e à implantação da Secretaria Judiciária, na região.

Para Erinaldo Dantas, o bom funcionamento da Sejud é um pleito urgente. “Implica diretamente no bom funcionamento do judiciário, na qualidade do trabalho da advocacia e quem colhe os frutos é a sociedade. Já tínhamos uma reunião marcada para esta terça-feira e aproveitamos para articular esse momento”, afirmou.

Na reunião com o Superintendente da área judiciária do Tribunal de Justiça do Ceará, Nilsiton Aragão, o presidente da Subsecção do Crato, Reno Feitosa, apresentou, a reclamação de toda a advocacia da região sul do Ceará, que trata sobre o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Judiciária Regional, que engloba Crato, Juazeiro e Barbalha. “No Crato, quando um juiz determina a liberdade provisória de alguém, demora de 5 a 15 dias para que a decisão seja cumprida efetivamente. Dessa forma, nem a pessoa que está presa compreende, nem a família e, de certa forma, esse atraso recai sobre a advocacia. O presidente do Tribunal é sensível a esse problema e está com excelentes propostas para resolução dessa questão”, explicou.

De acordo com o presidente da subsecção de Juazeiro do Norte, Francivaldo Lemos, o sistema ainda não está funcionando de forma adequada. “As demandas na região do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha estão muito grandes e a secretaria ainda não consegue atender tudo. Precisamos de mais celeridade para resolução das decisões judiciais”, afirmou.

Nilsiton Aragão, explicou que há vagas específicas para a Sejud no Crato, Juazeiro e Barbalha. “Queremos fortalecer o gabinete e ampliar os terceirizados são algumas propostas. Só depois de um diagnóstico mais preciso, será possível resolver as dificuldades existentes nessa região. Estamos trabalhando por um serviço que tem que funcionar”, afirmou. 

Com informações da Assessoria de comunicação da OAB Ceará

Reforma da Previdência será votada na CCJ até 17 de abril

A reforma da Previdência será votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara até 17 de abril, disse na noite desta terça-feira (26) o presidente da comissão, deputado Felipe Francischini (PSL-PR). Acompanhado de deputados e líderes do partido, ele reuniu-se por uma hora e meia com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, para definir o posicionamento da legenda.

Segundo a líder do Governo no Congresso Nacional, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), o presidente nacional do partido, Luciano Bivar, participou da reunião por teleconferência e assegurou o fechamento da legenda em torno da reforma. Ela disse que o partido fará uma declaração oficial amanhã (27) para anunciar a decisão.

De acordo com Joice Hasselmann, o partido fará um trabalho de convencimento com parlamentares para evitar dissidências, explicando a importância da reforma da Previdência para o equilíbrio das finanças do governo. “Não queria que o partido do presidente da República perdesse o protagonismo de ser o primeiro partido a fechar questão em relação à nova Previdência”, disse a deputada.

A parlamentar disse que pode haver uma margem de 5% dos deputados do PSL que votarão contra a reforma da Previdência, mas que algum grau de não adesão é aceitável dentro de qualquer partido. Ela admitiu que a principal dificuldade será convencer os parlamentares da legenda a aceitarem a proposta de reforma da Previdência dos militares.

“Por isso, trabalho com uma margem de erro. A gente tem que trabalhar com o convencimento em relação ao texto dos militares. A gente sabe que, no Congresso Nacional, nada se faz goela abaixo em partido nenhum. Tudo é na conversa, no diálogo, no convencimento”, explicou.

Para Joice Hasselmann, o fechamento de questão do PSL em torno da reforma da Previdência é essencial para atrair outros partidos para a base do governo. Ela considerou a palavra do presidente da legenda um avanço. “Precisamos avançar muito e ter conversa com líderes de partidos para a construção da nova base. Isso é uma coisa. Agora é óbvio que os outros partidos que pretendem vir para a base naturalmente cobrem um posicionamento do PSL, porque é justo que o partido do presidente seja o primeiro [a fechar questão]”, disse.

O presidente da CCJ disse que o relator da reforma da Previdência na comissão deve sair ainda esta semana. Ele não indicou se o deputado será do PSL, apenas disse que está trabalhando com diversos nomes. “Estamos construindo o relator em conjunto com o ministro Paulo Guedes e sua equipe, o ministro [da Casa Civil] Onyx [Lorenzoni] e com nossas lideranças do Governo na Casa. Acredito que terei boa notícia ainda esta semana. Estamos vendo o timing do relator. Estamos estudando alguns nomes”, disse.

Francischini justificou a decisão de Paulo Guedes de não comparecer à comissão enquanto não houver um relator escolhido para análise do projeto na CCJ. “O que o ministro entende é que é importante que haja um relator designado até a ida dele à comissão até para que ele esclareça algumas dúvidas do relator. Acho que é um ponto com bastante discernimento, e estamos avaliando essa questão”, disse.

Sobre a reivindicação de líderes de 13 partidos para a exclusão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da aposentadoria rural do texto em troca do apoio à reforma, Joice Hasselmann disse ter considerado a notícia positiva.

“Muita gente viu como um fato negativo. Eu vi como um fato extremamente positivo. Ao mesmo tempo em que houve sinalização de retirada de pedaço do texto, também houve sinalização de líderes, inclusive que estão independentes ou em partidos da oposição, de que é preciso caminhar e que a nova Previdência é fundamental para o país”, disse.

Fonte: Noticias ao minuto