Surfista mordido no rosto por tubarão em Noronha quer voltar a pegar ondas

Por Ana Clara Marinho, G1 PE

Publicidade

Vinicius Cavalcanti foi atingido no rosto enquanto surfava e levou 83 pontos. ‘Não foi um ataque, foi defesa do tubarão. Creio que, de alguma forma, eu o assustei’, conta.

O advogado Vinícius Cavalcanti, que se chocou com um tubarão, na praia Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, falou nesta sexta-feira (15) sobre o incidente. Ele levou uma mordida na cabeça e conta que levou 83 pontos. Apesar disso, faz questão de afirmar que não ocorreu um ataque do animal e que está ansioso para voltar a surfar. 

“Não foi um ataque, foi defesa do tubarão. Creio que, de alguma forma, eu assustei ele. Uma coisa grande em cima dele. Ele não atacou, ele só foi dar uma mordida leve, rápida, só tocou e saiu. Quero ficar bom para voltar a surfar”, conta Vinícius, que tem 31 anos de idade, é advogado e trabalha como vendedor de açaí na Cacimba.

Morando há pouco mais de dois anos na ilha, ele explica que tubarões são normais e que não vê perigo em entrar no mesmo local.

“Só não vou entrar mais no fim de tarde. Se tiver sardinha, é melhor sair. Não é que você vá ser atacado, mas você pode assustar o tubarão e ele reagir para se defender, mas não para atacar. A gente vê tubarão ali sempre e eles não atacam”, afirma.

O choque com o tubarão aconteceu no final da tarde da quarta-feira (14), quando o vendedor resolveu entrar no mar para pegar ondas com bodyboard após sair do trabalho.

“Tinha um cardume de sardinha grande e a gente tinha visto que tinha um tubarão, mas a gente sempre vê tubarão na praia da Cacimba e eles nunca atacam. Eu levei uma ‘vaca’ [caiu] e daí eu já peguei o impulso para entrar novamente. Nisso, senti um impacto na cabeça, só o barulho. Quando eu subi, já estava ‘lavado’ de sangue”, recorda.

Essa não foi a primeira vez que Vinícius encontrou um tubarão enquanto surfava em Noronha. Os ferimentos, defende, foram causados por ser um animal de porte maior e o choque ter sido frontal.

“Eu tinha batido com as pernas em um tubarão na semana passada. Dessa vez, eu creio que assustei ele. Para se defender, ele só deu aquele toque. Não mordeu, não chacoalhou, nem nada. Só deu um toque e foi embora. Pelo tamanho dele, acabou pegando ao redor do rosto”, explica.

No momento do incidente, Vinícius conta que não sentiu dor, apenas quando chegou ao hospital. “Na hora você não sente dor. Só o sangue que começou a escorrer e a gente já correu para cá”, afirma.

O advogado e vendedor de açaí segue internado no Hospital São Lucas, com previsão de receber alta ainda nesta sexta-feira (15).

Mundial de Surfe

A praia onde aconteceu o ataque é justamente o local que vai receber, a partir da terça-feira (19), o Campeonato Mundial de Surfe Hang Loose Pro Contest. A competição conta com 144 surfistas de 20 países e abre o calendário da Liga Mundial de Surfe (WSL) na América do Sul em 2019. O bicampeão do mundo, Gabriel Medina, confirmou presença.

Nota oficial

A Administração de Fernando de Noronha divulgou uma nota oficial lamentando o episódio e afirmando que a superintendência de saúde da ilha está “em prontidão para prestar qualquer atendimento durante o processo de recuperação do rapaz”.

O texto ainda afirma que foi convocada uma reunião com os organizadores do Hang Loose Pro Contest, com o Corpo de Bombeiros e outras instituições, “para deliberação de medidas de segurança para garantir a realização do evento”.

Fonte: G1.com

Publicidade

Leia também