Fortaleza tem chuva de 54 milímetros acompanhada de raios e trovões nesta sexta-feira

Por Gioras Xerez

Publicidade

Bairros como o Centro, Aldeota, José Walter, Parangaba, Jóquei Clube e Montese enfrentam congestionamentos.

Chove em Fortaleza desde a madrugada desta sexta-feira (1º). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até as 7h45 desta sexta, o posto pluviométrico do Pici registrou 54,4 milímetros. Em Messejana houve chuva de 36,4 milímetros. No posto pluviométrico da Água Fria foram computados 20,0 milímetros.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no mês de janeiro, choveu 112% a mais que o normal para o período na Capital. Foram 248,2 milímetros quando o esperado é chover 117,1 milímetros.

A chuva no início da manhã gerou vários pontos de alagamentos em Fortaleza. A chuva foi acompanha de raios e trovões. Motoristas que trafegavam pelas principais vias que dão acesso a bairros como Centro, Aldeota, José Walter, Parangaba, Jóquei Clube e Montese enfrentam congestionamentos. A rodovia BR-116, no sentido Sertão-Praia, também já registra engarrafamentos.

Veja os principais pontos de alagamentos:

Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa).

Avenida Heráclito Graça com Ildefonso Albano.

BR 116, no Bairro Aerolândia.

Rua Estrada do Pici, no Bairro Parangaba.

Avenida José Bastos, no Bairro Parangaba.

Avenida Expedicionários, no Bairro de Fátima.

Rua Barão do Canindé, no Bairro Montese.

Avenida Frei Cirilo, no Bairro Messejana.

Rua Cônego de Castro, no Bairro Vila Peri.

Avenida 13 de Maio, no Bairro Benfica.

Rua General Lima da Silva, no Bairro Aerolândia.

Rua Rio Branco,com Rua Pará no Bairro Panamericano.

Avenida Prudente Brasil no Bairro Passaré.

Avenida Coronel de Carvalho com Rua Guilherme Mendes, no Bairro Jardim Guanabara.

Rua Padre Mororó com Guilherme Rocha, no Bairro Centro.

Rua Nunes Valente, no Bairro Meireles.

Rua Paulo Firmeza, no Bairro São João do Tauape.

Rua Nogueira Acioli com Tenente Benévolo.

Até às 11h15, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) havia registrado chuva em pelo menos 92 cidades.

Conforme atualização dos dados, Croatá, na Região da Ibiapaba, registrou 89 milímetros. Em seguida Paracuru, na Região Norte, com 71,0 milímetros. A terceira maior chuva foi em Aquiraz, com 69 milímetros. A quarta em São Gonçalo do Amarante com 62,0 milímetros. Foram registradas precipitações nas cidades de Ipueiras (26,4 milímetros); Reriutaba (24,0 milímetros) e Mucambo (22,0 milímetros).

Formação de nuvens com chuvas

Há nuvens que estão associadas a chuva no noroeste do Ceará e no Vale do Jaguaribe. Essa nebulosidade, deve-se a a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Sistema de baixa pressão atmosférica, de circulação horária, posicionado a 12 km de altura) posicionado entre a Bahia e o oceano Atlântico e a formação de uma linha de instabilidade.

A Zona de Convergência Intertropical é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Fonte: G1 Ceará

Publicidade

Leia também