Campanha de combate ao assédio sexual e violência contra a mulher no Carnaval é lançada na Paraíba

Por G1 PB

Publicidade

‘Meu corpo não é sua folia’ pretende prevenir casos e incentivar denúncias por todo o estado durante período carnavalesco.

Foi lançada nesta quarta-feira (20) a campanha “Meu corpo não é sua folia” criada pela Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual, com foco na prevenção e denúncia de crimes de importunação sexual e violência doméstica durante o Folia de Rua e o Carnaval deste ano.

A campanha foca em atuar nos blocos pré-carnavalescos por todo o estado, distribuindo cem mil leques do projeto em pontos de grande circulação de foliões e turistas. O Governo também irá veicular em rádio, TV e redes sociais materiais sobre a iniciativa.

“A gente trabalha tanto no sentido da repressão, mas também na mudança de cultura e práticas educativas e no carnaval isso é muito importante que ocorra”, enfatiza a secretária da mulher e diversidade humana, Gilberta Soares.

Importunação sexual é crime e dá cadeia – prevista na Lei 13.718/18. A campanha objetiva prevenir e estimular a denúncia de crimes de importunação sexual e violência doméstica durante todo período carnavalesco e divulgar o trabalho da Rede Estadual de Atenção às Mulheres em Situação de Violência da Paraíba, formada pelas Secretarias da Segurança e Defesa Social, Secretaria do Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Tribunal de Justiça e Ministério Público do Estado.

Os casos serão tratados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), presente nos municípios de Cajazeiras, Sousa, Patos, Campina Grande, Guarabira, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux e João Pessoa. Caso não haja uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município, as denúncias devem ser feitas em qualquer delegacia ou pelos telefones 197 (importunação) e 190 (específico para violência doméstica).

De acordo com a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, “a campanha vai estimular a denúncia das ocorrências à polícia. O mote ‘Meu corpo não é sua folia’ significa que nenhuma mulher pode ter seu corpo tocado ou ser importunada de qualquer forma sem seu consentimento”.

Fonte: G1.com

Publicidade

Leia também