Justiça acata ação do MPCE sobre imóvel abandonado em Juazeiro do Norte

O juiz de Direito da 1ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, Renato Belo Vianna Velloso, deferiu nessa quarta-feira (06/02) medida liminar em Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em desfavor do Município de Juazeiro do Norte e da empresa Discar Distribuidora de Veículo LTDA, proprietária de um imóvel abandonado. A Justiça determinou à empresa a limpeza e lacração do prédio, e ao Município o mesmo em caso de omissão do proprietário.

Conforme apurado pela 9ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, o imóvel situado na Avenida Padre Cícero, Km-2, Bairro Triângulo, encontra-se abandonado, servindo como abrigo para usuários de entorpecentes e esconderijo para infratores, além de ter se tornado um depósito de lixo, misturado a excrementos humanos e de animais, gerando infestação de insetos e roedores.

Dessa forma, o juiz determinou ao proprietário que, em 15 dias úteis, realize a tapagem e isolamento do imóvel, contrate serviço de vigilância patrimonial 24 horas, bem como promova a limpeza e conservação do prédio, mantendo-o livre de qualquer material, entulho, lixo, vegetação e acúmulo de água no local, que possam causar riscos à saúde e à incolumidade pública. Além disso, em 30 dias úteis, a empresa deverá apresentar, em juízo, documento oficial que analise, de forma pormenorizada, a viabilidade quanto à demolição do prédio, ou, ainda, a viabilidade da adoção de outra providência para a correta destinação do imóvel.

A Justiça definiu também multa diária de R$ 5 mil reais a ser paga, em caso de descumprimento, limitada ao montante de R$ 500 mil. Se o descumprimento ultrapassar o prazo de 100 dias úteis da intimação do proprietário, caberá ao Município tomar as providências referentes a isolamento, vigilância e limpeza e conservação do prédio, buscando ressarcimento dos custos junto ao proprietário.

 Fonte: MPCE

Motoristas reclamam de motocicletas ocupando vagas de carros em Crato-CE

Motoristas da cidade de  Crato-CE têm reclamado das dificuldades de estacionar seus carros no centro da cidade.  A reclamação surgiu devido às várias motos estacionadas nas vagas dos carros, que ficam ocupando as vagas de forma irregular.  

Mesmo com o sistema de Zona Azul, estacionamento rotativo onde é cobrado um valor tabelado de acordo com o tempo de permanência,a falta de vagas disponíveis tem favorecido a prática de infrações como fila dupla e estacionamentos de veículos em locais proibidos.


O comerciante José Silva relata que o comércio se prejudica com esta irregularidade.“Normalmente os motoristas dos carros querem comprar os produtos e não conseguem estacionar, ai vão embora e a gente perde as vendas”, disse ele.

 Já outras pessoas reclamam que vários comerciantes colocam seus carros de empurrar mercadorias, para guardar vagas, o que causa tumulto e mais infrações no trânsito.   

 Diante de toda problemática, a população cobra que seja feito uma fiscalização maior por parte do DEMUTRAN. “Se um carro parar por alguns minutos e não fazer o pagamento para o Zona Azul já é notificado, deviam fazer o mesmo com as motos,relatou o motorista José Cláudio.

Palocci diz que Lula sabia que seria alvo de fase da Lava Jato

 
 
O ex-ministro Antonio Palocci disse em delação premiada que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia da 24ª fase da Lava Jato, que o levou à força para depor, em março de 2016. Segundo o ‘G1’, o depoimento de Palocci é parte de uma investigação sobre o vazamento dessa fase da operação.

De acordo com o ex-ministro, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, e a assessora, Clara Antl, sabiam que a operação contra o petista seria realizada, mas não sabiam se ele seria preso ou conduzido coercitivamente. Palocci disse que Okamoto contou ter “feito uma limpa” na casa dele em Atiabaia, assim como Clara.

Segundo o ex-ministro, os funcionários do instituto lamentaram o fato de Lula não ter feito o mesmo, pois, na ocasião, foram encontrados documentos comprometedores na casa do ex-presidente, em São Bernardo do Campo, e no sítio em Atibaia.

Palocci disse ainda que documentos relevantes deixaram de ser apreendidos na sede do Instituto Lula e na casa de assessores do ex-presidente do local. O ex-ministro alegou ter tratado diretamente com Clara sobre um HD no qual eram guardados os registros de todas as reuniões feitas por Lula em seus dois governos. Os arquivos não teriam sido levados pela Polícia Federal (PF).

Vazamento

A auditora da Receita Federal Rosicler Veigel, que atuava na Lava Jato, informou à PF que, em fevereiro de 2016, contou ao então namorado, o jornalista Francisco José de Abreu Duarte, que uma “bomba” relacionada a Lula estava prestes a “estourar”.

Rosicler disse ainda que levou cópias de documentos da operação em que o petista seria alvo para casa. Contudo, ela nega ter entregue esses documentos ao ex-namorado e o acusa de ter retirado os papéis da bolsa dela, sem que ela soubesse.

O jornalista, por sua vez, confirmou que vazou as informações para o ‘Blog da Cidadania’, mas negou que partiram da auditora e invocou o direito constitucional para proteger a fonte. Ele disse que manteve uma cópia da decisão judicial sobre Lula que estava na bolsa de Rosicler. Considerando que muitas informações da operação costumavam vazar, o jornalista afirmou que não se arrepende da divulgação.

A PF concluiu o inquérito no dia 16 de janeiro. Agora, o Ministério Público Federal (MPF) avalia se oferece ou não denúncia à Justiça.

Fonte: notícias ao minuto

Bolsonaro segue sem compromissos; boletim e coletiva serão às 16h

O presidente Jair Bolsonaro segue sem compromissos oficiais em sua agenda nesta sexta-feira, 8. Ele está internado desde o dia 27 de janeiro no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, onde fez cirurgia para reconstrução do trânsito intestinal.

 

A previsão da assessoria de imprensa do Palácio do Planalto é que a coletiva com o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, ocorra às 16 horas, mesmo horário da divulgação de novo boletim médico.

O presidente foi diagnosticado com pneumonia, após apresentar febre (38ºC) na noite de quarta-feira (6). De acordo com o médico responsável pela cirurgia de Bolsonaro, Antonio Luiz Macedo, o quadro é sutil e leve, mas deve fazer com que ele permaneça no hospital por mais, pelo menos, “cinco a sete dias”.

Nesta quinta-feira, 7, minutos após a divulgação do boletim que atestava a pneumonia, o presidente postou no Twitter uma mensagem em que dizia: “estamos tranquilos, bem e seguimos firmes”. Com informações do Estadão Conteúdo

 Fonte: notícias ao minuto

 

Nova sentença reforça debate sobre prisão domiciliar de Lula

A segunda condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reabriu as discussões sobre a possibilidade de o petista ser transferido ou não para o regime de prisão domiciliar. O tema já foi alvo de controvérsia dentro da equipe jurídica de Lula e vem sendo discutido reservadamente no Supremo Tribunal Federal, antecipando-se a um pedido formal da defesa.

Na Corte se concentram as maiores chances de êxito para Lula deixar as instalações da superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde está preso desde abril. Enquanto no Superior Tribunal de Justiça (STJ) Lula será julgado pela 5.ª Turma, de composição rigorosa e linha dura, no Supremo o ex-presidente obteve cinco votos favoráveis ao seu pedido de liberdade no ano passado. O habeas corpus foi rejeitado pelo apertado placar de 6 a 5.

Apesar disso, um ministro do STF avalia que é difícil a Corte colocar o petista em prisão domiciliar antes do julgamento das ações sobre prisão após condenação em segunda instância, marcado para 10 de abril.

Ele observa que, uma decisão favorável a Lula antes disso daria um “sinal trocado” sobre os empenhos da Justiça no combate à corrupção. Procurada, a defesa de Lula não respondeu aos contatos da reportagem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


 Fonte: notícias ao minuto

Simm oferece vagas para garçom, cozinheiro e copeiro em Salvador

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) divulgou as vagas de emprego disponíveis para a sexta-feira (8) em Salvador. [Confira a lista no final da reportagem]

Os interessados deverão ir a um dos postos do SIMM, no Comércio – Rua Miguel Calmon, nº 506, Edf. Ouro Preto; Boca do Rio – Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imejá, levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 07h às 16h30, pelo telefone 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

A população também tem acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras – Bairro Centro/Brotas Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções.

Ajudante de Carga e Descarga

Ensino fundamental incompleto, 6 meses de experiência, vaga zoneada para moradores da região de Pirajá, Aguas Claras, Cajazeiras e Suburbana.

Salário: 1.000,00 + Benefícios

5 Vagas

Garçom

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Vaga Zoneada para o bairro de Pernambués

Salário: a combinar + Benefícios

3 vagas

Steward (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência.

Salário: 1.040,50 + Benefícios

1 Vaga

Cozinheiro Geral

Ensino médio completo, 1 ano de experiência.

Salário: 1.600,00

1 Vaga

Cozinheiro de Restaurante

Ensino médio completo, 2 anos de experiência, imprescindível vivência com fast food.

Salário: 1.300,00

1 Vaga

Coordenador de Restaurante

Ensino superior completo em Administração ou áreas afins, 1 ano de experiência.

Salário: 2.000,00

1 Vaga

Analista Tributário e Fiscal

Superior completo em Ciências Contábeis, 1 ano de experiência, Imprescindível Carteira do CRC e ter trabalhado na área de indústria, desejável ter conhecimento E-Social

Salário: 3.000,00 + Benefícios

1 vaga

Copeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + Benefícios

1 Vaga

Porteiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, conhecimento de informática

Salário: 998,00+ Benefícios

1 vaga

Auxiliar de Limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, conhecimento de informática

Salário: 998,00+ Benefícios

1 vaga

Costureira (vaga temporária)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível vivência com customização de abadás.

Salário: 100,00 (diária) + transporte.

1 Vaga

 
 Fonte: G1

Neto é preso suspeito de agredir a avó de 79 anos com golpe de machado na cabeça na Bahia

Um jovem de 23 anos foi preso suspeito de agredir a avó, que tem 79, com um golpe de machado na cabeça, na tarde de quarta-feira (6), no povoado Queimada do Milho, na zona rural de Santaluz, cidade a cerca de 275 km de Salvador. Segundo a Polícia Civil, Romário Souza dos Santos, alegou não ter tido motivos para fazer a agressão.

De acordo com informações da polícia, Romário encontrou a avó, que não teve a identidade revelada, deitada no sofá da casa dela. Após a agressão, o jovem foi até a casa da mãe e avisou aos familiares que tinha golpeado a idosa, que estava inconsciente.

A Polícia Civil informou que policiais militares souberam do caso, após a idosa ser socorrida pelos familiares e levada para o Hospital Municipal de Santa Luz. A equipe foi até a residência do jovem, que confessou o crime.

Conforme a polícia, o rapaz alegou que faz uso de medicação de uso control. Ele foi encaminhado para a delegacia da cidade, onde está à disposição da Justiça.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a idosa sofreu um corte profundo, levou pontos na cabeça e tem o estado de saúde estável.

Neto usou machado para agredir avó de 79 anos em Santaluz, na Bahia — Foto: Divulgação / Notícias de Santaluz

Neto usou machado para agredir avó de 79 anos em Santaluz, na Bahia — Foto: Divulgação / Notícias de Santaluz

 
 Fonte: G1

Recife comemora o Dia do Frevo com programação gratuita

Uma programação gratuita celebra, na sexta-feira (8) e no sábado (9), o Dia do Frevo em Pernambuco, comemorado em 9 de fevereiro. A Escola de Frevo do Recife, na Zona Norte da cidade, e o Paço do Frevo, no Centro da capital, são alguns dos locais que oferecem atividades especiais.

A comemoração começa na manhã da sexta (8), quando a Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, no bairro da Encruzilhada, oferece uma programação para o público de todas as idades. Das 9h às 10h, a escola promove vivências de frevo para crianças; das 10h30 às 12h, é a vez dos adolescentes e adultos caírem no passo.

A partir das 16h, a Escola realiza uma roda de conversa e dança com os cantores Nena Queiroga, Ed Carlos e Gustavo Travassos. A programação conta ainda com orquestra de frevo e a distribuição de sombrinhas. A instituição fica na Rua Castro Alves, nº 440, no bairro da Encruzilhada, e disponibiliza o telefone (81) 3355-3102 para solucionar dúvidas.

É também com atrações gratuitas que o Paço do Frevo celebra o Dia do Frevo e o aniversário de 5 anos do museu. A programação começa às 10h da sexta (8), no 3º andar do espaço, com apresentações dos Brincantes das Ladeiras e de Luna Vitrolina. Às 12h, tem início A Hora do Frevo, uma apresentação no térreo do local com Luizinho Calixto e Cláudio Rabeca.

No Paço, a programação em celebração ao Dia do Frevo e ao aniversário do museu começou no domingo (3), com o primeiro Arrastão do Frevo de 2019. Em cinco anos de funcionamento, o museu recebeu mais de 450 atrações culturais e cerca de 520 mil visitantes.

Paço do Frevo comemora Dia do Frevo e aniversário de 5 anos do museu com atrações gratuitas — Foto: Bruno Campos/Divulgação

Paço do Frevo comemora Dia do Frevo e aniversário de 5 anos do museu com atrações gratuitas — Foto: Bruno Campos/Divulgação

Mais programação gratuita

No sábado (9), o Dia do Frevo é comemorado com mais atrações gratuitas. Na Zona Norte, o projeto Olha!Recife promove, às 14h, um passeio com guia turístico por sedes de agremiações carnavalescas.

Entre outras, estão no percurso a da Gigantes do Samba, da Troça Abanadores do Arruda e do Maracatu Encanto da Alegria. As inscrições podem ser feitas a partir das 8h da sexta-feira (8) na internet.

Na Zona Sul, o Caminhão da Malhação, iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, coloca os participantes para dançar ao som do frevo no Segundo Jardim de Boa Viagem, a partir das 7h. No Centro da cidade, a Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, recebe orquestra de frevo e passistas a partir das 15h.

No Paço do Frevo, a festa também é gratuita. A programação começa às 15h20, no 3º andar do museu, com apresentações de professores e alunos que atuam nas atividades do Canto Coral, Frevo Improviso e Vivência. A partir das 16h30, a animação fica por conta da Transversal Frevo Orquestra, de César Michiles.

 
 Fonte: G1

Dois postes são quebrados em acidente próximo a posto de saúde no Recife

Um poste de iluminação pública caiu no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, na manhã desta sexta-feira (8). Com a força da queda e a interligação dos postes através da fiação de energia elétrica, outro poste partiu ao meio, em frente ao posto de saúde Planeta dos Macacos II.

Segundo os moradores do bairro, o motorista de um caminhão teria causado o incidente com os postes. O acidente aconteceu por volta das 5h, na Rua João Carlos Pereira da Mota e o segundo poste danificado fica na Avenida Piracicaba, depois do viaduto que leva até o Ceasa.

Fiação ficou espalhada pelo chão. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi acionada e enviou uma equipe ao local, que fez o isolamento da área e o desligamento da energia, evitando assim riscos à população.

Os técnicos da empresa substituem, ainda nesta sexta, os postes danificados. A Celpe informou, ainda, que parte dos clientes afetados já tiveram o fornecimento de energia restabelecido, e, os demais, serão normalizados com a conclusão do serviço.

A Secretaria de Saúde destacou que, como foi preciso isolar a área, o posto de saúde fica fechado até a troca do poste, para evitar riscos aos usuários da unidade e aos moradores da localidade. O atendimento deve ser normalizado na segunda-feira (11). Os pacientes com consultas e outros procedimentos marcados serão reagendados.

Poste caiu ao lado do posto de saúde Planeta dos Macacos II, no Recife, nesta sexta-feira (8) — Foto: Marcos Roberto/TV Globo

Poste caiu ao lado do posto de saúde Planeta dos Macacos II, no Recife, nesta sexta-feira (8) — Foto: Marcos Roberto/TV Globo

 
 Fonte: G1

Inflação em janeiro tem alta de 0,32%, puxada por alimentos e bebidas

Pressionada pelo setor de alimentos e bebidas, a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), atingiu 0,32% em janeiro, informou o IBGE nesta sexta-feira (8).

 

Dentro do grupo alimentação em domicílio, o impacto veio em maior parte pela alta do feijão carioca (19,76%), da cebola (10,21%), das frutas (5,45%) e das carnes (0,78%). A alimentação fora de casa também acelerou, chegando a 0,79%, enquanto em dezembro a alta foi de 0,33%.

Pelo terceiro mês consecutivo os combustíveis caíram. Desta vez, porém, com uma queda de 2,09%, não tão acentuada como a de 4,25% no mês passado.

Neste segmento, o maior impacto veio da gasolina, com uma retração de 2,41%. Com exceção de Salvador, onde esse combustível registrou alta de 1,50%, as demais áreas apresentaram queda, tendo a cidade de Aracaju o maior recuo, de 5,98%.

Apesar dos combustíveis recuarem, o segmento de transportes avançou no primeiro mês de 2019, após a deflação de 0,54% em dezembro. A maior contribuição para que esse grupo crescesse veio dos ônibus urbanos, que apresentaram alta de 2,67%.

Esse movimento positivo foi puxado por reajustes em cinco das 16 regiões pesquisadas durante o período, apresentando Belo Horizonte o maior reajuste (11%), no dia 31 de dezembro de 2018. São Paulo tem o segundo maior aumento, numa alta de 7,50%, ocorrida em 7 de janeiro. Com informações da Folhapress. 

 
 Fonte: notícias ao minuto

Após tragédia, Fla-Flu deve ser adiado

A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) afirmou na manhã desta sexta-feira, após o incêndio que atingiu o Ninho do Urubu, o centro de treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, e deixou 10 mortos e três feridos – um deles em estado grave -, que não há mais clima para a realização do clássico entre o time rubro-negro e o Fluminense, pela semifinal da Taça Guanabara – o primeiro turno do Campeonato Carioca -, marcado para este sábado, às 19 horas, no estádio do Maracanã.

“A Ferj lamenta a tragédia ocorrida no CT do Flamengo e se solidariza com as famílias. A Ferj informa que não há clima para a realização do Fla-Flu e está convocando, para reunião pela manhã, Fluminense, Fla e a TV detentora dos direitos do Carioca para decidir sobre o caso”, informou a entidade em suas redes sociais.

Esta reunião definirá o provável adiamento do Fla-Flu para uma data a ser marcada posteriormente. O mesmo pode acontecer com a outra semifinal da Taça Guanabara, entre Vasco e Resende, que está programada para este domingo, às 17 horas, também no Maracanã.

O Fluminense também se manifestou sobre o ocorrido e prestou a sua solidariedade com o rival. “O Fluminense Football Club lamenta profundamente o incêndio ocorrido no Ninho do Urubu e se solidariza com a dor do Clube de Regatas do Flamengo. Nossos pensamentos estão com as vítimas e seus familiares”, escreveu o clube tricolor.

Na tragédia, os bombeiros foram acionados às 5h17 da manhã. Por volta das 7 horas, as chamas foram controladas, mas ainda não há informações sobre quem são os mortos e a situação de todos os feridos. Imagens aéreas divulgadas pela TV Globo mostraram uma parte da área do CT completamente destruída.

Um dos três feridos se chama Cauã Emanuel Gomes Nunes. Ele tem 14 anos, é de Fortaleza e mora no Rio de Janeiro há três anos. Os outros dois garotos que estão internados são Jonathan Cruz Ventura e Francisco Diogo Bento Alves.

“A gente tem o local, que é o alojamento, onde os jogadores da base do Flamengo dormiam. A identificação das vítimas é feita posteriormente pela Polícia Civil”, disse o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Douglas Henaut, em entrevista à TV Globo. Ainda de acordo com os bombeiros, os garotos estavam dormindo na hora do acidente. Com informações do Estadão Conteúdo.

 
 Fonte: notícias ao minuto