Prefeitura realizará programação em alusão à Campanha Janeiro Branco

Publicidade

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), realizará uma série de ações alusivas ao Janeiro Branco, uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental.

As atividades são resultado de uma parceria entre a Direção de Saúde Mental, Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Vigilância à Saúde, Mobilização Social, Centro de Referência Sobre Drogas (CRD), Atenção Primária à Saúde, Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e Ministério Público.

Para marcar o início das ações, foi celebrada, na tarde desta terça-feira (15), uma missa no CAPS AD, para usuários, servidores e comunidade em geral, com o intuito de também promover uma confraternização pelo início de um novo ano. 

“É comum cuidarmos das doenças físicas, cuidar daquilo que podemos tocar, mas é importante entender que nossa saúde mental é fundamental e que sem ela não há saúde. Com essa ideia, o Janeiro Branco pretende colocar o tema ao máximo em evidência durante o primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental”, afirma a Diretora de Saúde Mental de Juazeiro do Norte, Cíntia Gomes.

Programação

Com o tema “Quem cuida de si, cuida do outro”, serão ofertados serviços para os segmentos da rede pública e privada no tocante à atenção à saúde mental e qualidade de vida dos trabalhadores. 

No dia 18 de janeiro será realizada a “Ação Circuito Saúde” para os funcionários da Empresa WR Engenharia, com palestra sobre Saúde Mental e Dependência Química e oferta de serviços aos trabalhadores. 

Já nos dias 22, 23 e 31, serão ofertados serviços aos profissionais de sete equipes de Estratégia Saúde da Família que atendem os bairros Frei Damião, Franciscanos, Santa Tereza, Pirajá II e Juvêncio Santa/Carité, com palestra sobre a importância do cuidado em Saúde Mental, ministrada por psicólogos dos CAPS’s. O objetivo é sensibilizar esses profissionais sobre o tema e estimular a prática de ações em saúde mental nas Unidades. Haverá oferta de serviços de massoterapia, acupuntura e terapias holísticas.

Também será realizado, em parceria com o Ministério Público, o I Encontro Intersetorial de Saúde Mental de Juazeiro do Norte, no dia 24, com o tema: “Internações Compulsórias e Saúde Mental: entre o tratamento e a punição”, cujo objetivo é fortalecer a rede de unidades que atuam com o público de toxicômanos e integrar os serviços de acolhimento e acompanhamento de pessoas com dependência química e suas famílias.

Além destas ações específicas, estão sendo realizadas, diariamente nos CAPS’s, rodas de conversa em alusão ao cuidado com a Saúde Mental junto aos pais e/ou responsáveis pelos pacientes atendidos pelas Unidades.

Publicidade

Leia também