É grande a quantidade de romeiros em Juazeiro do Norte desde o final do ano

Publicidade

Por Roberto Bulhões

Vem aumentando de ano para ano a quantidade de romeiros que visitam Juazeiro do Norte/CE, entre 20 de dezembro de 20 de janeiro. A romaria fora de época está sendo considerada como a quarta maior romaria na terra do Padre Cicero, movimentando o comércio e dando um novo visual nas igrejas e nos pontos turísticos do município. O fato tem causado surpresa até aos padres, que, a cada ano, testemunham o aumento dos romeiros nessa época do ano. Como sempre, boa parte dos romeiros de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte gostam de vir visitar Padre Cicero nesse período e a prova pode se constatar na grande quantidade de ônibus estacionados na praça do romeiros, ao lado do memorial e em diversas ruas da cidade.

A rotatividade dos romeiros que gostam de vir a Juazeiro do Norte fora do período das romarias, tem explicação  por parte de alguns peregrinos. Segundo dizem, é bem melhor porque tem pouca gente nas ruas e nos locais de visitas, ao contrário dos dias de romarias. Severino Alves do Nascimento, 68 anos morador de São Miguel, no Rio Grande do Norte, tem mais de 20 viagens a Juazeiro, sempre fora do período das romarias tradicionais. Ele afirma que “muita gente da minha regiāo só vem a Juazeiro do meu Padim em dezembro ou em janeiro. Nunca nas grandes romarias”.

A movimentação dos romeiros vai até domingo, 20, dia da missa do Padre Cicero, a primeira do ano de 2019. A missa do dia 20 acontece todos os meses, sempre às 06:00h e conta com a presença de muitos romeiros. O evento é transmitido ao vivo para ao Brasil e o mundo pela TV e Internet e tem atraído muita gente que vem a Juazeiro do Norte pela primeira vez. A data de 20 de janeiro também celebra o dia de Sāo Sebastiāo, santo da igreja católica muito festejado em várias cidades do país.Padre Cicero faleceu no dia 20 de julho de 1934 e todo dia 20 é celebrada uma missa em sua memória.

Publicidade

Leia também