Ceará tem maior probabilidade de chuvas dentro da média em 2019

O Ceará apresenta cenário mais favorável para chuvas dentro da média histórica no trimestre de fevereiro a abril de 2019. A avaliação climática aponta que, no Estado, há 40% de probabilidade para chuvas em torno da normal climatológica, 30% de chance para chuvas acima da média e também 30% de chances do período se encerrar abaixo do normal. O prognóstico foi divulgado pelo Governo do Ceará, por meio da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, nesta sexta-feira (18).

A divulgação dos dados foi presidida pelo secretário da Casa Civil, Élcio Batista, e contou com a participação do presidente da Funceme, Eduardo Sávio, do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, do assessor especial de Relações Institucionais, secretário Nelson Martins, do secretário estadual de Meio Ambiente, Artur Bruno, e do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, dentre outros representantes de órgãos voltados aos trabalhos de Segurança Hídrica no Ceará – Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e Defesa Civil.

A previsão é resultado de análise da Funceme sobre os campos atmosféricos e oceânicos de grande escala, como também dos resultados de modelos numéricos globais e regionais, tanto da instituição estadual como de outras do País, incluindo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de institutos internacionais.

Representando o governador Camilo Santana no evento, o secretário da Casa Civil, Élcio Batista, enfatizou que o Governo do Ceará segue tratando os Recursos Hídricos como área prioritária no campo de políticas públicas e investimentos.

“Há uma preocupação permanente, diária, com essa questão dos Recursos Hídricos. Foi criado pelo governador Camilo Santana um encontro semanal para se tratar a questão hídrica, que é prioritária. Não poderia ser diferente, dada a nossa condição geográfica. Isso nos convoca para que todos estejamos permanentemente empenhados, seja como cidadãos em nossas casas, seja como servidores públicos, dentro dessa responsabilidade grande de encontrar soluções no semiárido nordestino. A gente tem feito muito esforço. Todos os investimentos realizados nos últimos quatro anos irão continuar. Por isso o Ceará é hoje uma referência no nosso País com a melhor estrutura de Recursos Hídricos.”

Abastecimento e aporte dos reservatórios

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, projetou que as chuvas deverão permitir o Estado a atravessar mais um ano com abastecimento da população, de forma semelhante aos anos de 2018 e 2017. “Deveremos fazer com que o uso prioritário do abastecimento humano seja atendido e que tenha alguma água para a economia, principalmente a agropecuária, mas nada muito diferente dos anos anteriores. Teremos água para atravessar mais um ano fazendo uma gestão eficiente da oferta e da demanda que já temos feito”, afirmou.

Teixeira também destacou que as chuvas dentro da média não significam aportes mais significativos. “É bom lembrar que, mesmo as chuvas dentro da média no estado do Ceará, elas apresentam uma irregularidade espacial e temporal. Portanto, alguns reservatórios poderão ter aporte significativo, outros reservatórios não. O que nos preocupa, mesmo tendo as chuvas dentro da média, são os grandes reservatórios. A gente sabe que açudes como Castanhão, Orós, Banabuiú, que respondem por 60% de nossas reservas hídricas, só têm aporte significativo em períodos chuvosos muito intensos. Como não esperamos chuvas tão intensas, nós não deveremos ter aportes tão significativos nesses maiores”, pontuou.

Continuidade de ações

Durante a apresentação do prognóstico, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, reforçou que a categoria mais provável de chuvas para o Centro-Sul do Ceará é abaixo da normal, enquanto a região mais próxima da faixa litorânea deve estar acima da média. Sávio alertou para a necessidade da área de Segurança Hídrica manter-se focada em trabalhar estratégias com o objetivo de assegurar o controle sobre possíveis zonas críticas no Estado.

“Eu queria ressaltar que a categoria mais provável aqui na região Centro-Sul do Estado é de chuvas abaixo da média. A gente não pode deixar de lançar a informação diante do estado de reservas que temos no Ceará nos reservatórios de Orós, Castanhão e Banabuiú. Então isso lança uma preocupação e ressalta a importância de a gente continuar mobilizado e pensando estratégias para se antever a possíveis problemas e apresentar soluções a essas regiões mais críticas”, explanou Eduardo.

Segundo prognóstico divulgado nesta sexta, observa-se ainda a tendência de redução das chuvas ao longo da estação chuvosa, principalmente a partir do mês de abril. O prognóstico indica probabilidades referentes a uma tendência média do volume acumulado de chuva para o trimestre como um todo e não para cada mês, em particular. Em fevereiro de 2019 será divulgado o prognóstico climático para o Ceará abrangendo o trimestre março, abril e maio.

Análise técnica da Funceme

O campo de anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) mostra, no oceano Pacífico equatorial, índices positivos, caracterizando um padrão similar ao de um El Niño, embora ainda não seja observado o acoplamento entre as condições oceânicas e atmosféricas.

Já no oceano Atlântico tropical observam-se áreas um pouco mais resfriadas (até -1oC) na bacia norte e um pouco mais aquecidas (até +1oC) na bacia sul, configurando um padrão similar ao de um dipolo do Atlântico tropical fracamente negativo, para o período analisado, podendo representar condições favoráveis para o posicionamento regular da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o setor norte do Nordeste. Observa-se ainda que os modelos de previsão de TSM do Pacífico indicam que o El Niño poderá se estabelecer até maio de 2019, contudo, com fraca intensidade.

As condições de TSM do Atlântico, por outro lado, têm apresentado nas últimas semanas, tendência de esfriamento nas bacias tropical norte e sul, reduzindo o gradiente de anomalias de TSM, o que seria uma situação menos favorável ao posicionamento da ZCIT sobre a porção norte da região Nordeste do Brasil.

A pedido de Flávio Bolsonaro, STF suspende investigação contra Fabrício Queiroz

Por Agência News Cariri

A pedido do senador eleito Flávio Bolsonaro, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, concedeu liminar suspendendo as investigações sobre as movimentações atípicas na conta pessoal do ex-assessor Fabrício Queiroz. A investigação se baseia na revelação do Coaf sobre uma movimentação superior a R$ 1,2 milhões em apenas 13 meses.

Apesar de não ser investigado, por enquanto, para a pedir a suspensão Flávio Bolsonaro alegou ter foro privilegiado. O mesmo argumento usado pelo senador eleito para não comparecer a depoimentos marcados no Ministério Público do Rio de Janeiro. Fabrício Queiroz, também, não compareceu aos depoimentos alegando problemas de saúde.

A reação da oposição foi imediata e promete remeter pedido de afastamento do ministro que teria concedido a decisão “fora da lei”. Sobre o pedido do filho do presidente, a oposição avalia como uma confissão de culpa. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, usou seu twitter para mandar o presidente Bolsonaro tomar vergonha e explicar seu envolvimento com o caso e porque mudou de posição com relação ao foro privilegiado.

A repercussão acabou motivando uma declaração do, também, ministro do STF Marco Aurélio Melo, relator do caso no Tribunal. Marco Aurélio disse que assinara decisão do caso Queiroz em 1º de fevereiro e disse que “processo não tem capa, tem conteúdo”. Disse ainda que reclamações como a senador Flávio Bolsonaro, tem remetido seguidamente ao “lixo”.

Prefeitura de Juazeiro do Norte inicia reparos na Av. Castelo Branco após fortes chuvas

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), iniciou os reparos no asfalto da avenida Castelo Branco. Os técnicos e maquinários estão realizando a troca do asfalto que ficou danificado com o grande volume de chuva recebido no final da tarde dessa quarta-feira, 16.

Os serviços são executados pela empresa Planna e os agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) estão realizando toda a orientação necessária aos motoristas que passam pela via, sugerindo melhores rotas e evitando, dessa forma, congestionamentos e transtornos.

Obras da Praça Padre Cícero

A Seinfra informa ainda que a área no entorno da praça Padre Cícero ainda não teve a obra de drenagem concluída. Em função desse problema, recebeu grande volume de água em um pequeno espaço de tempo. Mas logo no começo da noite, houve o escoamento total da água no local.

Segundo a Secretária de Infraestrutura, Gizele Menezes, boa parte da obra de drenagem do entorno da praça já foi concluída, justamente para conter o volume das águas e com isso não causar maiores preocupações aos proprietários dos estabelecimentos. Tanto é que das chuvas já registradas, a de ontem foi a primeira que trouxe um volume maior de água nas ruas do entorno da praça Padre Cícero.

Fotos: Anderson Duarte

Estácio de Juazeiro do Norte realiza solenidade para formandos de Medicina dia 18

A Estácio de Juazeiro do Norte realiza nesta sexta-feira (18), no Centro de Convenções do Cariri, a 25a Colação de grau dos formandos de Medicina. A instituição tem sido um referencial importante no processo de formação, com cerca de 1.300 formados até o momento, com profissionais atuantes no Brasil e até mesmo em outros países.

A formatura dos novos médicos terá como presidente de cerimônia o diretor da Faculdade Estácio de Juazeiro do Norte, Fábio Cardoso. A ata da cerimônia de formatura foi assinada no último dia 5 de dezembro. Além dos formandos, participarão da solenidade familiares e autoridades, que irão prestigiar os novos profissionais da área médica.

O curso de Medicina, avaliado por técnicos do Ministério da Educação (MEC) como uma instituição qualificada em termos de corpo docente, discente e estrutura de funcionamento, a cada ano tem levado novos profissionais ao mercado, sendo uma faculdade pioneira no interior do Estado do Ceará.

Curso bem avaliado pelo MEC

O curso de Medicina inaugura um novo momento desde que passou pela última avaliação do Ministério da Educação (MEC), que analisou as condições de funcionamento de diversos segmentos do curso. Os professores e alunos foram avaliados pela qualidade de ensino, além da estrutura de funcionamento oferecida pela Estácio FMJ. O resultado da avaliação foi divulgado, chegando a nota 4 (conceito muito bom) numa escala de 1 a 5.

Desde o ano 2000 que o curso de Medicina da Estácio FMJ vem qualificando o segmento da saúde regional e do Estado, além de outros estados do Brasil, com novos profissionais médicos. Atualmente, tanto no Brasil como no exterior, há profissionais formados pela Estácio FMJ atuando em diversas especialidades.

Laboratório de Simulação Realística

Com o objetivo de aprimorar o processo de formação dos seus alunos de forma inovadora, o Curso de Medicina da Estácio, em Juazeiro do Norte, implantou este ano, o Laboratório de Simulação Realística, que já funciona como metodologia curricular, na formação dos acadêmicos de Medicina da instituição. Um dos objetivos é adicionar ao processo de formação dos alunos condições práticas de aprendizado em situações de risco para os pacientes. 

A Estácio é pioneira no Brasil nessa metodologia, como uma das primeiras instituições educacionais que passou a usar o método.

Estado oferece 10 mil vagas para cursos técnicos em Salvador e outras 82 cidades

A Secretaria da Educação do Estado oferece 10 mil vagas para cursos técnicos de nível médio em Salvador e outras 82 cidades. As inscrições foram abertas nesta quarta-feira (16) e seguem até a próxima segunda (21). Para se inscrever, é preciso acessar o Portal da Educação, onde está a relação de cursos ofertados e os municípios participantes.

As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas. Podem participar do processo seletivo, estudantes que já concluíram o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal; ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista.

Foram disponibilizados 42 cursos. Entre eles, estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal, Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança, Recursos Humanos e técnico Guia de Turismo.

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher um único município, unidade escolar, curso e turno. Ao inscrever-se, o candidato informará o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha, que dará origem a um login para trânsito no link do sistema, inclusive para modificar as informações ou cancelar a sua inscrição.

As vagas disponibilizadas serão distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente, ou no resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverão ser informadas pelo candidato no ato da inscrição.

A divulgação do resultado está prevista para a próxima quarta-feira (23). A matrícula dos selecionados será nos dias 30 e 31 de janeiro, e 1 de fevereiro, na unidade escolar para a qual foi classificado. O início do período letivo será no dia 11 de fevereiro.

Para fazer a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF, Histórico Escolar, comprovante de residência atualizado e a comprovação das notas de Português e Matemática no Enem conforme declarado no ato da inscrição.

 Fonte: G1 

Começam em 22 de janeiro matrículas de alunos da rede estadual de ensino

As matrículas para a rede estadual de ensino começam na terça-feira (22) e seguem até 29 de janeiro. Além da educação básica, o processo contempla a Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos .

Segundo a Secretaria de Educação da Bahia, o ano letivo de 2019 está previsto para o dia 11 de fevereiro e se encerrará no dia 16 de dezembro.

O primeiro dia de matrículas será destinado à transferência dos estudantes da rede estadual. O processo será feito presencialmente em qualquer unidade escolar ou pela internet pelo Portal da Educação. Para fazer a transferência, via internet, o estudante deverá utilizar o Código de Matrícula que ele recebeu na sua escola de origem, ou se dirigir a qualquer escola estadual. O mesmo vale para o estudante cuja escola de origem não oferecerá a série subsequente.

Já na quarta (23) e na quinta (24), a matrícula será para os concluintes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino. A matrícula poderá ser feita em qualquer colégio da rede estadual e via internet, para os alunos da capital baiana e de mais 59 municípios, conforme lista disponível no Portal da Educação [Confira a lista completa ao final desta reportagem].

Na sexta-feira (25), a matrícula será para os novos alunos do Ensino Fundamental vindos da rede particular de ensino ou de outros estados, e que passarão a integrar a rede estadual. O processo será feito somente presencialmente, em qualquer escola estadual.

Já a segunda (28) e a terça (29) serão reservadas para os novos estudantes do Ensino Médio que vêm da rede particular ou de outros estados. A matrícula, neste caso, também só poderá ser feita presencialmente, em qualquer colégio da rede, e se dará nas diferentes modalidades, como exemplo Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

Por fim, os estudantes com necessidade especial que fizeram a inscrição na pré-matrícula, no mês de novembro, deverão comparecer, no dia 31de janeiro, à unidade escolar indicada no cadastro, para a entrega da documentação exigida para a consolidação do processo.

Documentos Necessários

  • Original do Histórico Escolar ou do Atestado de Escolaridade (que deve ser substituído pelo original do Histórico Escolar em até 30 dias);
  • Original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Nascimento;
  • Original e cópia do CPF;
  • Original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU e cartão de crédito ou TV por assinatura);
  • Original e cópia da Carteira de Vacinação para estudantes com até 18 anos;

Lista de cidades com matrícula pela internet

  • Salvador
  • Abaré
  • Acajutiba
  • Aiquara
  • Alagoinhas
  • Baixa Grande
  • Barreiras
  • Barro Preto
  • Barrocas
  • Bom Jesus da Lapa
  • Cairu
  • Camaçari
  • Camamu
  • Carinhanha
  • Chorrochó
  • Coribe
  • Dario Meira
  • Dias d’Ávila
  • Eunápolis
  • Feira de Santana
  • Firmino Alves
  • Glória
  • Gongogi
  • Guaratinga
  • Ibiassucê
  • Iguaí
  • Ipirá
  • Itaberaba
  • Itororó
  • Jequié
  • Jitaúna
  • João Dourado
  • Lamarão
  • Lauro de Freitas
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Macaúbas
  • Macururé
  • Madre de Deus
  • Maiquinique
  • Mata de São João
  • Matina
  • Nilo Peçanha
  • Nova Ibiá
  • Paulo Afonso
  • Pindobaçu
  • Pirai do Norte
  • Potiraguá
  • Porto Seguro
  • Riachão do Jacuípe
  • Riacho de Santana
  • Santa Cruz da Vitória
  • Santaluz
  • São Gabriel
  • Serra do Ramalho
  • Serrinha
  • Simões Filho
  • Tapiramutá
  • Vitória da Conquista
  • Xique-xique

 Fonte: G1 

Quatro homens são presos com pistolas, algemas, máquina de choque e distintivos policiais

 

Quatro homens foram presos em um carro roubado, com duas pistolas, de calibres ponto 40 e 380, além de máquina de choque, algemas, distintivos policiais, coletes balísticos, munições, vários celulares e relógios. De acordo com a Polícia Civil, o grupo praticava assaltos a residências e estabelecimentos comerciais no Grande Recife.

As prisões aconteceram na quinta-feira (17), no bairro de San Martin, na Zona Oeste da capital. Segundo a polícia, a ação começou com a denúncia de que um Gol, usado para a prática de crimes, estava na área. Os agentes montaram uma campana no local e abordaram os suspeitos.

Os homens foram identificados pela polícia como Leandro Barbosa da Silva, Naeliton Alves da Silva, Erivaldo Francisco da Silva e Rui Barbosa da Silva. A idade deles não foi informada.

Entre os crimes atribuidos a eles estão assaltos a uma joalheria no bairro da Estância, na Zona Oeste do Recife, e a uma casa de shows no distrito de Cruz de Rebouças, em Igarassu, no Grande Recife. Segundo a Polícia Civil, todos os suspeitos têm passagem pelo sistema prisional.

Eles foram autuados por associação criminosa armada e receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos.

Erivaldo foi autuado, ainda, por porte de arma equiparada de uso restrito das forças armadas. Leandro vai responder também por porte ilegal de arma. Os suspeitos devem passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (18).

 
Fonte: G1

UPE realiza concurso para nove advogados com salário de R$ 3.205

A Universidade de Pernambuco (UPE) realiza, até o dia 3 de fevereiro, inscrições para o concurso público para nove advogados. O cadastro na seleção deve ser feito pela internet e os salários oferecidos são de R$ 3.205.

Esse concurso estava previsto para acontecer em 2018, mas foi suspenso em 29 de junho, após solicitação do Ministério Público de Contas, ligado ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Advogados da instituição denunciaram irregularidades no processo seletivo.

São disponibilizadas seis vagas para o Grande Recife, sendo uma para deficientes. Há, ainda, oportunidades para o interior: uma para Garanhuns, no Agreste, uma para Arcoverde, no Sertão, além de um a para Petrolina, também no Sertão.

Os candidatos, de acordo com a UPE, devem pagar a taxa de inscrição, de R$ 150, até o dia 5 de fevereiro. A instituição orienta o pagamento preferencial em casas lotéricas.

O concurso ocorre em três etapas: teste escrito, prova discursiva, e prova de títulos.

As provas escritas ocorrem no dia 17 de março deste ano. Os testes discursivos estão marcados para 14 de abril.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 11 de junho. O certame tem validade de dois anos, prorrogáveis por igual período.

 
Fonte: G1

C6 Bank recebe autorização do Banco Central para operar

O C6 Bank, criado do zero por ex-executivos do BTG, recebeu nesta sexta-feira (18) a licença de operação do Banco Central e pode passar a oferecer serviços. O presidente será Marcelo Kalim, um dos sócios idealizadores do projeto.

O banco será no modelo digital, sem agências, e não irá cobrar tarifas de manutenção de conta e nem por serviços básicos, como transferências e saques, que serão através da rede 24 Horas. 

Fintechs como Nubank e Banco Neon não absorveram o custo imposto pela Tecban (a empresa dona da rede 24 Horas e controlada pelos cinco grandes bancos brasileiros) e cobram tarifa de R$ 6,50 por cada saque realizado. Nos grandes bancos, a tarifa não passa de R$ 2,50.

De forma geral, as novas instituições financeiras não cobram serviços pelo uso básico do banco, e geram receita a partir de operações interbancárias, juros e quando o cliente usa o cartão.

O C6 terá um portfólio completo de serviços financeiros, como investimentos em CDBs, crédito pessoal e cartões de crédito e débito, como um grande banco tradicional. A promessa, porém, é de taxas mais baixas de juros, pelo modelo de operação de baixo custo quando comparado às grandes instituições financeiras.

Haverá ainda um market place, ou seja, o aplicativo do banco oferecerá serviços financeiros de outras instituições.

Inicialmente apenas funcionários do banco e convidados terão acesso aos serviços. Em comunicado, o banco afirma que pretende abrir para novos clientes até o final do primeiro semestre. Atualmente o banco tem 320 funcionários, que já testam o cartão de crédito da instituição.

Foram investidos mais de R$ 500 milhões no projeto, e o banco começa com patrimônio de R$ 250 milhões.

Com o início das operações do C6, cresce a concorrência das novas instituições financeiras sobre os grandes bancos, que sofrem com o desgaste por cobranças de tarifas e serviços nem sempre considerados eficientes.

Nesse universo de serviços bancários digitais já atuam, além das fintechs Nubank e Neon, os bancos Inter, Original e Agibank. 

O número ainda é ínfimo perto dos milhões de correntistas que usam serviços nos grandes bancos brasileiros, mas já incomoda. 

Em entrevista a jornalistas no final de 2018, Octavio de Lazari, presidente do Bradesco, declarou que gostaria de ter os cerca de 5 milhões de clientes do Nubank que usam o cartão de crédito da fintech. 

Também é uma reação do Bradesco a criação do Next, um banco digital que funciona apartado da instituição-mãe. Lançado há cerca de um ano, ao final de 2018 tinha cerca de 500 mil clientes.

Já o Itaú, o maior banco privado do país, descarta sucessivamente o plano de abrir um banco digital independente de sua operação principal. O presidente, Candido Bracher, sempre associou a ideia à um reconhecimento de fracasso do banco em se renovar e fazer a transição para serviços digitais. Com informações da Folhapress.

 
Fonte: notícias ao minuto