STF manda suspender investigação sobre Queiroz

O ministro Luiz Fux do STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu liminar nesta quarta-feira (16) suspendendo a investigação criminal contra Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL).

Fux, de plantão, atendeu a um pedido feito pelo filho do presidente. Na mesma data, remeteu sua decisão, que corre em segredo de Justiça, ao procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro.

O relator do caso é o ministro Marco Aurélio Mello. Caberá a ele, portanto, conduzir o processo na volta do recesso da corte.

Em nota, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro informou a suspensão do procedimento investigatório criminal que apura movimentações financeiras atípicas de Fabrício Queiroz e outros, “até que o Relator da Reclamação se pronuncie”.

Pelo fato do procedimento tramitar sob absoluto sigilo, reiterado na decisão do STF, o MPRJ disse que não se manifestará sobre o mérito da decisão. Com informações da Folhapress.

Notícias ao Minuto

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo MP-RJ:

Nota de esclarecimento

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) informa que em razão de decisão cautelar proferida nos autos da Reclamação de nº 32989, ajuizada perante o Supremo Tribunal Federal (STF), foi determinada a suspensão do procedimento investigatório criminal que apura movimentações financeiras atípicas de Fabricio Queiroz e outros, “até que o Relator da Reclamação se pronuncie”.

Pelo fato do procedimento tramitar sob absoluto sigilo, reiterado na decisão do STF, o MPRJ não se manifestará sobre o mérito da decisão.

Fonte: notícias ao minuto 

Em pouco dias, Bestiário Nordestino supera média de visitação no Centro Cultural Banco do Nordeste

Temática inédita e pluralidade artística é atrativo que tem feito pessoas visitarem mais a instituição cultural

Com apenas 10 dias em exibição, a Exposição Bestiário Nordestino superou a média total de visitação no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (CCBNB), em Juazeiro do Norte, e deve dobrar o percentual até o fim da programação, quando seguirá para Sousa, Paraíba.

De 4 a 15 de janeiro cerca de 300 pessoas visitaram o Bestiário Nordestino na Galeria de Artes do CCBNB Cariri, superando a média de outras exposições na instituição que conquistam este número total apenas ao fim de toda a temporada.

Para a consultora cultural do CCBNB, Juliana Coelho, o dado demonstra a importância da exposição para a região do Cariri. “O Bestiário está indo muito bem. Percebemos que ele está funcionando como um grande atrativo trazendo pessoas ao Centro Cultural, que, por sua vez, aproveitam a visita para conhecer outros espaços e ver outras programações”, afirma.

“Normalmente as exposições ficam 45 dias abertas e são finalizadas com público média de 350 a 400 pessoas. Em pouco tempo o Bestiário chegou a este número, tamanha sua relevância”, a consultora explica.

De férias no Cariri, o ator e músico Everton Rosa, que atualmente mora em São Paulo, visitou a exposição e revelou estar impressionado com o resultado. “Tudo mudou quando vi que era xilogravura mesmo. O artista talhou cada traço. É incrível, incrível!”, afirma. “Existem elementos que eu nunca esperava ver na xilo e as obras trazem”, revela.

Contemplado pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais, Bestiário Nordestino conta com 40 peças de 21 artistas, incluindo Abraão Batista (CE), José Costa Leite (PB), Sebastião de Paula (CE), J. Borges (PE), Stênio Diniz (CE) e Lourenço Gouveia (PE). Também apresenta xilogravuras da década de 1940 e 1950, reimpressas pela primeira vez das matrizes originais expostas no Museu das Artes da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.

Em imagens, versa sobre a mitologia nordestina e a dualidade humana através da poderosa arte da xilogravura, procurando entender o mundo fantástico por trás das bestas feras, animalidades e demônios que permeiam a oralidade, cordéis e esculturas populares. O projeto é resultado de pesquisa do ilustrador e xilógrafo Rafael Limaverde e do produtor Marquinhos Abu.

A Exposição Bestiário Nordestino permanece na Galeria de Artes do CCBNB, em Juazeiro do Norte, até 17 de fevereiro, com funcionamento de terça à sábado, das 13h às 21h.

SERVIÇO

Bestiário Nordestino – Um olhar sobre a gravura fantástica

Quando: Terça a sábado, até 17 de fevereiro de 2019

Horário: 13h às 21h

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste

Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte – Ceará

Gratuito

MAIS INFORMAÇÕES

Assessoria – (88) 9 9696.2469

Curadoria – (85) 9 9747-2188

Festival de janeiro se aproxima na cidade de Oricuri-PE; Veja programação completa:

Por Agência News Cariri

Um dos grandes eventos mais esperados  do ano na cidade de Oricuri-PE teve a programação divulgada (veja abaixo).   Denominado Festival de janeiro, os dias de atrações prometem reunir milhares de pessoas do município e das cidades vizinhas. 

Entre as atrações mais aguardadas do festival estão as bandas Aviões do Forró e Saia Rodada, além do cantor Jonas Esticado e Léo Magalhães.  Vários outros artistas levarão sua animação para os cinco dias de shows que ocorrerão dos dias 23 a 27 deste mês.

 Todas as bandas terão as suas apresentações divididas em dois locais, sendo na Praça Frei Damião e o Parque de Eventos. No total, cerca de 20 atrações seguem confirmadas.

Programação completa:

 Dia 23/ Praça Frei Damião

Limão do Forró

Vavá Pinho

Marcelo Lima

Ébano Nunes

Dia 24/Praça Frei Damião

Gatinha Manhosa

Naldo

Banda Base

Januário de Forró Pau de Lenha

Dia 25/ Parque de eventos

Saia Rodada

Felipe Araújo

Douglas

Ângela Espíndola

Dia 26/Parque de eventos

Jonas Esticado

Léo Magalhães

Barão da Farra

Bob e Zé Vaqueiro

Dia 27/Parque de eventos:

Aviões do Forró

Banda Shock

Tális Léssa

Toca do Vale

Após facilitar posse de arma, Bolsonaro prevê viabilizar porte

Após dar aval ao decreto que facilita a posse de armas no país, o governo de Jair Bolsonaro quer mais tempo para aprovar mecanismos que flexibilizem o porte de armamentos.

A possibilidade de moradores de todos os estados requisitarem a posse de armas sem ter que comprovar necessidade efetiva era uma promessa de campanha de Bolsonaro, mas o porte não entrou no decreto assinado nesta terça-feira (15), porque isso poderia gerar questionamentos judiciais.

Auxiliares próximos do presidente acreditam que a discussão sobre o direito de carregar armas na rua -o porte- é mais delicada e deve ser feita em parceria com o Congresso.

Além disso, ponderam, é preciso focar as articulações com os parlamentares para a aprovação da reforma da Previdência, hoje principal bandeira da equipe econômica comandada por Paulo Guedes (Economia).

O temor desses assessores é que duas propostas controversas -o porte de armas e as mudanças nas regras para aposentadoria- sejam debatidas ao mesmo tempo no Legislativo, prejudicando suas tramitações.

A ideia do governo é que Bolsonaro e sua tropa de choque mantenham o discurso público favorável ao porte de armas, que tem aderência em parte de seu eleitorado, e monitorem o clima sobre sua aceitação no Congresso. Caso seja positivo, podem tentar construir acordo para o projeto.

Na terça-feira (15), por exemplo, o presidente prometeu avançar nas discussões sobre porte e redução da idade mínima para a compra de armas, hoje em 25 anos. Segundo Bolsonaro, esse e outros temas vão ser debatidos com sua equipe quando ele retornar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

“Após voltarmos de Davos, continuaremos conversando com os ministros, para que juntos, evoluamos nos anseios dos CACs (colecionador, atirador, desportista ou caçador), porte, monopólio e variações sobre o assunto, além de modificações pertinentes ao Congresso, como redução da idade mínima”, escreveu Bolsonaro em sua conta no Twitter.

O discurso de auxiliares do Planalto é de que a medida que facilitou a posse já foi um “grande avanço” do governo e agora é preciso ter cautela para debater o porte.

O ministro Sergio Moro (Justiça) foi um dos que vocalizaram a ideia. Em entrevista à GloboNews nesta terça, Moro afirmou que “não há nenhum movimento” em sua pasta para debater o porte de armas e que, se houver qualquer proposta nesse sentido, é preciso “ser muito bem estudada”, porque o tema é “delicado”.

Moro trabalha, inclusive, para que seu pacote de segurança avance no Congresso antes dessa discussão. As medidas defendidas por ele envolvem combate à corrupção, à violência e ao crime organizado.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, por sua vez, falou abertamente sobre o porte de armas em área rural ser “rapidamente resolvido”, mas não explicitou nada sobre o porte em áreas urbanas. Segundo ele, há um projeto sobre porte em área rural já aprovado na Câmara e haverá um esforço para acelerá-lo no Senado. “É uma demanda de anos”, afirmou.

BANCADA DA BALA

Integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública, a chamada bancada da bala, querem aproveitar o discurso do governo como oportunidade para tentar acelerar a tramitação de proposta que libera o porte. Atualmente esse grupo, que apoiou a eleição de Bolsonaro, conta com 299 dos 513 deputados.

Na nova Legislatura, que se inicia em 1º de fevereiro, a bancada deve manter número semelhante de congressistas. A ideia desses parlamentares é fazer ajustes num projeto de lei já existente sobre o tema, aprovado em comissão especial no ano passado, e levá-lo para votação em plenário o quanto antes, ainda no primeiro semestre, mesmo se a reforma da Previdência estiver em pauta.

O coordenador da frente, deputado Capitão Augusto (PR-SP), quer apresentar uma nova versão do texto já no mês que vem.

“Vamos começar a trabalhar assim que tiver a posse [dos deputados eleitos]. O norte, agora, já temos, que é a flexibilização do porte de armas. Vamos ouvir os deputados, a gente quer um consenso na questão da idade, dos critérios para a concessão. Para não perder tempo, dá para encaminhar o próprio relatório que já foi aprovado em comissão e, no plenário, apresentar emendas, para adequá-lo ao perfil e à vontade do novo Congresso”.

Embora a reforma da Previdência seja a prioridade do governo, o deputado diz que não há obstáculo para que a discussão sobre o porte seja feita simultaneamente, em busca de um acordo com os líderes partidários.

O debate principal, diz, será sobre a idade mínima e as situações em que será permitido carregar armas, bem como o curso e o tipo de exame psicológico necessários. “São coisas muito distintas. Previdência é questão econômica e Previdência é questão de bandeira. Então, você pode, em paralelo, estar trabalhando isso aí para levar quase que pronta [a proposta] para votar e evitar resistência”.

REPRESENTAÇÃO

A Defensoria Pública de São Paulo entrou com representação para que procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entre no STF (Superior Tribunal Federal) com pedido de liminar para suspender os efeitos do decreto que flexibiliza a posse de armas no país. 

O defensor Rafael Lessa, que encabeça a representação, afirmou que o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) é inconstitucional porque afronta uma lei em vigor, o Estatuto do Desarmamento. 

No texto promulgado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, há a obrigação de comprovar a efetiva necessidade de obter uma arma de fogo por parte de quem tem interesse na posse do armamento. “O decreto banaliza essa necessidade e a estende para o país inteiro”, diz o defensor.

Para embasar o texto do decreto, Bolsonaro usou números do Atlas da Violência e determinou que as regras para a posse de armas seriam afrouxadas em estados com mais de 10 homicídios para cada 100.000 habitantes. Atualmente, não há um só estado no Brasil que apresente índice de criminalidade abaixo disso.

“Ele foi além de seu papel como presidente da República. Para aprovar uma lei que afronte outra em vigor é preciso seguir os trâmites no Congresso”, disse o defensor. “Há um risco para as pessoas diante da possibilidade de maior acesso a armas”, completou.

VEJA OS PRINCIPAIS PONTOS ALTERADOS PELO NOVO DECRETO

Efetiva necessidade

O decreto definiu os critérios do que pode ser considerado “efetiva necessidade” para se ter uma arma, item requerido pelo Estatuto do Desarmamento para obtenção da licença. Basicamente qualquer cidadão se inclui nas novas definições.

Renovação

Registro agora deve ser renovado de dez em dez anos, e não mais de cinco em cinco.

Cofre

Aqueles que desejem guardar a arma em casa mas residam com crianças, adolescentes ou pessoa com deficiência mental devem declarar ter na residência um cofre ou local seguro com tranca.

Limite

Cidadão pode ter até quatro armas, mas limite pode ser flexibilizado se for comprovada a necessidade

QUEM PERDE E QUEM GANHA COM A MEDIDA

PERDE

Sergio Moro, ministro da Justiça 

O ministro defendia regras mais restritivas, mas foi voto vencido em algumas das questões mais importantes do decreto. A minuta elaborada por seu ministério previa máximo de duas, e não quatro armas para cada cidadão. Moro também era contra a renovação automática do registro para quem já tem armas adquiridas legalmente.

Polícia Federal

A PF perde o poder de definir em que situações a posse de arma é necessária ao cidadão. Essa análise terá de ser feita com base em critérios específicos, definidos no decreto. A expectativa é de que o órgão passará a ter um volume muito maior de pedidos para liberação de registro de armas, sem garantia, por ora, de que sua estrutura será reforçada para isso.

Bancada dos direitos humanos

Parlamentares Frente Parlamentar dos Direitos Humanos, com 217 deputados federais, defendem mais rigor na aplicação do Estatuto do Desarmamento para evitar o aumento da circulação de armas e o possível aumento da violência. Com a nova regulamentação da lei, via decreto, o acesso a novas armas fica muito mais fácil. Uma medida provisória, a ser lançada pelo governo, deve ainda anistiar quem tem armas compradas legalmente, mas com registro vencido.

GANHA

Jair Bolsonaro (PSL)

O presidente cumpriu uma promessa de campanha. Seu discurso é o de facilitar o acesso a armas como instrumento de defesa do cidadão. Com isso, tende a aumentar seu capital político com o eleitorado mais fiel.

Bancada da bala

A Frente Parlamentar da Segurança Pública, com 299 deputados, conseguiu aprovar, por meio de um decreto, mais facilidade para a posse de armas, pauta que tentava, sem sucesso, emplacar desde 2005 no Congresso. Agora, terá apoio do governo para aprovar também o porte de armas pelo cidadão comum (hoje proibido). A ideia é fazer emendas a um projeto de lei que já foi aprovado em comissão especial e levá-lo direto para votação em plenário. Com informações da Folhapress.

 Fonte notícias ao minuto 

Lombadas eletrônicas são religadas após fim de contrato em Pernambuco

Todas as 70 lombadas eletrônicas desligadas nas rodovias de Pernambuco por causa do fim do contrato devem estar funcionando até o fim desta quinta-feira (17), de acordo com o governo do estado. Os equipamentos ficam localizados em vias estaduais e em trechos de estradas federais administrados pelo governo estadual e estavam desativados desde a terça-feira (15). (Veja vídeo acima)

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra), os equipamentos, que são de gerenciados pela empresa Serttel, começaram a ser religados na noite da quarta-feira (16).

Um acordo foi firmado com a empresa, segundo a secretaria, e o religamento das lombadas está sendo feito de maneira gradual, mas deve ser concluído até o fim desta quinta.

A Seinfra informou, ainda, que “está trabalhando em um novo processo licitatório, mas que, enquanto isso, garantirá a continuidade da prestação do serviço à população”.

Lombadas eletrônicas haviam sido desligadas devido a fim de contrato com empresa que monitora equipamentos em PE — Foto: Reprodução/TV Globo

Lombadas eletrônicas haviam sido desligadas devido a fim de contrato com empresa que monitora equipamentos em PE — Foto: Reprodução/TV Globo

Entenda o caso

De acordo com a Serttel, os equipamentos de monitoramento eletrônico eram administrados por meio de contrato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O documento foi assinado para o período entre julho de 2012 e julho de 2018, mas teve o prazo estendido para 14 de janeiro de 2019.

Na terça (15), os equipamentos foram desligados e a empresa alegou estar aguardando um novo edital de licitação do órgão estadual.

Na quarta-feira (16), motoristas denunciaram à TV Globo o desligamento de lombadas na PE-22, perto da entrada de Maranguape I, em Paulista, no Grande Recife; e na BR-101, nas proximidades da entrada da comunidade Bola na Rede, e na PE-15, nas proximidades do Cemitério Morada da Paz.

 Fonte: G1

Confira as vagas do SineBahia para a quinta-feira em Salvador e interior da Bahia

O SineBahia divulgou as vagas de emprego disponíveis para quinta-feira (17), em Salvador e interior do estado. Além da capital baiana, há oportunidades em Barreiras, Mata de São João, Ilhéus, Jequié, Morro do Chapéu, Senhor do Bonfim e Juazeiro.

Os interessados devem se apresentar a uma unidade do órgão com carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade e laudo médico (PCD).

O SineBahia informa que as vagas divulgadas são apenas algumas entre as disponíveis. Para consultar a lista completa, o trabalhador deve comparecer à unidade do seu município.

Vagas exclusivas para Salvador

ASSISTENTE DE CONTADORIA FISCAL (Estágio)

Ensino Superior incompleto em Contabilidade (4° Período)

Não exige experiência

Desejável conhecimento do programa Dominio e SAP

02 VAGAS

COZINHEIRO DO SERVIÇO DOMÉSTICO

Ensino Médio Incompleto

Experiência mínima de 06 meses na carteira

Obrigatório experiência na função

Desejável ter atuado em residência e saber cardápio FITNESS

Salário 998,00+ Benefícios

01 VAGA

AUXILIAR DE MARCENEIRO

Ensino Médio Incompleto

Experiência mínima de 06 meses na carteira

Obrigatório CNH ‘B’

Salário 1.104,00+ Benefícios

03 VAGAS

FORNEIRO DE PADARIA

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 06 meses na carteira

Obrigatório experiência na função e disponibilidade de horário

Salário 1.200,00+ Benefícios

01 VAGA

AJUDANTE DE FARMÁCIA

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 06 meses na carteira

Obrigatório experiência em farmácia de HOME CARE, Domínio em Word, Excel, ,informática e disponibilidade de horário de trabalho

Salário 1.272,00 + Benefícios

01 VAGA

VENDEDOR DE SERVIÇOS

Ensino Médio Completo

Obrigatório candidatos devem ter cadastros de MEI, experiência com vendas e disponibilidade de horário, possuir celular com Whatsapp e email próprio

Salário 1.000,00

01 VAGA

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 06 meses na carteira

Obrigatório experiência em manutenção eletromecânica em carros

Desejável possuir curso técnico na área

01 VAGA

ALINHADOR DE PNEUS

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 06 meses na carteira

Obrigatório experiência em mecânica, alinhamento e balanceamento

Desejável possuir curso técnico na área

01 VAGA

CONTADOR

Ensino Superior completo em Ciências Contábeis

Experiência mínima de 06 meses na carteira

Obrigatório possuir experiência em cálculos judiciais

Salário 2.500,34 + Benefícios

01 VAGA

INSTALADOR DE PAINÉIS

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 04 meses na função

02 VAGAS

PINTOR DE AUTOMÓVEIS

Ensino Médio incompleto

Experiência mínima de 06 meses na carteira

Salário 1.300,00+ Benefícios

03 VAGAS

MECÂNICO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES A DIESEL (EXCETO TRATORES)

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na carteira

Obrigatório e CNH ‘D’

02 VAGAS

INSTALADOR DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS DE SEGURANÇA

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na carteira

Desejável ter conhecimento em elétrica

Obrigatório estar disponível para viagens

Salário 1.100,00 + Benefícios

03 VAGAS

PIZZAIOLO

Ensino Médio Incompleto

Experiência mínima de 06 meses na função

Salário 1.110,00

03 VAGAS

EXCLUSIVAS para UNIDADE CENTRAL de Salvador

ENDEREÇO: Av. ACM, 3359 – Cond. Torres do Iguatemi. Segunda a sexta, das 7h às 17h.

VENDEDOR INTERNO

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na carteira

Obrigatório possuir experiência em vendas

Salário 1.066,00+ Benefícios

02 VAGAS

PROMOTOR DE VENDAS

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na função

Obrigatório CNH ‘A’

01 VAGA

CUMIM

Exclusiva para a Unidade Central do Salvador

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na função

Desejável morar na Boca Do Rio, Pituaçu, Pituba, V. dos Rios, Imbuí, Pernambués ou que tenha fácil transporte para Vale dos Rios

02 VAGAS

GARÇOM

Exclusiva para a Unidade Central do Salvador

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na função

Desejável morar Boca Do Rio, Pituaçu, Pituba, V. dos Rios, Imbuí, Pernambués ou que tenha fácil transporte para Vale dos Rios

02 VAGAS

BARMAN

Exclusiva para a Unidade Central do Salvador

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na função

Desejável morar Boca Do Rio, Pituaçu, Pituba, V. dos Rios, Imbuí, Pernambués ou que tenha fácil transporte para Vale dos Rios

02 VAGAS

Vaga exclusiva para Mata de São João

ASSISTENTE SOCIAL

Ensino Superior completo

Experiência mínima de 06 meses na função

01 VAGA

Vagas exclusivas para Senhor do Bonfim

BIOMÉDICO

Ensino Superior completo

Experiência na Função

01 VAGA

INSTRUTOR DE CURSO

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Experiência na Função

01 VAGA

MECÂNICO DE EQUIPAMENTOS

Ensino Médio Completo

Experiência na função

01 VAGA

GERENTE COMERCIAL

Ensino Médio completo

Experiência na função

01 VAGA

VENDEDOR INTERNO

Ensino Médio completo

Experiência na função

01 VAGA

SUPERVISOR DE VENDAS

Ensino Médio completo

Experiência na função

CNH: A/B

01 VAGA

VENDEDOR PRACISTA

Ensino Médio completo

Experiência na função

01 VAGA

Vagas exclusivas para Morro do Chapéu

VENDEDORA BALCONISTA

Ensino Médio completo

Obrigatório experiência na área

Desejável conhecimento básico em informática

01 VAGA

OPERADOR DE CAMPO

Ensino Médio completo

Formação técnica em Eletricidade ou Eletrotécnica ou Eletrônica ou Informática

Obrigatório habilidade para trabalhar em lugares altos e realizar atividades em estruturas de até 150 metros de altura

Obrigatório conhecimento com Pacote Office

Possuir CNH “B”

Desejável candidatos que residam na cidade de Morro do Chapéu ou região circunvizinha

Desejável conhecimento básico em inglês

01 VAGA

GARÇOM

Ensino Fundamental completo

Experiência na área comprovada em Carteira

01 VAGA

PIZZAIOLO

Ensino Fundamental completo

Experiência na área comprovada na Carteira

01 VAGA

Vagas exclusivas para morro do Juazeiro

PROMOTOR DE VENDAS (PCD)

Vaga Exclusiva para Pessoa Com Deficiência

Ensino Médio completo

03 VAGAS

TRABALHADOR AGRICOLA (PCD)

Vaga Exclusiva para Pessoa Com Deficiência

Ensino Fundamental completo

02 VAGAS

AUXILIAR ADMINISTRATIVO (PCD)

Vaga Exclusiva para Pessoa Com Deficiência

Ensino Médio completo

01 VAGA

AUXILIAR DE LOGÍSTICA(PCD)

Vaga Exclusiva para Pessoa Com Deficiência

Ensino Médio completo

02 VAGAS

AUXILIAR TÉCNICO DE FIBRAS ÓPTICAS

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 Meses na Carteira

07 VAGAS

ATENDENTE DE FARMÁCIA

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 Meses na Carteira

01 VAGA

CHEFE DE COZINHA

Ensino Médio completo

Experiência 06 Meses na Carteira

01 VAGA

EMPREGADA DOMÉSTICA

Ensino Fundamental completo

Experiência 06 Meses na Carteira

01 VAGA

GARÇOM

Ensino Fundamental completo

Experiência 06 Meses Na Carteira

01 VAGA

LÍDER DE OBRAS (REDES E LINHAS TELEFÔNICAS)

Ensino Médio completo

Experiência 06 Meses na Carteira

05 Vagas

OFICIAL DE REDE

Ensino Médio completo

Experiência 06 Meses na Carteira

10 Vagas

PADEIRO

Ensino Fundamental completo

Experiência 06 Meses na Carteira

01 Vaga

RECEPCIONISTA ATENDENTE

Ensino Médio completo

Experiência 06 meses na Carteira

20 Vagas

REPRESENTANTE COMERCIAL

Ensino Médio completo

Experiência 06 Meses na Carteira

CNH “B”

01 Vaga

TECNICO AGRICOLA

Ensino Médio completo

Experiência de 06 Meses na área

01 VAGA

TECNICO EM FIBRA ÓPTICA

Ensino Médio completo

Experiência de 06 Meses na área

09 Vagas

Vagas exclusivas para Jequié

EMBALADOR (PCD)

Exclusiva para Pessoa Com Deficiência

Ensino Fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses na função

01 VAGA

SERVENTE DE OBRAS (PCD)

Exclusiva para Pessoa Com Deficiência

Ensino Fundamental completo

Experiência de 06 meses na função

05 VAGAS

LAVADEIRA

Ensino fundamental incompleto

Experiência de 06 meses na função

01 VAGA

VENDEDOR PRACISTA

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na função

03 VAGAS

EMPREGADA DOMÉSTICA

Ensino Fundamental incompleto

Experiência de 06 meses na função

01 VAGA

Vagas exclusivas para Ilhéus

AUXILIAR DE BALCONISTA (PCD)

Vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência

Ensino Fundamental completo

Experiência na função

Apresentar Laudo

01 VAGA

ADMINISTRADOR (ESTÁGIO)

Ensino Superior em andamento a partir do 3° semestre em Administração ou Contabilidade

Possuir conhecimento com pacote Office

Residir na região de Una ou Canavieiras

01 VAGA

PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL (ESTÁGIO)

Ensino Superior cursando a partir do 3° semestre em Psicologia

Possuir conhecimento com pacote Office

Residir na região de Una ou Canavieiras

01 VAGA

AUXILIAR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na função

Informática Intermediaria

01 VAGA

TÉCNICO AGRÍCOLA

Ensino Médio completo

Apresentar curso Técnico em Agropecuária, Recursos Naturais ou Agroecologia

Obrigatório possuir CNH “A” e ter disponibilidade de horário e Informática avançada

01 VAGA

AUXILIAR MECÂNICO DE AUTOS

Ensino fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses na função

01 VAGA

CHAPISTA DE AUTOMÓVEIS

Ensino Fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses comprovada em carteira ou na Função

01 VAGA

BALCONISTA DE FARMACIA

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses comprovada em Carteira

Desejável Informática básica

01 VAGA

MONTADOR SOLDADOR

Ensino Fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses comprovada em Carteira

Possuir conhecimento com montagem de estruturas metálicas, caldeira e, MIG e MAG

01 VAGA

MECÂNICO DE MOTOCICLETAS

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses comprovada em carteira

Residir na Zona Sul de Ilhéus

01 VAGA

EMPREGADA DOMÉSTICA

Ensino Fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses comprovada em Carteira

Residir na Zona Sul de Ilhéus

01 VAGA

ATENDENTE DE BALCÃO

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses com vendas de peças de motocicletas

Residir na Zona Sul de Ilhéus

01 VAGA

ELETRICISTA

Ensino Fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses comprovada em Carteira

Possuir Curso de Eletricista Predial com NR10, NR33 e NR35

Residir na região de Una ou Canavieiras

01 VAGA

MOTORISTA DE CAMINHÃO MUNK

Ensino Fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses comprovada Carteira

Apresentar curso atualizado de MUNK

Disponibilidade para viagem

01 VAGA

TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO

Ensino Fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses comprovada em Carteira

Desejável curso Técnico na área de Refrigeração

01 VAGA

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO

Ensino Fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses comprovada em Carteira

Desejável curso Técnico na área de Mecânica

Obrigatório residir na região de Una ou Canavieiras

01 VAGA

Vagas exclusivas para Barreiras

ELETROTÉCNICO

Ensino Técnico completo em Eletrônica e/ou Eletrotécnica

Experiência mínima de 06 meses em Rede

01 VAGA

SUPERVISOR DE MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS DE CARGA

Ensino Superior incompleto em Administração e/ou Logística

Experiência mínima de 06 meses na área de Mecânica em com carga pesada

01 VAGA

TÉCNICO EM FIBRAS ÓPTICAS

Ensino Técnico completo em Eletrônica, Telecomunicação e/ou Eletrotécnica

Experiência mínima de 06 meses na função

Obrigatório possuir CNH ‘B’ e carro próprio

01 VAGA

AÇOUGUEIRO

Experiência na função

01 VAGA

NUTRICIONISTA

Ensino Superior completo em Nutrição

Experiência mínima de 06 meses na função

01 VAGA

REPRESENTANTE COMERCIAL

Ensino Fundamental

Experiência na área de material de construção

Obrigatório possuir veículo próprio

01 VAGA

PADEIRO

Ensino Fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses na função

01 VAGA

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Não exige experiência

01 VAGA

 
 Fonte: G1 

Pastor preso por suspeita de torturar dependentes químicos engravidou adolescente de 17 anos, diz polícia

O pastor Edy de Jesus, preso nesta quarta-feira (16) por suspeita de torturar dependentes químicos em um abrigo no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, engravidou uma adolescente de 17 anos de idade, de acordo com a Polícia Civil. 

Vítimas dos maus-tratos também denunciaram que o pastor estuprou uma menor de idade, segundo a delegada Natasha Dolci, titular da delegacia do município e responsável pela investigação do caso.

“Sabemos que uma menina de 17 anos está gravida dele, com quatro meses de gestação. Segundo ele, a relação seria consensual. Ele diz que conhece a família dela há 20 anos e que ela tinha um namorado, mas eles acabaram se relacionando e ela engravidou. Achamos estranho porque as outras vítimas disseram que ele a tratava como uma filha e, ainda assim, a engravidou”, disse a delegada.

Mulheres e crianças eram trancadas por pastor em abrigo para dependentes químicos no Grande Recife — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Mulheres e crianças eram trancadas por pastor em abrigo para dependentes químicos no Grande Recife — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Na terça-feira (15), doze pessoas prestaram depoimento, sendo nove mulheres e três crianças, que relataram as agressões ocorridas no Centro Pentecostal Jovem Resgate, em Engenho Novo, na área rural do Cabo. Segundo a Polícia Civil, o local estava aberto há quatro anos, mas não tinha autorização para funcionar.

Em entrevista à TV Globo, uma das mulheres que estava no abrigo afirmou que passou noites de terror no local e que o pastor batia nas vítimas até o sangue escorrer. Segundo o pastor, cerca de 70 pessoas foram atendidas por ele e aproximadamente 40 chegaram a morar no abrigo.

Edson Alberto Queiroz da Silva foi preso temporariamente e foi encaminhado ao Centro de Triagem e Observação Criminológica (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Ele responde pelos crimes de tortura e cárcere privado, mas a polícia também investiga a denúncia de um estupro que teria sido cometido pelo pastor. (

Pastor denunciado por tortura de dependentes químicos é preso no Recife

“Existe uma suspeita de estupro. As mulheres e crianças que estavam lá não falaram sobre violências sexuais sofridas por elas mesmas, mas sim por uma outra menor que já esteve hospedada no local”, afirma.

Segundo a polícia, as vítimas resgatadas estão sendo assistidas pelo Conselho Tutelar do Cabo. Algumas voltaram para suas casas e outras foram para outros abrigos.

Condições insalubres

Segundo a Polícia Civil, o local onde funcionava o Centro Pentecostal Jovem Resgate era insalubre e não tinha condições para ser um abrigo. Num sítio com quatro casas, moravam apenas mulheres, além do pastor. Vítimas disseram que ele as trancava num quarto com duas cobras. Nesta quarta (16), o homem confessou ter os animais, mas negou as agressões.

“A casa onde as meninas ficavam não tinha maçaneta e elas eram trancadas com um cadeado na porta e grades nas janelas. Ele diz que somente ele trabalhava no abrigo. Num primeiro interrogatório, ele disse que as cobras vinham do mato, mas encontramos um viveiro de vidro, que ele disse usar para criar hamsters”, afirmou a delegada.

Pastor confessou criar cobras num viveiro no Grande Recife — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Pastor confessou criar cobras num viveiro no Grande Recife — Foto: Polícia Civil/Divulgação

O pastor negou, para a polícia, ter usado as cobras para amedrontar as vítimas e disse que soltou os animais na segunda-feira (14), antes da denúncia. Testemunhas dizem que a soltura ocorreu na terça-feira (15), logo após o resgate das 12 pessoas que estavam no local.

“As vítimas iam para casa nos fins de semana. Uma mãe notou a filha com marcas de algema e resolveu procurar o Conselho Tutelar. Foi feito o resgate das vítimas e ele teve um dia para limpar o local, apagar qualquer evidência e ainda colocar cinco pessoas que ele sabia que não falariam nada contra ele numa casa no local”, disse a delegada.

Segundo a Polícia Civil, também foi encontrado no abrigo outro viveiro onde o pastor criava sapos e rãs.

Poder Judiciário

A delegada afirmou, ainda, que vítimas contaram que o pastor usava portarias supostamente expedidas pela Justiça, que teria enviado as crianças que moravam no local para se recuperarem do vício em drogas, para ameaçar as menores de idade. O local, no entanto, não tinha licença para funcionar.

“O próprio Conselho Tutelar disse que a Justiça enviava crianças para lá. As vítimas disseram que ele usava essas portarias para ameaçar as crianças. Diziam que ‘não tem juiz ou policial’ e que ‘quem manda é ele’. Apreendemos esses documentos, que precisam ser periciados, porque ele pode ter forjado esses processos”, disse.

Por meio de nota, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informou que “encaminha crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade a abrigos cadastrados pela Coordenadoria da Infância e Juventude” e que, no caso do Cabo de Santo Agostinho, “os abrigos cadastrados são a Instituição Acolhedora Recanto da Criança e Instituição Acolhedora Recanto do Adolescente”.

Quando não há vagas nessas instituições, no entanto, os menores são enviados “para casas estaduais cadastradas. Nos casos de jovens com dependência química, são enviados para os Centros de Acolhimento ao Usuário de Drogas (CAUDs)”.

O TJPE não informou, no entanto, se algum menor de idade já foi enviado pela Justiça para o Centro Pentecostal Jovem Resgate. A reportagem segue tentando obter essa informação.

 
 Fonte: G1 

Estudante transforma ataques de pânico em quadrinhos para ajudar quem tem ansiedade

“Ultimamente, estou sempre à espera. De quem ou do quê, eu realmente não faço a mínima ideia. E aquele momento do alívio, o momento da resposta, ele nunca chega. Mais um dia perdido”. É com essa reflexão que começa a história em quadrinhos “Neurose”, que fala sobre um jovem que descobre que tem síndrome do pânico após sofrer várias crises de ansiedade. 

A criação é de Petrus Andrade, estudante de design gráfico de uma faculdade em Olinda que, precisando apresentar um projeto para concluir o curso e perto do prazo final, teve a ideia de passar para os quadrinhos o segredo que ele guardava a sete chaves.

A história começa com um personagem tendo um ataque de pânico durante um show. Esse personagem, na verdade, era ele mesmo.

“Ano passado, comecei a ter essas crises de ansiedade e pensei em unir isso ao fato de eu ter que me formar. Meu objetivo era mostrar um pouco no meu dia a dia, para informar as pessoas que não conhecem essa doença”, afirma.

Estudante de design fez quadrinhos sobre ansiedade no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Estudante de design fez quadrinhos sobre ansiedade no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

O fato curioso é que Petrus não sabe desenhar. A solução que ele encontrou para fazer as ilustrações foi tirar fotos dele mesmo e inserir vários efeitos para deixar as imagens parecidas com as de um HQ. Para deixar a história descontraída, ele usou gírias pernambucanas nos diálogos.

O trabalho na frente do computador durou um mês e meio. Os games japoneses foram referência para a história, que mistura fantasia e realidade. Segundo Petrus, a ideia de usar os quadrinhos foi para trazer leveza ao falar de um assunto tão pesado como a ansiedade.

“Como é um tema difícil de lidar, eu pensei na HQ porque ela ia unir o universo meio geek, nerd, com essa coisa da patologia mental. Pensei em unir os dois para tentar tornar o tema mais digerível para a sociedade”, diz.

A jornada de autoconhecimento rendeu mais que a nota necessária para a formatura. “Eu tinha escondido isso durante muito tempo, até da minha família, e resolvi mostrar para todo mundo no Instagram de um dia para o outro. Isso me ajudou bastante”, afirma.

Quadrinhos têm gírias pernambucanas — Foto: Reprodução/TV Globo

Quadrinhos têm gírias pernambucanas — Foto: Reprodução/TV Globo

Ataques de pânico

Segundo o psicólogo Edson Rodrigues, os ataques de pânico podem ocorrer devido a diferentes fatores. Em todos os casos, é importante buscar apoio psicológico para lidar com esses picos de medo.

“Existe o caso de uma fobia específica, que é diferente do pânico. Nesse último, os sintomas vão aparecer de forma repentina. Não tem um momento certo. No caso da fobia, eles se apresentam diante de uma situação específica. Fica mais fácil de buscar esse apoio”, diz o psicólogo.

Ainda segundo Edson, o tempo de tratamento é diferente para cada pessoa. “Vai depender de cada abordagem. Existe um mito com relação à abordagem cognitivo-comportamental, de que ela seria mais rápida, mas isso não procede”, afirma.

 Fonte: G1