Inscrições para processo seletivo do Hospital Regional do Sertão Central seguem até o dia 20 de janeiro

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, da rede pública do Governo do Ceará, está com inscrições abertas para processo seletivo em 14 categorias. Ao todo, são 140 vagas distribuídas em áreas de nível médio e superior. As oportunidades são para formação de cadastro de reserva e as inscrições devem ser feitas exclusivamente no site, clique aqui, até o próximo dia 20 de janeiro.

São vagas para copeiro hospitalar; controlista de acesso; coordenador de departamento pessoal; enfermeiro estomaterapeuta; farmacêutico; farmacêutico clínico; médico anestesiologista; médico clínico; médico hematologista; médico infectologista; médico neurologista; médico neonatologista (terapia intensiva) e médico traumato ortopedista.

Conforme edital publicado em 29 de dezembro de 2018, a prova escrita será no dia 10 de fevereiro, nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim e os locais e horários serão divulgados no site do Promunicípio.

“Esse processo seletivo tem o objetivo de garantir a manutenção do quadro atual de colaboradores e é importante também na formação do cadastro de reserva para suprir as demandas que surgirem na abertura de novos serviços no hospital, conforme o contrato de gestão”, destaca a diretora de Gestão e Atendimento do HRSC, Alayanne Menezes.

No último mês de dezembro, o HRSC completou dois anos de atendimento à população e segue ampliando a assistência aos moradores da região. Atualmente, há 167 leitos de internação, em pleno funcionamento. Esse total corresponde a 71% dos leitos de internação, distribuídos nos setores de clínica médica, clínica cirúrgica, traumato ortopedia, AVC agudo, AVC subagudo, UTI adulto, unidade de cuidados especiais (UCE), neonatologia além de um centro cirúrgico geral.

 Fonte: Governo do Estado do Ceará 

Bolsonaro alega risco e determina que PF amplie segurança de Moro

O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta terça-feira (8) que a Polícia Federal tome providências para ampliar a segurança pessoal do ministro Sergio Moro (Justiça).

A informação consta em despacho assinado por Bolsonaro e publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

“Diante de informações sobre situações de risco decorrentes do exercício do cargo de titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública, determino à Polícia Federal providências no sentido de garantir, diretamente ou por meio de articulação com os órgãos de segurança pública dos entes federativos, a segurança pessoal do Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública e de seus familiares”, diz o texto.

À época em que atuava como juiz da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, Moro já teve sua segurança reforçada pela PF após sofrer ameaças pelas redes sociais.

Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro se comparou ao então juiz para justificar que não poderia ir aos debates presidenciais.

Por diversas vezes, ele disse que Moro havia se tornado prisioneiro por atuar como magistrado que mandou prender políticos e empresários no âmbito da Lava Jato.

“Eu não pertenço mais a mim mesmo. Hoje em dia eu e o Sergio Moro [juiz federal responsável pela Operação Lava Jato] não temos mais liberdade no Brasil. Nós não podemos ir a uma padaria comprar um pão, ir à praia com nossos filhos, perdemos completamente a liberdade. É um jogo de poder. A esquerda fará tudo para me tirar de combate”, afirmou o presidente em outubro, durante a campanha. Com informações da Folhapress.

 
 Fonte: notícias ao minuto  

Revéillon dos presos da Lava Jato teve show sertanejo e roda de oração

O Conselho da Comunidade, órgão de execução penal que trabalha em 11 presídios da região metropolitana de Curitiba, organizou uma festa de fim de ano no Complexo Médico-Penal (CMP) da capital paranaense, onde estão alguns presos da Operação Lava Jato, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Netto.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da “Folha de S. Paulo”, a celebração do novo ano no CMP teve esfirra de carne da rede de lanchonete Habib’s, bolo de goiaba, refrigerante e show da dupla sertaneja Bruno César e Leandro, que tocou em todas as galerias do presídio.

Na ala reservada aos presos da Lava Jato, as portas das celas foram abertas. Além da comida e da música, os detentos também tiveram um momento de fé, com rodas de oração comandadas por representantes católicos e evangélicos.

 Fonte: notícias ao minuto 

Secretaria de Infraestrutura autoriza instalação de novos mobiliários urbanos em Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), informa que irá instalar novas lixeiras e paradas de ônibus em pontos da cidade. As lixeiras serão instaladas em lugares de maior fluxo da Rua São Pedro, em praças, equipamentos públicos e em rotas turísticas. Técnicos da Seinfra também irão avaliar a possibilidade de serem instaladas novas paradas de ônibus em algumas ruas do Município.

Paradas de ônibus

Já foram instaladas, até o momento, seis paradas de ônibus na cidade. Os equipamentos públicos foram distribuídos em diversos pontos. A entrada do Conjunto Conviver, no bairro Aeroporto, a praça Edward Teixeira Ferrer, conhecida como Praça da Bíblia, e na Avenida Padre Cícero, em frente ao Polo Esportivo, foram alguns dos lugares que receberem as novas paradas.

Os equipamentos possuem maior durabilidade, pois são feitos de concreto e aço. Além dessa estrutura, existe também o fechamento da coberta e os bancos feitos com alumínio, material que não absorve calor, proporcionando conforto térmico e condições de trabalho diferenciada.

Lixeiras

Foram instaladas também, até o mês de setembro de 2018, 150 novas lixeiras. Os equipamentos públicos são distribuídos, principalmente, em praças, órgãos e passeios públicos.

Alguns dos espaços que já receberam as novas lixeiras foram a Praça Padre Cícero, a Colina do Horto, o Terminal Rodoviário, Ginásio Poliesportivo, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Limoeiro, Parque Ecológico das Timbaúbas, Hospital Estefânia Rocha Lima, entre outros lugares.

Os novos mobiliários urbanos foram feitos no mesmo modelo das que são usadas na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, porém com uma diferença: feitas com material mais reforçado em chapa de aço maciça, todas fixadas no chão, com um cesto interno removível fixo a uma corrente, para que possa ser retirado com facilidade no momento da coleta.

Fotos: Hélio Filho e Samuel Macedo

Governo Municipal de Crato intensifica limpeza e conservação da Estátua de Nossa Senhora de Fátima

O Governo Municipal do Crato, através da Coordenação Especial de Limpeza e Serviços Públicos, continua o trabalho de limpeza nos bairros do município. Na última terça-feira, 8, as tarefas foram desenvolvidas no bairro Nossa Senhora de Fátima (Barro Branco). A Rua Karolé, no bairro Muriti, via de acesso a estátua de Nossa Senhora de Fátima, passou por capinação, varrição e retirada dos entulhos.

O Coordenador Especial de Serviços Públicos, Edval Jacinto, explica que a atenção tem sido redobrada em relação aos serviços de limpeza no bairro, uma vez que o local recebe diariamente turistas. “Devido ao fluxo diário não só de pedestre, mas também de veículos, se faz necessário organizar, uma vez que o turismo religioso é bastante movimentado atraindo pessoas de vários lugares do Brasil a este local”, comenta.

Com informações da assessoria de imprensa 

Chove em mais de 70 municípios do Ceará

O Ceará registrou, entre as 7h desta segunda-feira (7) e as 7h desta terça (8), chuvas em, pelo menos, 71 municípios. Até o momento, os maiores acumulados informados foram em Granja (100 mm), Viçosa do Ceará (85,4 mm) e Icó (59 mm).

Os dados são parciais, porém, já reforçam a previsão do tempo realizada ontem (7) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O cenário indicado pelos meteorologistas deve continuar, pelo menos, até a próxima quinta (10). Neste momento, a previsão é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Estado.

Com a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste, são observadas nuvens que estão associadas ao posicionamento do sistema indutor de precipitações, beneficiando, principalmente, o Centro-Norte do Estado. Além disto, a permanência do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre a região contribui para a continuidade das precipitações também mais ao sul, já que sua posição, neste momento, é favorável.

“Os sistemas que contribuíram para as últimas precipitações são comuns para este período do ano. Porém é importante buscar sempre as atualizações das condições do Ceará, pois a dinâmica da meteorologia é muito rápida, então as tendências mudam rapidamente”, reforça o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.

Para mais detalhes, além do acesso ao site da Funceme, é possível obter informações por meio do aplicativo ‘Funceme Tempo’, que está disponível para Android e iOS.