Em sessão esvaziada, oposição assume Câmara de Abaiara

Por Madson Vagner

Passou quase despercebido a posse da nova mesa diretora da Câmara de Abaiara, realizada no dia 1º de janeiro. Apesar da motivação pelo novo comando fazer parte da bancada de oposição ao prefeito Afonso Tavares (PT), a população não se interessou pela sessão. O esvaziamento mostrou o grau de desinteresse com a política do município. Pouco interessado, mas bem preocupado está o prefeito Afonso.

Com o novo comando do vereador Deda Jó, a discussão na Casa tende a seguir no rumo das investigações. O prefeito garante que não teme investigação; sim uma retaliação política. No início de 2018, Afonso demitiu 133 servidores sob o argumento de contensão de gastos e não resolveu o problema. Agora, o prefeito teme que a nova mesa não permita, entre outras coisas, o remanejamento do orçamento para dificultar ainda mais o andamento da gestão.

SENAC Ceará oferta qualificação para profissões que mais crescem no mercado

Estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta, entre as profissões que mais avançaram de 2007 a 2017, as atividades voltadas para a saúde – como cuidador de idosos, técnico em saúde bucal e em enfermagem. Também ganham destaque as atividades relacionadas a serviços de informação e comunicação, como instaladores e técnicos de redes de comunicação. A CNC registra ainda outra característica marcante nesse período:  maiores oportunidades de empreendedorismo. Pois, o número de empregadores no País passou de 3,43 milhões para 4,40 milhões de pessoas (alta de 27%).  

“O crescimento do número de empregadores, no entanto, teve como impulso não a oportunidade, mas a necessidade de empreender após o aumento da taxa de desemprego atingir níveis recordes no primeiro trimestre de 2016”, destaca o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes.

Atento a essas tendências e demandas do mercado de trabalho, o Senac Ceará lança a programação de cursos de 2019, contemplando os mais diversos segmentos que atendem o setor do comércio de bens, serviços e turismo. Entre eles: Saúde, Informática, Gastronomia, Beleza, Gestão e Negócios. As inscrições podem ser feitas pelo site https://cursos.ce.senac.br/.

Saúde

O curso de Cuidador de Idoso está com matrículas abertas no Senac Centro. A carga horária é de 160h e as aulas começam em fevereiro. Esse qualifica o participante para prestar cuidados à pessoa idosa, no que diz respeito à higiene corporal, além de auxiliar nas refeições, no desenvolvimento das atividades físicas, psicológicas e recreativas, de acordo com a orientação dos profissionais de nível superior da área de saúde. No Senac Centro também estão sendo ofertados os cursos Técnicos em Óptica ePodologia, a qualificação para Massagista, além de aperfeiçoamentos.

Novas turmas do curso Técnico em Enfermagemcomeçam até fevereiro no Senac Iguatu e Senac Juazeiro Unidade São Miguel. Ainda esse ano, o Senac vai abrir novas turmas dos cursos Técnicos em Saúde Bucal. Vale destacar que, em todo o país, 80% dos alunos da instituição saem empregados dos cursos técnicos.

Informação e Comunicação

O Senac Crato está com inscrições abertas para o curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores. Com 200h, o curso tem como objetivo preparar o participante para montar, instalar, configurar e reparar redes de computadores e seus sistemas operacionais, equipamentos e aplicativos de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade.

Para quem deseja se qualificar na área, também há vagas para o curso Técnico em Informática(1.200h), que garante uma certificação técnica de nível médio, no Senac Juazeiro Unidade Franciscano. A Unidade também apresenta como novidade em 2019 o Técnico em programação de Jogos Digitais (1.000h). 

Esse profissional realiza o planejamento do processo de produção do jogo digital e incorporação dos elementos multimídia à plataforma de desenvolvimento, sendo responsável pela programação e integração desses elementos. Atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como da área do comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, podendo ter contrato efetivo ou empreender como consultor ou prestador de serviço.

Gestão e Negócios

Para quem planeja empreender ou quer garantir sua vaga de trabalho diante do crescimento das pequenas empresas no Brasil, é fundamental ter conhecimento na área de Gestão e Negócios. O curso Técnico em Administração é ofertado pelo Senac nas cidades de Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Quixadá. Em Fortaleza, Senac Centrooferta a qualificação para Vendedor, além de aperfeiçoamentos voltados para Gerência Comercial, Gestão de Relação com o Cliente e Gestão Estratégica em Vendas.

Gastronomia

Para quem busca se inserir ou voltar ao mercado de trabalho, a área da Gastronomia é promissora. Um indicativo de que a recessão não afetou o setor é que, entre as funções mais demandadas pelas empresas via Banco de Oportunidades do Senac Ceará em 2018, estão cozinheiro, garçom e atendente de lanchonete.

O curso de Cozinheiro está sendo ofertado no Senac Crato e Senac Juazeiro do Norte Unidade São Miguel. Já o de Confeiteiro, que atua em hotéis, pousadas, bufês, restaurantes e padarias, tem vagas nas unidades do Crato e do Centro, em Fortaleza. O Senac Crato também está inscrevendo para o de Padeiro. Todos esses cursos são de qualificação, ou seja, o aluno conclui apto para atuar no mercado de trabalho.

Para quem deseja se atualizar, as unidades da capital cearense (Centro e Aldeota), trazem as últimas tendências em aulas sobre Drip Cake, Naked Cake e Bolo de CorteCozinha VeganaMacarrons, Verrines e Petits Gateaux; Brigadeiro Gourmet; dentre outros.

Beleza

O Banco de Oportunidades também registrou esse ano grande procura por profissionais da área da Beleza, como Manicure, Cabeleireiro e Barbeiro. Nas unidades do Senac no Cariri, é possível encontrar cursos de qualificação para atuar nessas três atividades.

Entre os cursos mais concorridos da instituição, o de Cabeleireiro também acontece em Sobral, Maranguape, Crato, Iguatu, Quixadá e Fortaleza (Centro).

Outra forte tendência, alavancada pelo crescimento do mercado da beleza masculina, a qualificação para Barbeiro está sendo ofertada em Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá, Aquiraz e Fortaleza (Centro). 

Serviço

Informações e inscrições pelo site: http://cursos.ce.senac.br/.

Senac CentroAvenida Tristão Gonçalves, 1245, Centro, Fortaleza. (85) 3270.5400

Senac Aldeota: Rua Tibúrcio Cavalcante, 1750, Aldeota, Fortaleza. (85) 3433.3884

Senac CratoPraça da Sé, 596, Centro, Crato. (88) 3586.8750

Senac Juazeiro: Rua São Luís, s/n, São Miguel, Juazeiro do Norte

Rua Vicente Patu, 782 – Franciscano, Juazeiro do Norte, (88) 3566.8950

Senac IguatuRua 13 de Maio, 1134, Centro, Iguatu – (88) 3582-7750

Senac Quixadá: Rua Presidente Kennedy, s/n, Alto São Francisco – (88) 3582.7793

Senac MaranguapeRua Coronel Manoel Paula, 175, Centro, Maranguape – (85) 3270.5424

Senac Sobral: Rua Dr. João do Monte, 980, Centro, Sobral – (88) 3677.8700
Senac Cedro: Rua Adauto Castelo, 222, Centro, Cedro – (88) 3582.7798

Senac Aquiraz: Rua Pedro Brasil, 210, Centro, Aquiraz – (88) 3270.5850

Senac Itapipoca: Rua Pergentina Araújo, s/n , Centro, Itapipoca – (88) 3677.8747

Senac Rede EAD (Educação a distância): www.ead.senac.br – (85) 3270.5466/67  

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio – Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender a crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo. No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo. 

Fundos patrimoniais são bons para mercado de capitais, diz especialista

A sustentabilidade financeira de organizações da sociedade civil é o primeiro benefício claro da lei que regulamenta a criação de fundos patrimoniais do país, sancionada na sexta-feira (4) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Outro aspecto positivo atrelado ao mecanismo é o benefício para o mercado de capitais, segundo a diretora-presidente do Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), Paula Fabiani, que trabalha há seis anos para que o Brasil tenha uma legislação específica.

“São pessoas que podem investir em papéis com longo prazo, para startups, infraestrutura, projetos que requerem capital paciente”, afirmou em entrevista exclusiva à reportagem. No entanto, os incentivos fiscais que estavam previstos no texto do Congresso foram vetados, exceto o que trata da Lei Rouanet. “O veto menciona a Lei de Responsabilidade Fiscal e trata como se fosse ter aumento de renúncia. Mas não, porque o texto trabalhava já com todos os parâmetros existentes.”

Pergunta – O que significa a sanção da lei de fundos patrimoniais?

Paula Fabiani – Percebemos como uma notícia positiva, porque cria um mecanismo pioneiro no Brasil, que é um conceito muito importante para sustentabilidade das organizações. E está seguindo de maneiras gerais práticas internacionais.

P – Qual o potencial dos fundos?

PF – Existe um enorme, o de atrair recursos de grandes fortunas. Se todas as famílias com fortunas acima de US$ 1 bilhão [R$ 3,73 bilhões] doassem 1%, teríamos US$ 3 bilhões [R$ 11,19 bilhões] em fundos.

Isso também vai ser muito bom para mercado de capitais brasileiro. São pessoas que podem investir papéis com longo prazo, para startups, infraestrutura, projetos que requerem capital paciente. Os fundos patrimoniais têm essa natureza.

P – Quais são os destaques positivos da regulamentação?

PF – Em primeiro lugar, ela dá um contorno de governança importante, porque é pré-condição para criação ter regras claras, um conselho bem formado, um comitê de investimento. Traz o conceito de prática de gestão institucional e prevê uma gestão profissionalizada para o fundo patrimonial.

Também traz os contratos, a importância de fazer contratos para organizações que recebem recursos. Cria um arcabouço jurídico que vai trazer mais profissionalização para o setor e vai obrigar organizações a criarem um contorno de governança de uma forma mais profissionalizada. E, claro, a lei trouxe amplitude de causas.

P – E quais são os negativos?

PF – Infelizmente, ela só trouxe incentivos fiscais para a área da cultura, porque estende a Lei Rouanet para os fundos patrimoniais, então pode também fazer doações via Lei Rouanet. Nossa esperança era que criasse incentivo fiscal.

O veto menciona a Lei de Responsabilidade Fiscal e trata como se fosse ter aumento de renúncia. Mas não, porque o texto trabalhava já com todos os parâmetros existentes, o que poderia acontecer era as pessoas usarem mais, mas não existia aumento.

P – O que isso acarreta aos fundos patrimoniais?

PF – Acho que o governo perdeu uma oportunidade de estender incentivos existentes para atrair mais capital privado para causas públicas. As empresas continuam gozando dos mesmos incentivos fiscais e poderiam destinar fundos, mas, para pessoa física, ia ter essa ampliação e isso não aconteceu.

P – A tributação desses fundos é outro ponto a ser trabalhado?

PF – Tem que deixar claro que não há tributação entre a gestora e beneficiadora do fundo. Ainda não está claro, mas precisa ficar com uma regulamentação.

P – As organizações já entendem o que é esse mecanismo?

PF – Nos últimos três anos, já avançamos bastante. O tipo de pergunta é muito diferente. As pessoas já entendem que é uma estrutura para abrigar recursos de longo prazo. Mas tem um caminho a percorrer para que entendam isso.

P – Como o Idis vai agir para disseminar esse mecanismo entre a população e as organizações?

PF – Do lado da população, lançamos essa grande campanha [de incentivo à cultura de doação]. Temos oportunidade de fazer alguns recortes, que, além de doar para projetos, pode-se doar para os fundos porque traz longevidade e recurso livre para investir em gestão, tecnologia, recursos humanos, áreas que não têm recurso de projetos alocados.

Do lado das organizações, entender que é importante deixar claro quais são esses contornos de governança e, com isso, atrair investidores.

 Fonte: notícias ao minuto 


Petrobras divulga emissão de R$ 3 bilhões em debêntures

A Petrobras publicou nesta terça-feira (8), o prospecto preliminar e aviso ao mercado com os termos da emissão de R$ 3 bilhões em debêntures, anunciada em dezembro. Assim, a estatal atende a pedido da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de reapresentação, para envio do aviso ao mercado e prospecto preliminar – documentos estes que estão disponíveis nesta terça.

Como a companhia já havia comunicado, a emissão será feita em três séries, e as duas primeiras serão enquadradas como debêntures incentivadas. Nestas séries, os títulos terão atualização pelo IPCA, com prazos de vencimento de sete e 10 anos, respectivamente. Estes recursos serão utilizados na exploração e avaliação de diversos campos.

As debêntures da terceira série terão vencimento de sete anos e não terão o tratamento tributário especial, já que os recursos serão utilizados para pagamento de dívidas e reforço de caixa. Nas três séries, as remunerações serão definidas durante o processo de bookbuilding. No caso das duas primeiras, a taxa será pré-fixada, enquanto na terceira a remuneração será de uma porcentagem do CDI.

A quantidade de debêntures inicialmente ofertada poderá ser acrescida em até 20%, a serem emitidas nas mesmas condições e com as mesmas características das inicialmente ofertadas. Os papéis poderão ser emitidos pela empresa até a data de conclusão do procedimento de Bookbuilding, sem a necessidade de novo pedido de registro da oferta à CVM ou modificação dos termos da emissão.

A oferta será coordenada por Itaú BBA, BB – Banco de Investimento, Bradesco BBI, Banco Citibank e Santander Brasil. Com informações do Estadão Conteúdo.

 Fonte: notícias ao minuto 

BBB19 apresenta os participantes nesta quarta com mesa-redonda

Nomes dos ‘brothers’ serão anunciados durante a programação da Globo

Depois de muito mistério e pistas verdadeiras ou não dadas nas redes sociais por Boninho -o diretor do Big Brother Brasil, J.B. de Oliveira-, vai sair a lista de participantes do 19ª edição do reality show.

Ao longo da programação de quarta-feira (9), a emissora vai divulgar a lista dos participantes, aos poucos. O programa estreia dia 15 de janeiro e promete ter ‘brothers’ de diversas regiões brasileiras em busca do prêmio de R$ 1,5 milhão.

Para esta edição, as seletivas foram realizadas em 12 cidades e passaram, pela primeira vez, nas capitais Rio Branco (AC) e São Luís (MA).

O número de participantes ainda não foi revelado, mas o comando do programa continua com Tiago Leifert, pelo terceiro ano consecutivo. Ele substituiu Pedro Bial, que assumiu o programa de entrevistas Conversa com Bial.

Aos poucos, Boninho foi dando dicas sobre os competidores da próxima edição. No entanto, ele não deixou claro se tudo o que dizia era verdade.

Na manhã de sexta-feira (4), ele escreveu no Twitter: “Mais um… uma! O nome começa com B…. 28, mineira”, escreveu em uma das mensagens. Logo depois, ele publicou outro texto para confundir seus seguidores. “Atenção alertaspoiler nem todas as dicas conferem!!! É para embaralhar mesmo!! BBB19”.

No segundo dia do ano, Boninho começou a provocar os internautas. “Ano novo e a primeira chave da casa vai para um cara ‘cabeça’ do Nordeste!”, escreveu Boninho, em seu perfil no Twitter. Com informações da Folhapress

Fonte: Notícias ao Minuto