Secult participa de Audiência Pública sobre Patrimônio na Câmara Municipal

Publicidade

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte esteve representada na audiência pública, para tratar sobre Patrimônio, realizada na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, na última sexta-feira, 14. A audiência pública foi solicitada por membros do Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro do Norte, logo após a demolição do casarão que pertenceu ao juiz Juvêncio Santana, no último dia 1º de dezembro.

A Diretora administrativa Financeira da Secult Juazeiro do Norte, Luciana Dantas, representou o Secretário de Cultura, Renato Fernandes. Também esteve presente a Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda.

Na oportunidade, Luciana Dantas explanou sobre as realizações da Secretaria de Cultura desde a sua recriação, em Julho de 2017, no que se refere a valorização e preservação dos patrimônios culturais do Município e ressaltou que nessa Gestão, a Secult tem realizado ações inéditas em Juazeiro do Norte. “Essa é a primeira vez que a Secult tem implementado políticas de acessos democráticos aos recursos públicos através de editais, como também ações de fomento, salvaguarda e preservação dos patrimônios culturais”, disse. Ela citou também as ações implementadas para reativar o processo de registro de lugares sagrados do Município no Livro de Registros Sagrados do Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o trabalho desempenhado pelo setor de Patrimônio e Memória da Secult, através de pesquisas e da criação dos pontos de memórias do Município, como o do Memorial Padre Cícero, já instalado no Hall de Entrada da instituição e aberto ao público para visitação.

A Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, defendeu que haja uma revisão da legislação municipal que trata sobre tombamento de patrimônio em Juazeiro do Norte que data de 1996. Ressaltou ainda que haja um processo de educação patrimonial nas escolas e em locais como os museus, no sentido de conscientizar a população sobre a importância da preservação de sua memória histórica.

Fotos: Lino Fly

Publicidade

Leia também