Reitoria da URCA reivindica maior espaço para a instituição

Publicidade

Na noite desta segunda-feira em mais uma sessão ordinária, os vereadores receberam, através de um convite do vereador Amadeu de Freitas (PT), a visita do Reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA Patricio Melo e do Vice Reitor Lima Júnior, para debater sobre as principais reivindicações da instituição e da importância da mesma para o município.

Patricio Melo destacou que a universidade está crescendo e precisa de um maior espaço para desenvolver seus projetos afirmando que é necessária a construção de uma cidade universitária. Além disso Patricio frisou a necessidade que há de uma ampliação do restaurante universitário que oferece mais de 1000 refeições por dia, da ampliação da residência universitária e também da criação de novos cursos, destacando que já existem três projetos: Ciências da religião, turismo com habilitação em gastronomia e hotelaria e um curso de medicina no qual ainda precisará de um maior planejamento já que o MEC suspendeu a criação por cinco anos. O Reitor informou também que a reforma do campus São Miguel que abriga o curso de Direito deverá ser finalizada em abril de 2019 e o prédio do antigo SESI já está sendo preparado para receber os cursos de artes visuais e teatro. 

O Vice-Reitor Lima Júnior destacou o papel histórico da URCA com mais de 30 anos de atuação no Cariri e a importância dela atualmente com 5000 pessoas por dia apenas no campus Pimenta, movimentando o mercado de residências já que muitos alunos e professores saem de suas cidades para morar no Crato e o mercado varejista, movimentando a economia local. Também destacou que a URCA possui estágios de pós doutorado e abriga mais de 50 doutores por 100.000 habitantes na região. 
Ao término dos debates e não tendo quórum para as votações a sessão foi encerrada.

Publicidade

Leia também