Posse de Bolsonaro terá maior esquema de segurança da história

Publicidade

 Por Madson Vagner 

O esquema que está sendo preparado para a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), é um dos maiores da história do Brasil. Em apenas uma das ações, mais de 20 aeronaves da Força Aérea ficarão de prontidão. Caças F-5 estarão vigiando os céus de Brasília no dia 1º, em sistema de rondas.

Será algo parecido com o que foi usado na Copa do Mundo e nas Olimpíadas, claro, nesse caso concentrado em um único local: a Esplanada nos Ministérios. A estratégia é dividir o espaço em três áreas. A mais restrita começa na Esplanada e vai ter um raio de 7,5 km.

Segundo o comando da aeronáutica, nessa área não vai passar nenhuma aeronave que não faça parte do esquema de segurança. No caso de uma aeronave sem autorização invadir o espaço da área restrita a ordem é para interceptar.

Em terra, a segurança não será menos cuidadosa. A Esplanada dos Ministérios vai ser interditada a partir da 0h do dia 30 de dezembro até o termino da posse em 1º de janeiro.

Serão quatro barreiras de revista com detectores de metais. Ninguém passará com garrafas, bolsas, mochilas, sprays, máscaras, fogos de artifício, produtos inflamáveis, armas de fogo, objetos cortantes, drones, animais e carrinhos de bebê.

Para quem esperava uma grande festa popular, da democracia, esqueça! Será uma festa militar com toda tensão que a ocasião promete.

Publicidade

Leia também